Translate

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

JESUS REALMENTE NASCEU EM 25 DE DEZEMBRO?

     Sabendo da relatividade do tempo e que não há certeza quanto a esta informação, estima-se que o espírito de Jesus tenha cerca de 45 bilhões de anos. Conhecemos atualmente apenas esta última encarnação deste espírito tão amado e de Luz, que é o governador do Planeta Terra e que com imensa abnegação veio para a Terra mostrar  a nós o que é o Amor.

     No entanto, Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Isto para muitos pode ser um absurdo, mas devemos ser racionais e buscar a verdade.

     No Novo Testamento, Lucas nos informa um fato relevante que: Os pastores a quem os anjos anunciaram o nascimento de Jesus estavam no campo com suas ovelhas. Só que o inverno na Judéia é extremamente úmido e frio (chegando a nevar em algumas localidades), desta forma pastores de ovelhas nunca estariam com os rebanhos nos campos neste período.


                                     
                                 Esta Festa pagã era chamada também de Saturnália, sendo
                                    companhada de comilança, bebida, sexo e
                                  troca de presentes.
    



















     Foi Constantino, o então Imperador de Roma, que se convertendo aos princípios Cristão, tornou o Cristianismo a religião oficial de Roma, e que decretou a data 25 de dezembro para comemorar o nascimento de Cristo, pois nesta data era celebrada uma festa pagã comemorando o nascimento do deus Sol Romano, sendo o Solstício de Inverno ou Sol de Inverno. Assim, Constantino colocou no lugar desta festa pagã, o Natal, para atrair os pagãos, e, ao invés de celebrar o nascimento do Sol, seria celebrado o nascimento de Cristo. O nome natal foi escolhido porque significa nascimento e tanto poderia se comemorar o nascimento do deus Sol como o de Jesus.

     No ano 353 o papa Júlio 1° decretou a  data de 25 de dezembro como definitiva para a celebração do nascimento de Jesus Cristo.

    25 de dezembro, o Natal, faz parte da história Cristã, está na cultura dos cristãos, e não deve haver nenhuma relutância para celebrar esta data. Pois, é uma tradição de quase dois milênios. E o Espiritismo não pretende e nem quer reformar a história Cristã, mas apenas quer esclarecê-la e nos informar, e não se deve mexer com a história, nem com o Tempo e nem com as culturas. O que realmente importa é entender o que é o natal em sua essência, pois ele traz várias mensagens de benevolência e umas das principais é a caridade, a renovação moral, é a exemplificação da humildade, a empatia, o amor,  fraternidade... É assim que o espírita celebra com sinceridade o Natal de Jesus, acompanhando a tradição, sem com isso prejudicar a sua compreensão espiritual  e da verdade histórica do Cristianismo.

Lembremos do nosso amável amigo Jesus quando criança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!