Translate

quarta-feira, 11 de abril de 2018

AS REENCARNAÇÕES DE BEZERRA DE MENEZES

       Sempre nos chama atenção vidas passadas, e falar de reencarnações, como por exemplo, de grandes vultos do Espiritismo não é fácil, embora procuremos pesquisar muito sobre esse tema para não informar o leitor de forma errada. E vocês amigos leitores, muito nos ajuda e auxilia prestando informações que detém e que nós ainda não possuímos, o importante é isto trocar informações, principalmente quando se tem fontes em livros e em autores confiáveis. 

       Em relação as reencarnações de Dr. Bezerra de Menezes, há informações em que entram em conflito, em relação a sua vida no tempo em que Jesus estava no plano terrestre. 

       Pois, no livro A Grande Espera, pelo Espírito Eurípedes Barsanulfo, psicografia de Corina Novelino, da editora IDE - Instituto de Difusão Espírita; que retrata momentos históricos dos Essênios e do Cristianismo do século I; neste livro encontramos a informação de que Bezerra de Menezes foi um essênio chamado Lisandro, e que Eurípedes Barsanulfo era um essênio chamado Marcos, em que os dois tinham grande amizade. Esta informação consta em alguns lugares da internet, se fazendo uma pesquisa apurada. 

       Já de forma mais vasta na internet, ou com muitos estudiosos sérios do movimento espírita, ou em livros diversos, como por exemplo, O 13º Apóstolo - As Reencarnações de Bezerra de Menezes, do autor Jorge Damas, que é um livro fruto de trabalho e de pesquisa do autor, em que retrata as reencarnações de Bezerra de Menezes. Consta nestas fontes que Dr. Bezerra de Menezes foi Zaqueu, o coletor de impostos que subiu na árvore para poder ver Jesus. Em que se passou a chamar de Matias,  depois de ter se tornado um apóstolo tal como Pedro e Paulo de Tarso, vivendo a Mensagem de Jesus com toda a sinceridade da sua alma generosa e fraternal. Esta informação em que ele passou a se chamar Matias, é uma informação histórica deixada por Clemente de Alexandria, em seu livro Stromata, onde afirma ter sido Zaqueu chamado de Mathias, pelos apóstolos, e ficado no lugar de Judas Iscariotes após a ascensão de Jesus. Posteriormente, já chamado como Matias cria a Casa De Benefícios para abrigar os desvalidos, doentes, perturbados e abandonados do mundo. Durante as suas sucessivas reencarnações, fundou sete casas de benefícios. Com exceção da última, todas foram destruídas pelos inimigos da luz. O que chama atenção nesta questão são as construções das casas de benefício em que foram criadas, sendo a primeira supostamente em sua vida como Zaqueu já se chamando de Matias; depois reencarna como Parmênio e cria uma nova casa de benefícios; e por último em sua vida como Bezerra de Menezes cria novamente uma outra casa de benefícios. 



                                

OUTRAS VIDAS DE BEZERRA DE MENEZES DEPOIS DE ZAQUEU

Quinto Varro e Quinto Celso
        No livro Ave Cristo, pelo Espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier. Conhecemos mais duas encarnações de Dr. Bezerra, como Quinto Varro e posteriormente como Quinto Celso. Para converter seu filho Taciano, reencarna-se duas vezes: uma como Quinto Varro (irmão Corvino) e a seguir como Quinto Celso.

Parmênio
        Posteriormente no século V, volta reencarna como Irmão Parmênio, onde, como as suas outras vidas, mais uma vez é martirizado. Irmão Parmênio, que, em idade avançada é abandonado pela família anticristã, construíra o recanto a que chamava Casa dos Benefícios, para melhor cumprir os seus deveres de homem, cujo coração se represara dos ensinos do Divino Mestre, abrigando sofredores de qualquer procedência. Leia aqui mais sobre sua vida como Parmênio e sobre a Casa dos Benefícios. 

Adolfo Bezerra de Menezes
        Finalmente, reencarna no Brasil como Adolfo Bezerra de Menezes, com o objetivo de concretizar a fixação do Espiritismo em terras brasileira e à união dos espíritas.
       Não foi por acaso que chegou ao status de Bezerra de Menezes, em quem se realizaram as virtudes da humildade, desapego e simplicidade: tudo isso já vinha sendo trabalhado no seu íntimo há milênios, pois as virtudes somente se consolidam com o exercício, a repetição, a impregnação, a troca dos valores do “homem velho” pelos do “homem novo”, ou sejam, as coisas e interesses do mundo material vão sendo substituídas pelas coisas e interesses do mundo espiritual, o que demanda esforço de milênios.




         Estas informações sobre reencarnações devemos encarar de forma educativa, para nos inspirar em cada vez mais tomar o caminho do bem, do amor, da caridade, para progredirmos como esses amados espíritos que já percorreram tais caminhos e que hoje nos passam exemplos por meio das suas vidas passadas, em sabermos quem foram antes e quem hoje são, com uma consciência madura nos caminhos do progresso evolutivo. E que nos avisa por meios de suas mensagens e de seus históricos de vida, que também é possível para nós avançarmos e levantarmos vôos mais altos como eles alcançaram, por meio do trabalho com sinceridade, perseverança, caridade, amor, esperança, alegria...



Fonte: Livro Bezerra de Menezes. Pelo Espírito Irmão Gilberto. Psicografia de Luiz Guilherme Marques.
Livro O 13º Apóstolo. De Jorge Damas.
Site: Fronteira da Paz.
Mensagem recebida por Francisco Cândido Xavier, na noite de 6 de novembro de 1986, em sua residência, em Uberaba — MG.
Livro A Grande Espera. Pelo Espírito Eurípedes Barsanulfo. De Corina Novelino.


8 comentários:

  1. Consta na contra capa do livro A grande Espera, por Corina Novelino amiga de Xico, que Emmanoel confirmou Lisandro o Essênio ser O mesmo Bezerra e Marcos Euripedes. Na mesma epoco que Zaqueu era encarnado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amigo(a) Leitor(a)!

      Temos que lhe agradecer pela informação que não conhecíamos a respeito deste livro, que ainda não tivermos a oportunidade de ler, mas que vamos ler assim que terminamos de ler os livros que estamos empenhados, ele já está na lista de leitura.

      Demoramos para responder o seu comentário, porque estávamos pesquisando sobre o assunto. Pesquisamos o livro e pela internet também, embora que na internet esta informação não está tão disseminada como em relação a que está sobre a vida de Dr. Bezerra como Zaqueu. No entanto, pesquisamos mais a fundo e encontramos referencias também na internet sobre o livro A Grande Espera, e no livro sobre que Dr. Bezerra seria um essênio chamado Lisandro.

      Já atualizamos a postagem acima sobre o assunto, em que deixamos exposto para os amigos leitores as duas informações divergentes sobre esta questão da vida passada de Dr. Bezerra de Menezes.

      Vidas passadas é sempre um tema que nos chama a atenção, e falar de reencarnações, como por exemplo, de grandes vultos do Espiritismo não é fácil, embora procuremos pesquisar muito sobre esse tema para não informar o leitor de forma errada. E vocês amigos leitores, muito nos ajuda e auxilia prestando informações que detém e que nós ainda não possuímos, o importante é isto trocar informações, principalmente quando se tem fontes em livros e em autores confiáveis.

      Estas informações sobre reencarnações devemos encarar de forma educativa, para nos inspirar em cada vez mais tomar o caminho do bem, do amor, da caridade, para progredirmos como esses amados espíritos que já percorreram tais caminhos e que hoje nos passam exemplos por meio das suas vidas passadas, em sabermos quem foram antes e quem hoje são, com uma consciência madura nos caminhos do progresso evolutivo. E que nos avisa por meios de suas mensagens e de seus históricos de vida, que também é possível para nós avançarmos e levantarmos voos mais altos como eles alcançaram, por meio do trabalho com sinceridade, perseverança, caridade, amor, esperança, alegria...

      Mais uma vez agradecemos pela contribuição, em nos trazer informação.

      Volte sempre ao Jardim Espírita. Publicamos novas postagens toda semana.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir
  2. Sou espirita e tenho um grupo de estudo. Gostei do que eu li sobre as vidas de Bezerra de Meneses.

    ResponderExcluir
  3. Queridos buscadores, primeiro gostaria de parabenizar pela página que de forma imparcial divulga as informações encontradas em livros, na internet e realiza até mesmo o conflito destas informações, como no caso deste artigo.

    O que vou relatar aqui, não esta em livros, não está na internet, mas sim, nas minhas experiencias vividas de 1982 até a presente data.

    Minha mãe uma medium sempre ligada à caridade e ajuda desinteressada ao próximo trabalha até hoje nesta linha e desde criança testemunho ela incorporando entre pretos velhos, entidades orientais, índios e vários tipos de irmãos que sempre estiveram presente na minha vida, dando conselhos mas nunca ultrapassando o limite moral, me deixando escolher sempre o meu caminho, sem interferir no meu poder de livre arbitrio.
    Vários destes irmãos orientadores sempre me mandavam recados como que "você veio aqui só para ajudar os outros", "Você veio por que pediu"...
    Quando eu tinha por volta de 15 anos de idade quando minha mae me deu um passe e no passe incorporou uma "preta velha" e se apresentou, ela falou várias coisas entre elas a de que já fui um médico muito conhecido e que ao lado dela já lavei muita roupa dos pobres, claro ela deu outros detalhes e eu fiquei atonito e logo senti que ela estava falando de Bezerra de Menezes.

    Até hoje recebo a visita desta irmã preta velha que, como outrora ainda permanece ao meu lado nas batalhas do dia a dia.

    A leitura que faço sobre a encarnação do espirito de Bezerra em Zaqueu, é que este prometeu ao Mestre Jesus que devolveria em dobro toda a cobrança que fez enquanto cobrador de impostos.

    Já como Matias começou a pagar esta dívida que só foi realmente quitada após a encarnação como Bezerra de Menezes, que cumpriu com chave de ouro a promessa feita ao Mestre a praticamente 1900 anos atras.

    Após isso, não querendo largar a luta pelos outros irmãos ainda necessitados, implorou a ficar no orbe para continuar os trabalhos de ajuda ao qual já estava engajado.

    Quando vejo Divaldo Franco ou manifestações que se dizem ser de Bezerra de Menezes, gosto de pensar que não é charlatanismo, mas sim, espiritos da mesma legião, com os mesmos objetivos de cristo, utilizando este nome afim de arrebatar mais corações e mentes para o trabalho do bem e desinteressado ao proximo.

    Nesta vida, tive a oportunidade de conhecer um grande Mestre que pode me passar (e ainda passa) o conhecimento dos essenios atraves de cursos entitulados como "Curso de auto conhecimento", onde aprendi a controlar meu corpo e mente através da respiração, yoga e atitude moral e levo minha vida como de qualquer encarnado, tendo que trabalhar, cuidar da familia e responder às minhas responsabilidades como cidadao de forma humilde e com o coração sempre em Jesus, mas passo por todas as dificuldades, as vezes incertezas que as pessoas passam e isso faz parte da vida, não pode ser tirado pois nos ajuda a evoluir como ser humano.

    Nem sei se poderia estar escrevendo isso aqui, mas ao ler seu texto queria dar um pouquinho de contribuição e fazer as pessoas pensarem que o que chamamos de "dívidas", são na verdade missões que nos faz pessoas melhores.

    Então amigos, tentem sempre se lembrar do que realmente importa.
    A vida é um eterno aprendizado e nós péssimos alunos. A mãe natureza criou muitos brinquedos, pois como crianças choronas onde a mãe dá a ela brinquedos para entreter, assim somos nós, temos no nosso dia-a-dia inúmeros acontecimentos que nos entretém e esquecemos de viver, esquecemos de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  4. Continuando...

    Todos temos a capacidade de ser um Bezerra de Menezes, temos apenas que com sinceridade e sensibilidade do coração, encontrar e descobrir meios de não gastarmos demasiada energia em coisas fúteis que não ajudará nem nós e nem aos outros.

    Não espero que acreditem no que relatei, mas a minha contribuição para este espaço, espero que acenda a faísca divida no coração e mente de cada um lembrando que somos espíritos necessitando viver esperiencias do corpo para nos aprimorarmos, e que os problemas de hoje não são o fim do mundo, são pequeninos diante da grande imensidão da vida eterna no espirito!

    Abraços fraternos de um irmão que trabalha incansável e arduamente nesta terra para ajudar outros irmãozinhos.

    Paz e Luz a todos!

    "Que todos os seres sejam felizes,
    Que todos os seres seja ditosos,
    Que todos os seres estejam em paz!"

    ResponderExcluir
  5. Olá, Amigo Leitor!

    Vc pediu em uma mensagem enviada posteriormente, para corrigir a palavra experiencia que vc escreveu com S, no entanto, o servidor não nos permite editar, ou escrever, pu corrigir... comentário que recebemos, apenas lemos antes de publicar. Mas, sabemos que ocorre erro de digitação, não se preocupe com isto.

    Agradecemos por ter gostado do Blog Jardim Espírita. Fique a vontade para voltar sempre. Publicamos nova postagem toda semana.

    Deus conosco.
    Paz, Luz e Harmina.
    Blog Jardim Espírita.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um livro os Bezerra de Menezes
    Que se tornou me livro de orações e sempre peço a sua presença e proteção foi assim nas minhas sirurgias e no tratamento contra o câncer.deixei a barba crescer em sua homenagem e devoção.

    ResponderExcluir
  7. Eu sonhei com Dr Bezerra de Menezes quando estava em minha casa eu pedi sua visita e recebi juntamento com sua equipe logo que cheguei da cirurgia que fiz e o diagnóstico de câncer deixei a barba crescer em sua homenagem e fidelidade eterna

    ResponderExcluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!