Texto
do: O Livro dos Médiuns; cap. 27 – item 10 e questão 302.
10 - As doutrinas errôneas, que
certos Espíritos podem ensinar, não têm por efeito retardar o progresso da
verdadeira ciência?
“Desejais tudo obter sem
trabalho. Sabei, pois, que não há campo onde não cresçam as ervas más, cuja
extirpação cabe ao lavrador. Essas doutrinas errôneas são uma consequência da
inferioridade do vosso mundo. Se os homens fossem perfeitos, só aceitariam o
que é verdadeiro. Os erros são como as pedras falsas, que só um olhar
experiente pode distinguir. Precisais, portanto, de um aprendizado, para
distinguirdes o verdadeiro do falso. Pois bem! as falsas doutrinas têm a
utilidade de vos exercitarem em fazerdes a distinção entre o erro e a verdade.”
a) — Os que adotam
o erro não retardam o seu adiantamento?
“Se adotam o erro, é que não estão
bastante adiantados para compreender a verdade.”
302. À espera de que
a unidade se faça, cada um julga ter consigo a verdade e sustenta que o
verdadeiro é só o que ele sabe, ilusão que os Espíritos enganadores não se
descuidam de entreter. Assim sendo, em que pode o homem imparcial e
desinteressado basear-se, para formar juízo?
“Nenhuma nuvem obscurece a luz
mais pura; o diamante sem mácula é o que tem mais valor; julgai, pois, os
Espíritos pela pureza de seus ensinos. A unidade se fará do lado onde ao bem jamais se haja
misturado o mal; desse lado é que os homens se ligarão, pela força mesma das
coisas, porquanto considerarão que aí está a verdade. Notai, ao demais, que os princípios
fundamentais são por toda parte os mesmos e têm que vos unir numa idéia comum:
o amor de Deus e a prática do bem. Qualquer que seja, conseguintemente, o modo
de progressão que se imagine para as almas, o objetivo final é um só e um só
o meio de alcançá-lo: fazer o bem. Ora, não há duas maneiras de fazê-lo. Se
dissidências capitais se levantam, quanto ao princípio mesmo da Doutrina, de uma regra certa
dispondes para as apreciar, esta: a melhor doutrina é a que melhor satisfaz ao
coração e à razão e a que mais elementos encerra para levar os homens ao bem. Essa, eu vo-lo afirmo,
a que prevalecerá.” — O Espírito de Verdade.
Nota. Das causas seguintes podem derivar as
contradições que se notam nas comunicações espíritas: da ignorância de certos
Espíritos; do embuste dos Espíritos inferiores que, por malícia ou maldade,
dizem o contrário do que disse algures o Espírito cujo nome eles usurpam; da
vontade do próprio Espírito, que fala segundo os tempos, os lugares e as
pessoas, e que pode julgar conveniente não dizer tudo a toda gente; da
insuficiência da linguagem humana, para exprimir as coisas do mundo incorpóreo;
da insuficiência dos meios de comunicação, que nem sempre permitem ao
Espírito expressar todo o seu pensamento; enfim, da interpretação que cada um
pode dar a uma palavra ou a uma explicação,
segundo suas idéias, seus preconceitos, ou o ponto de vista donde considere o
assunto. Só o estudo, a observação, a experiência e a isenção de todo
sentimento de amor-próprio podem ensinar a distinguir estes diversos matizes.
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