Translate

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

JOSÉ E SEU FILHO JESUS


Jesus herdou o porte de José e a beleza de Maria. Quando ele se quedava pensativo, numa atitude grave ou para tomar qualquer decisão importante, ainda mais se acentuava, no seu perfil heráldico, o aspecto grave de seu pai.

Nos últimos dias, graças a incessante inspiração do alto, ele chegou a compreender que Jesus era realmente criatura de estirpe superior e que ninguém, jamais, poderia desviá-lo do rumo heróico e redentor.

José não era espírito bronco e insensível à verdadeira natureza de seu filho Jesus, pois sondou-lhe todos os desígnios e procurou conhecer-lhe o seu ideal sublime, que o movia no mundo, estritamente em favor da ventura espiritual dos homens. Assim, fez-se mais íntimo do filho e tornou-se seu confidente fiel, afeiçoando-se, cada vez mais, aos seus propósitos em redimir a humanidade e oferecer a própria vida na consecução de tal evento.

Inúmeras vezes, José via Jesus silencioso e meditativo, recostado nos moirões da cerca ou apoiado sobre as vigas de madeira da carpintaria; porém, o suor que se notava em seu rosto, a respiração opressa e o seu olhar febril, traíam os pensamentos inusitados que lhe ardiam na mente. E quando ele cerrava os olhos em atitude de profunda meditação, seu corpo estremecia por efeito de uma angústia íntima, num movimento aflitivo, semelhante ao da ave que está impedida de subir às alturas no seu vôo sem limites!

Mais tarde, o próprio Jesus demonstrou a acuidade e a cautela hauridas de seu pai, no intercambio entre os dois mundos, quando advertiu aos seus discípulos: “Sede mansos como as pombas. Porém prudentes como as serpentes!”


Fonte: Livro - O Sublime Peregrino. De Ramatis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!