Translate

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Post.158: O COMPROMISSO DOS PAIS COM OS FILHOS


A família é o núcleo central da sociedade, e é a partir dela que é trabalhado o aperfeiçoamento do espírito, se libertando das suas fraquezas e imperfeições que ainda carrega, é na família que aprendemos a amar verdadeiramente, desenvolvendo o perdão, a gratidão, a compreensão, a harmonia... Poucos pais e mães tem conhecimento da grande responsabilidade que carregam perante seus filhos. Filhos são dádivas que Deus permite gerarmos ou os que chegam até nós por meio da adoção, e essas dádivas tem que frutificarem. Ser pai e mãe é carregar uma responsabilidade maior do que pensa. O sucesso ou insucesso da guarda destes espíritos é de total responsabilidade dos pais. As questões 208 e 582 de O Livro dos Espíritos, esclarece tal fato:

208. Nenhuma influência exercem os Espíritos dos pais sobre o filho depois do nascimento deste?
“Ao contrário: bem grande influência exercem. Conforme já dissemos, os Espíritos têm que contribuir para o progresso uns dos outros. Pois bem, os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação. Constitui-lhes isso uma tarefa. Tornar-se-ão culpados, se vierem a falir no seu desempenho.”

582. Pode-se considerar como missão a paternidade?
“É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que o pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização débil e delicada, que o torna propício a todas as impressões. Muitos há, no entanto, que mais cuidam de aprumar as árvores do seu jardim e de fazê-las dar bons frutos em abundância, do que de
formar o caráter de seu filho. Se este vier a sucumbir por culpa deles, suportarão os desgostos resultantes dessa queda e partilharão dos sofrimentos do filho na vida futura, por não terem feito o que lhes estava ao alcance para que ele avançasse na estrada do bem.”

Ter filho é se reunir com outros espíritos para trabalhar cada vez mais o amor, para superar problemas, para conquistar  a felicidade, a paz, a compreensão, a paciência, é se doar por inteiro... Vivemos na Terra para aprender, e aprendemos muito ensinando. A negligência na educação dos filhos está gerando grandes males emocionais e sociais tanto nos filhos como nos pais, que não desempenham corretamente a sua missão. Educar requer extrema paciência e dedicação, e se doar para toda a vida aos filhos.

Será que os pais estão dando aos filhos o necessário? Não é apenas os bens materiais que eles necessitam, eles precisam das coisas que o dinheiro não compra. É o olhar, uma atenção amiga, companheira, de compreensão, é o conversar, é a troca de experiência, é o amor que falta muitas vezes, e que os pais tentam substituir pelas coisas materiais que não tem valor algum e nem sentimentos, apenas materialismo. Vivemos em um mundo “apressado”, muitos pais deixam seus filhos de lado no tempo que sobra para se dedicar a coisas desnecessárias e supérfluas, ou até mesmo para “cuidar” da vida dos outros, no entanto, a vida que está sob sua responsabilidade que necessita verdadeiramente de seus cuidados é posta de lado. Que tipo de educação essas preciosas crianças estão recebendo? Lembrando que tais crianças serão os cidadãos da sociedade do futuro,e uma sociedade que está se preparando para viver uma Nova Era, a de Regeneração.

Os pais e filhos devem caminharem lado a lado, para vencerem juntos as barreiras que lhes competem vencer e superar os sentimentos inferiores que possivelmente podem parecer no relacionamento, sentimentos como ciúme, orgulho, egoísmo, falta de respeito, raiva, ódio que são sentimentos que separam fisicamente ou distancia a família.

Cada membro da família tem uma função, e a função dos pais é a mais difícil, a de maior responsabilidade e ao mesmo tempo a mais bonita, que é educar, mas é educar no sentindo mais complexo da palavra e de fazer com que os filhos se sintam realmente parte da família, pois nem sempre uma casa é um lar. Não se deve e não se pode confundir autoridade com autoritarismo, não se deve impor, e nem provocar medo.

O que os filhos não tem dentro de casa vão procurar fora, encontrando “amigos” que nem sempre são apropriados, mas que lhes dão uma brecha do que necessitam, mas esta necessidade que sentem abre portas para as más influências, para as drogas, para relacionamentos que acabam em gravidez precoce e indesejada, para a rebeldia, para o desinteresse familiar, social...

Os pais tem que ajudar os filhos a desenvolver o seu potencial, é de extrema importância acompanhar, participar, estando sempre perto. Apoiá-los nas quedas e aplaudi-los nas vitórias, sem querer mais do que eles podem dar,  e mostrar com amor e compreensão os equívocos que pode está a cometer.

Os filhos serão os pais de seus pais no futuro, então, como será que estes futuros pais dos pais estão sendo tratados?  Essa “sociedade” de pequenos precisa urgentemente que seus pais abracem com total amor, paciência, renuncia, determinação... A tarefa de educar. 

Os filhos serão os pais de seus pais no futuro!

"Pais e filhos vivem ilhados, raramente choram juntos e comentam sobre seus sonhos, mágoas, alegrias, frustrações."    (Augusto Cury)

2 comentários:

  1. Linda essa mensagem e de muita importancia, pois muitos pais hoje em dia se veem com muitos problemas com seus filhos sendo que esses foram simplesmente ignorados quando necessitavam apenas de atenção e amor de seus pais...

    ResponderExcluir
  2. Que os pais busquem mais entender seus filhos, os pensamentos preocupantes em suas mentes, e der as mãos em apoio a eles, q muitas vez eles so precisam d apoio.

    ResponderExcluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!