Translate

sábado, 26 de julho de 2014

PERGUNTA DE UM LEITOR: Os conhecimentos intelectuais se perdem depois do desencarne?

     Hoje recebi um lindo comentário de um leitor chamado Gustavo.
     Gustavo agradeço de coração essa sua gratidão, que tenha certeza é recíproca, também preciso de vocês para poder aprender e ir em busca de mais entendimento; e preciso de vocês para poder repartir no Jardim Espírita o pouco de conhecimento que carrego desta linda Doutrina Espírita. Fiquei feliz em ler o seu comentário. Peço inspiração sempre a Deus, a Jesus e aos meus amigos iluminados para seguir cada vez mais com esse pequeno trabalho. E agradeço a todos pela ajuda que investem em me tanto dos encarnados como dos desencarnados, tenho certeza que não é um trabalho solo. Vejamos o comentário de Gustavo:

Olá, boa noite!

Gostaria, primeiramente, de agradecer a nobre tarefa que vocês, amigos, exercem com este blog! Sinto extrema gratidão por, generosamente, disponibilizarem tantas informações de forma clara, simples. Que esse trabalho seja eterno!

Gostaria de fazer uma pergunta! O espírito recobra a aparência física da encarnação quando está desencarnado. Porém, e os conhecimentos adquiridos nas encarnações? Possuo conhecimento de que os valores e experiências da alma não se perdem neste trânsito entre o mundo material e espiritual, mas e o conhecimento propriamente dito, como as informações que aprendemos na escola sobre química, física, matemática, filosofia e até as linguagens? Se perdem ou são recobradas no desencarne? (Não apenas as informações da reencarnação mais recente, mais sim em relação a todas).

Desde já agradeço!


    Resposta:

    Os espíritos de evolução mediana, que são a maioria dos encarnados aqui na Terra, mantém ao desencarnar a aparência física da ultima encarnação. No entanto, se for de necessidade do espírito já com entendimento, ele pode retomar a aparência de outras vidas passadas, aquela aparência que mais lhe foi relevante, mas preservando sempre todos os seus aprendizados, lembranças. 

    Os conhecimentos e experiências adquiridos pelo espírito nas encarnações ficam registradas em sua mente, sediada no corpo espiritual que é o perispírito. Nisso, o acesso dessas informações, tem haver com a intensidade e a continuidade de sua absorção, ou seja, as pessoas que ao adquirirem certos conhecimentos intelectuais ou de linguagem que envolveu nesta aquisição sentimento, emoção, estes marcam mais profundamente sua mente. No mundo espiritual o aprendizado vai sendo retomado, relembrado segundo o grau de evolução em que o espírito está, se já é um espírito com mais entendimento as lembranças são retomadas mais rápidas, se é um espírito com menos entendimento as lembranças vão sendo retomadas mais lentamente. Assim, esses aprendizados intelectuais adquiridos antes, facilitam o domínio destas faculdades intelectuais, quando o espírito reencarna; são as idéias inatas que trazemos, atualmente muito bem observadas em algumas crianças que são chamadas de superdotadas,  no entanto, são o acumulo de experiências e conhecimentos adquiridos; ou nós mesmos que temos mais aptidão para aprender um assunto mais rápido do que outros. 

    Também podemos usar o exemplo de André Luiz em que, no livro Nosso Lar, ele continua com o aprendizado da medicina que teve aqui na Terra, só que ele precisava desenvolver mais o seu lado sentimental, e exercitar a humildade para ir de encontro com os aprendizados da medicina que teve aqui no mundo material. Outro exemplo, são pessoas em que tem extrema facilidade para aprender um idioma. Outros já tem mais aptidão para a matemática, a física, a astronomia... Tudo lembranças, aprendizados adquiridos em outras vidas, e porque não também lembranças e aprendizados aperfeiçoados no mundo espiritual? 

    Espero que tenha te ajudado a compreender mais sobre esse tema, e uma leitura interessante para você e para os demais leitores, é a postagem sobre Idéias Inatas, segue o link: http://jardim-espirita.blogspot.com.br/2014/05/post-146-ideias-inatas.html

    Fique a vontade para sempre cim ao Jardim Espírita, sempre estou fazendo postagens novas. 
    Abraço.
    Que Deus te ampare sempre. Muita luz, harmonia e entendimento. 


2 comentários:

  1. Saibam que tanto cuidado e carinho me deram uma energia maravilhosa nesta tarde! Rara a atenção que é dada a um leitor comum, e a outros leitores também, como foi dada aqui. Mais uma vez, afirmo minha admiração por este trabalho, pequeno, a primeira vista, grandioso na sua essência - lembremos-nos que Cristo andava descalço - que eu desejo que perdure por eternidades!

    Realmente, agradeço bastante. E aproveito para dizer que compreendi! Tenho uma aptidão para a área de humanas, escrever e tudo mais. Das outras matérias, passo longe! Mas isso fica para depois.

    Vou comentando as outras postagens à medida que eu for lendo! Já li inúmeras, cada uma mais delicada e informativa do que a outra.

    Tenham paz, luz, esperança e amor! Que Cristo e Deus os abençoe.

    Abraços, amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo!

      Lindas palavras as suas revigorantes, inspiradoras, e vou falar como você me dar “energia maravilhosa” para continuar em frente. Nenhuma pessoa que vem até o Jardim Espírita é tratada por esse blog como simples leitores, vocês são únicos, cada um a sua maneira inspiradora.

      Tente aproveitar, desenvolver e aperfeiçoar ao máximo as suas aptidões para as áreas que você se identifica. E não desanime, nem deixe de lado as outras matérias que você não é tão intimo, busque superar a si mesmo, sempre. Sempre em busca de edificar a si mesmo.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!