Translate

sábado, 19 de julho de 2014

Post.159: MENTIRA – MÁSCARA DE COMPORTAMENTO

Mentir caracteriza e comprova a intensa imaturidade do comportamento humano. Há estudos que comprovam que as pessoas mentem o tempo todo, na maioria dos casos para ser conveniente, para resolver ou sair de uma situação acabam apelando para a mentira. 

Jesus disse:  “Seja o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” (Mateus, 5:37).
Esta fala de Jesus quer dizer que a mentira desabrocha e faz o indivíduo chegar as faixas mais escuras do comportamento humano, e que tem consequências danosas para a pessoa que mente. Sendo mais simples falar sim ou não, para não se enrolar cada vez mais nas teias das mentiras e causar danos a si mesmo e aos outros.  Temos que ser o mais corretos possível no falar, sem medo de ser deselegante falando a verdade. Deselegante é mentir.


A mentira desajusta o psiquismo, e coloca o ser humano no mesmo nível dos espíritos perturbadores, perturbados e inferiores, assim o indivíduo fica vulnerável a eles. Pois, mentir nos aprisionam nas baixas vibrações. Nisto, imaginemos a situação das pessoas que mentem todos os dias, e algumas vezes mentem sem ter consciência, ou nem admitem para si mesmas que estão mentindo, ou até mesmo mentem por mania. Mentir é usar as palavras inconsequentemente. A partir do que vamos evoluindo, aprendemos a desnecessidade das mentiras e passamos a não mais entende-las, a não mais usá-las.

Richard Simonetti afirma que, se a mentira fosse eliminada, seria eliminado a maior parte dos males do Mundo, porquanto eles estão associados à mentira. Sem a mentira não haveria adultério, corrupção, demagogia, desonestidade, especulação, estelionato... A lista iria longe.

Muitos relacionamentos de todos os tipos são baseados em mentiras, formando desafetos. Muitas vezes usa-se palavras falsas, com a intenção de não ferir o outro, ou mentem para enganar, no entanto, estão enganando a si mesmas e não aos outros. Pois, tudo é energia, o que pensamos e o que falamos também, nisto tudo o que pensamos fica pairando à nossa volta, e não temos consciência que ficamos absorvendo o tempo todo essas impressões boas ou ruins, tanto nós quanto as demais pessoas ao redor. A mentira não engana ninguém, pelo fato que pensamentos são vibrações, quando pensamos emitimos os pensamentos como frequência e ficam pairando no ar, e as pessoas o capita.
   
Necessitamos praticar a verdade, para irmos nos libertando das nossas inferioridades, é preciso coragem para assumirmos nossas limitações e falhas que carregamos, e é preciso assumir as responsabilidades pelos pensamentos, palavras e atos que se comete. Pessoas que mentem ouvem muito e não aprendem nada. Se por acaso não tiver nada de bom, de útil ou de verdadeiro para falar, não fale nada. É melhor ficar calado do que falar mentiras ou coisas insinceras.

Ser amigável não significa ser o tempo todo bajulador, e tentar agradar o outro todo o tempo, quando gostamos verdadeiramente somos capazes de dizer não e de falar a verdade, é sermos sinceros com nós mesmos primeiramente e com o próximo. Não vamos manipular nossos pensamentos, sentimentos e emoções, sejamos leais a nós mesmos, e consequentemente seremos leais com os demais.  Se a pessoa se aborrece com a verdade, vamos saber que tal pessoa não costuma fazer análise da sua própria consciência.

        Não vamos permitir que sejamos contaminados com e por sentimentos, palavras e pensamentos inferiores. Falemos sempre a verdade, mesmo que ela não seja bem vinda. Fale a verdade que vem do coração. A verdade apenas é. Vamos escolher as palavras para edificar e não para fazer mal. Vamos ousar falando a verdade, vamos ousar em ser verdadeiros. A verdade cura, a verdade liberta, a verdade não precisa usar máscaras, ou parecer ser o que não é, como a mentira. A verdade é profundamente simples, por ser única. 


6 comentários:

  1. Gostei do Blog. Quer saber mais sobre o karma? Veja: http://www.youtube.com/watch?v=adiM-pm2sGA&feature=share&list=UUBvY_tI9xN0wVbBqJMxSr6g

    ResponderExcluir
  2. menti me arrependi pago caro por isto

    ResponderExcluir
  3. Olá boa noite,

    Frequentava um pequeno centro espirita , onde todos se conheciam e meu marido era palestrante há anos. Fui percebendo que as palestras dele não continham a verdade das atitudes, que estavamos em crise , quando fui falar no centro todos me jugaram pq eu jugava o meu marido . No tratamento que fiz para mim era p melhorar uma tb acrise que passávamos, pois sempre houve amor entre a gente, porém os médiuns protegeram ele por amizade , me pediram p eu esquecer o casamento de 15 anos. Fiquei muito abalada espiritualmente com o que ouvi, desisti do centro espirita, meu casamento acabou pq meu marido quis assim, meu ex marido colocou uma mulher na nossa casa em pouco tempo de separação, ficou com tudo, me colocou na rua com nossa filha, mas continua frequentando a casa como palestrante do bem. Não sei se ele manipula a casa ou a casa que não é séria. O que dizem disso? Os mediuns não percebem as mentiras? Ou para os espiritas o casamento acaba assim ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amiga Leitora!

      Para um estudioso da codificação espírita dos livros de Allan Kardec, ambas as partes, o seu ex-marido e os médiuns, estão totalmente enganados e errados. Estas posturas não são posturas de um verdadeiro espírita que segue as ideias que estão contidas nos livros de Allan Kardec.

      Acontece que muitos se dizem espíritas, mas são poucos que compreendem a Doutrina e as Responsabilidades que se segue com ela. Allan Kardec, afirmou que haveria aqueles que tentariam corromper a Doutrina, assim como existe tais indivíduos em todos os lugares, deturpando as ideias do bem. Sim, existe os inimigos do Espiritismo, e até mesmo dentro do movimento espírita. Os lobos vestidos de cordeiro.

      Quando falamos temos que falar primeiro para nós, do que para os ouvintes, porque muitas vezes precisamos mais de tais ensinos e palavras do que os ouvintes, para trabalharmos as nossas falhas, que são grandes. Se não iremos está sendo como os hipócritas que tanto Jesus desaprovou. Pelo o que você falou Amiga Leitora, este centro espírita não é um centro sério. Mas, só cabe a Deus julgar os erros, as injustiças, a falta de responsabilidade... Pois, nada do que fazemos não foge a Justiça Perfeita de Deus. Este caso lembra um pouco os fatos narrados pelo Espírito André Luiz, no livro Os Mensageiros, psicografia de Chico Xavier. Em que vários médiuns e doutrinadores relatam os seus sofrimentos referente as suas faltas, falhas no cumprimento da tarefa mediúnica e de doutrinação. Se você não leu este livro, recomendo a leitura, e se leu releia, para você compreender melhor as diretrizes que acontece com a vida de quem pratica a falta de responsabilidade no serviço do bem; encontramos uma ideia do que ocorre com estes indivíduos com tais posturas errôneas.

      Mas, o que eu quero lhe falar Amiga Leitora, embora você esteja desapontada, desmotivada, com raiva, desiludida, sem esperança ... não desista do Estudo do Espiritismo, pois a doutrina não tem nada haver com o que estas pessoas fizeram dizendo que é em nome da doutrina, pois fazem completamente o oposto. Jamais o casamento é troca de serviço, de ideias, e de substituição como seu ex-marido fez com você. Mas der a volta por cima. Permita-se recomeçar e deixar tudo para traz, difícil é, mas se renove, se recomponha e recomece. Não deixe que façam com você o que querem, e lhe deixar na escuridão. Acenda as luzes. Quem sabe esta separação não foi melhor para você, do que viver em um relacionamento baseado em mentiras, em enganos, até mesmo para a sua filhinha, para viver em um ambiente que não era saudável, olhe pelo lado positivo das coisas, e recomece. Der uma segunda chance ao Espiritismo também. Procure uma Instituição Espírita correta, séria e tente recomeçar nesta Doutrina que tanto nos permite crescer em todos os sentidos da vida. Não misture as coisas, que o que fizeram com o que realmente é. Quem sabe você pode ir a uma Casa Espírita séria e procurar um atendimento fraterno para melhor orientação e quem sabe um tratamento espiritual para você se refazer. E seguir em frente. Há uma mensagem de Madre Tereza de grande beleza e lição que é Nunca te Detenhas. Desejo que você não se detenha por esses graves erros cometidos por mistificadores, e opressores da Doutrina Espírita, que são como Kardec orientou: inimigos do Espiritismo que iria existir. Como Chico Xavier diz, Que eu não perca a luz e o brilho no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo escurecerão meus olhos; Que eu não perca a garra, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente poderosos...

      Desejo profundamente que você leia esta resposta e que te faça refletir. Se desejar escreva novamente, fique a vontade. Que Deus abençoe você e sua filhinha, que Jesus as ampare, e que os bons espíritos as auxiliem.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir
  4. olá... briguei com meu namorado e fiquei com outra pessoa... depois de um tempo descobri que estava gravida ...meu namorado assumiu...após 17 anos descobri a incompatibilidade sanguinia do pai e atual marido... o que faço...estou com medo de perder meu marido e da reação da nossa filha e da família.. estou sem chão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amiga Leitora!

      Situação difícil e complicada esta sua, Amiga Leitora, porque estão envolvidos muitas pessoas, muitos sentimentos, os da sua filha, do seu marido, do pai biológico, os seus sentimentos em agora saber a verdadeira paternidade da sua filha.

      É uma situação em que é necessário entender também o nível de amadurecimento emocional, de entendimento das pessoas envolvidas, pois é um verdadeiro choque saber ambas as partes pai e filha que não são pai e filha biológicos, como o pai biológico saber que tem uma filha já adolescente, como você Amiga Leitora também ter descoberto a verdade e enfrentar as consequências. Como você fala que está sem chão, perdida nesta questão seria interessante você procurar uma ajuda psicológica, para saber como melhor proceder, de acordo com as circunstâncias familiares que se apresenta (que não sei qual é) e de acordo com a sua consciência, de acordo com suas reflexões realizadas... Divaldo Franco fala que, devemos procurar ajuda psicológica quando necessitamos, pois se cuidamos do corpo físico, temos que cuidar muito bem da nossa mente, que é o comando de todo o corpo e da nossa vida.
      Conversar com um profissional em psicologia pode lhe abrir reflexões e lhe ajudar a entender melhor como proceder, e traçar uma rota de acordo com o amadurecimento emocional e de entendimento de todas as partes.

      Usar o amor, o perdão e o auxilio, para amparar os filhos, pois hoje eles necessitam dos cuidados dos pais para a sua edificação moral, ou em alguns casos os pais precisam deles para a sua edificação moral. Cada filho, seja biológico ou adotivo, é Deus que os confia a responsabilidade de educá-los, de ampará-los da melhor maneira possível, é um trabalho em conjunto com Deus, e que também os pais assim como os filhos são beneficiados superando ambas as partes as falhas que necessitam superar.

      Espero que de alguma forma a resposta lhe tenha lançado luz as suas reflexões e que você tenha como alternativa a ajuda de um profissional em psicologia para lhe ajudar a traçar um melhor caminho. Com sinceridade, espero profundamente que você encontre o melhor caminho a seguir, estou torcendo para uma melhor solução, e lembre que a alternativa é sempre viver e amar, e amar muitas vezes é deixar livre. Mestre Jesus sempre nos amou livremente. E lembremos que nenhum de nós podemos lançar pedras contra uns aos outros, porque se não erramos em certos pontos nesta vida, em alguma das nossas vidas passadas já cometemos muitos erros para que hoje não erremos mais e sim que possamos acertar pelo erro do passado. Desejo muita luz em seu caminho. Que Deus te abençoe, que Jesus te ilumine e que os bons espíritos te auxilie.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!