Translate

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Post. 149: OBSESSÃO

A obsessão é a ação persiste que um mau espírito exerce sobre um indivíduo. Apresenta caracteres muito diferentes, desde a simples influência moral, sem sinais exteriores sensíveis, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais.

A obsessão ocorre porque os maus espíritos estão  ao redor da Terra, em consequência da inferioridade moral das pessoas. A ação malfazeja desses espíritos inferiores faz parte dos flagelos dos quais a humanidade é o alvo neste mundo. A obsessão, como as doenças, e todas as tribulações da vida, deve, pois, ser considerada como uma prova ou uma expiação, e aceita como tal.

Sendo quase sempre o resultado de uma vingança exercida por um espírito, e que, o mais frequentemente, tem sua origem nas relações que o obsidiado teve com ele em uma vida passada.

São vários fatores que contribuem para a obsessão, como o desejo que se tem em fazer os outros sofrerem, ou as vezes tentar influenciar pessoas honestas e bondosas, pois os espíritos obsessores odeiam e invejam o bem; o individuo de bem, pode até se sentir influenciado por esses espíritos, sem necessariamente estar obsidiado, no entanto, se ele se deixa levar pela influência, se ele cai nas tentações que esses espíritos provocam pode tombar na obsessão. E há casos em que os espíritos se vinculam a certas pessoas, por terem as mesmas preferências, os mesmos gostos, ou seja, afinidade de pensamento; é o caso dos fumantes, alcoólatras, drogados, levianos. E também por motivo de vingança, referentes a vidas passadas ou a presente, em que agora uma das partes quer vingança.


Da mesma forma que as doenças são o resultado de imperfeições físicas que tornam o corpo acessível as influências nocivas exteriores, a obsessão é sempre o resultado de uma imperfeição moral que o expõe a um mau espírito. Para  uma causa física é preciso usar uma força física: a uma causa moral, é preciso usar uma causa moral, ou seja, para se preservar  e tratar das doenças, fortifica-se e cuida-se do corpo físico; para superar  a obsessão, é preciso fortalecer a alma; daí, para o obsidiado, a necessidade de trabalhar pela sua própria melhoria.  

Os espíritos sempre estão ao nosso redor, e os espíritos obsessores se interessam por aqueles que estão na sua sintonia, e tem conhecimento dos pensamentos mais secretos, e até mesmo  daqueles pensamentos dos quais os indivíduos oculta de si mesmo.  Assim, os  espíritos exercem influência forte sobre o pensamento dos indivíduos, que até muitas vezes chegam a dirigi-los. Os pensamentos chegam a se misturar com o pensamento dos espíritos,causando incerteza, pois  são duas idéias a se combaterem.

A influência ocorre também durante o sono,  que é quando o espírito do encarnado está em parcial emancipação do corpo, assim os obsessores conversam e interagem,  a vontade com os espíritos dos encarnados.


A obsessão não ocorre senão pelos espíritos inferiores que procuram dominar, dão ordens e querem ser obedecidos. Os bons espíritos não impõem nenhum constrangimento; eles aconselham, combatem a influência dos maus, e se não são escutados, se retiram, para ajudar a outros que queiram a sua ajuda e que vão escutar os seus conselhos. Os maus espíritos, ao contrário, se agarram aqueles sobre os quais fazem suas presas; se chegam a imperar sobre alguém, se identificam com seu próprio espírito e o conduzem como uma verdadeira criança, assim resulta que a impressão que os maus espíritos produzem é sempre penosa, fatigante e muitas vezes desagradáveis. 

Algumas medidas preventivas da obsessão:
- É fazer aos outros o que quereríamos que os outros nos fizessem, isto é, fazer o bem e não o mal.  Neste princípio encontra o homem uma regra universal de proceder, mesmo para as suas menores ações.  (O Livro dos Espíritos, Intr. 6)
- Prática do amor, “que, acima de tudo, é serviço aos semelhantes”. (Emmanuel, Pensamento e vida/4)  
- Cultivar bons pensamentos e atitudes

       E todos os casos de obsessão, a prece é o mais poderoso auxiliar para agir contra o espírito obsessor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!