Translate

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Post.150: TIPOS DE OBSESSÃO

          Há vários tipos de obsessão, e que nem sempre é possível estabelecer uma divisão. Mas, o que ocorre frequentemente são:


Obsessão de encarnado para encarnado:
Há um grande número de pessoas obsidiando pessoas. A característica deste tipo de obsessão é o domínio que o obsessor exerce sobre a vitima, neste domínio esta o ciúme, a inveja, a paixão dominadora, o desejo do poder, o ódio, o orgulho, sendo exercidos muitas vezes de uma maneira sutil que o dominado se julga amado e protegido.
Esse tipo de obsessão acontece por aquele jeito de “amar” que é possessivo, que é tirânico, que sufoca o outro. Isto podendo acontecer em todos tipos de relação em que um impede o outro a liberdade, ou escravizando ou tentando governar o outro, que um influencia negativamente o outro, mudando o modo de pensar, exercendo vontade forte e domínio.

Obsessão de desencarnado para desencarnado:
Neste tipo são desencarnados que dominam outros desencarnados. São espíritos inferiores com dividas e compromisso entre si, se juntam por associações tenebrosas, com idêntico padrão vibratório, se aglomeram em certas regiões, por causa da sintonia e da lei de atração, formando bandos indisciplinados que erram sem destino  ou fixam-se temporariamente em cidades, colônias, núcleos, enfim, de sombras e trevas. Tais núcleos tem dirigentes, que se proclamam juízes, julgadores, para incriminar os espíritos igualmente culpados, devotados ao mal, ou endurecidos pela revolta e pala descrença.   

Obsessão de encarnado para desencarnado:
Sentimentos egoístas e de possessão, por parte dos que estão vivendo no mundo físico, resultam em fixação mental naqueles que desencarnaram,  retendo às lembranças terrestres. Os pensamentos constantes de dor, de revolta, de remorso, de desequilíbrio... São emissões mentais constantes ao recém desencarnados, ou ao desencarnado, que é emanado para eles que estão vivendo a vida espiritual, isto não permite a eles alcançar o equilíbrio de que precisam para enfrentar a nova situação.
A inconformação e o desespero, vindos do desencarne de um ente querido, podem transformar-se em obsessão que aflinge e atormenta o desencarnado. A inconformação pelo retorno ao plano espiritual de um ente querido, a saudade inconsolável ou a tristeza profunda após os funerais são outros fatores de fixação, capazes de manter prisioneiro o desencarnado.
As disputas por herança que frequentemente geram brigas e desentendimentos entre os herdeiros, pode atrair o espírito desencarnado, diretamente relacionado com o problema, o aflingindo de tal forma que não consegue se desligar dos familiares.
O processo é o mesmo quando a pessoa sente ódio, revolta, raiva, rancor... de um desencarnado.

Obsessão de desencarnado para encarnado:
Este é o tipo mais conhecido, se caracteriza pelo domínio de um desencarnado sobre uma pessoa que vive no plano físico. São varias causas que levam a este tipo de obsessão, algumas delas são: amor exagerado, ódios irreprimíveis, dominação tirânica, fanatismo, avareza incontrolável, ciúmes doentio, abuso do direito como o da força, má distribuições de valores e recursos financeiros, aquisição indigna de posse material, paixões políticas e guerreiras, ganância em relação aos bens materiais, o orgulho e a vaidade, o egoísmo nas suas múltiplas facetas são as fontes que  geram e que conduz os homens a loucura, as enfermidades, as síndromes desconhecidas e perturbantes do suicídio direto ou indireto.

Obsessão recíproca:
Assim como as almas afins e voltadas para o bem cultivam a convivência amiga e fraterna, as criaturas se procuram para locupletar-se das vibrações que permutam e nas quais se comprazem. Essa característica de reciprocidade transforma-se em verdadeira simbiose, quando dois seres passam a viver em regime de comunhão de pensamentos e vibrações. Isto ocorre até mesmo entre os encarnados que se unem através do amor desequilibrado, mantendo um relacionamento a força, enfraquecido. São paixões avassaladoras que tornam os seres totalmente cegos a quaisquer outros acontecimentos e interesses, fechando-se ambos num egoísmo a dois, altamente perturbador. Esses relacionamentos, via de regra terminam em tragédias se um dos parceiros modificar o seu comportamento em relação ao outro.

Auto-obsessão:
Alguns estados doentios e certas aberrações que se lançam à conta de uma causa oculta, derivam do espírito do próprio indivíduo. O homem, não raramente é obsessor de si mesmo. É incalculável o numero de pessoas que comparecem aos consultórios, queixando-se dos mais diversos males – para os quais não existe medicamentos eficazes – e que são tipicamente portadores de auto-obsessão. São cultivadores de moléstias fantasmas. Vivem voltadas para si mesmas, preocupando-se em excesso com a própria saúde, descobrindo sintomas, dramatizando as ocorrências do dia a dia, sofrendo por antecipação situações que jamais chegarão a se realizar, flagelando-se com ciúmes, inveja, egoísmo, orgulho, despotismo e transformando-se em doentes imaginários, vitimas de si próprios, atormentados por si mesmos.   



Fonte: Associação Espírita de Caridade André Luiz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!