Translate

domingo, 15 de junho de 2014

Post. 152: FATORES PREDISPONENTES NA OBSESSÃO

         1. Tendências instintivas
- São observadas desde a infância:
De onde vem essa perversidade precoce, senão da inferioridade do espírito, uma vez que a educação não contribuiu para isso?
As que se revelam  viciosas, é porque seu espírito progrediu menos e, então, sofrem as consequências, não por seus atos de crianças, mas por aqueles de suas existências anteriores. É assim que a lei é a mesma para todos e a justiça de Deus alcança todo mundo.
O Livro dos Espíritos, q.199-a


2. Lesões perispirituais
- Alterações da atividade mental.
- Dessensibilização de pontos específicos do perispírito, seguida de lesões que refletem no corpo físico: mal-formação congênita, distúrbios hormonais, etc.
- “A alma ressurge no equipamento físico transportando consigo as próprias falhas a se refletirem na veste carnal, como zonas favoráveis à eclosão de determinadas moléstias.” André Luiz – Ação e Reação, cap.19, pag. 260


3. Imperfeições morais
- Comportamentos contrários à Lei de Deus.
- O egoísmo, dele deriva todo o mal. (O Livro Espíritos, q. 913)
- O egoísmo, o orgulho, a sensualidade são paixões que aproximam o indivíduos da natureza animal, prendendo-o à matéria.
- Transgride a Lei de Deus aquele que abusa da força e do poder para oprimir o seu semelhante.


4. Estrutura psicológica da pessoa
- Pessoas que revelam imaturidade da personalidade.
- Indivíduos portadores de neuroses e psicoses, fobias.
- Criaturas reprimidas, complexas, inseguras.
- Personalidades autoritárias, egoístas, vaidosas, mentirosas, submissas,etc.


5. Educação familiar
- A questão 208 do O Livro dos Espíritos diz:
Os espíritos dos pais não exercem influência sobre o do filho, depois do nascimento?
Uma influência muito grande; como dissemos, os espíritos devem concorrer para o progresso uns dos outros. Muito bem! Os espíritos dos pais tem por missão desenvolver os dos seus filhos pela educação; é para eles uma tarefa: se falharem, serão culpados.

-  “A educação, se bem entendida, é a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres, como se conhece a de manejar as inteligências, consegui-se-à corrigi-los, do mesmo modo que se aprumam plantas novas. Essa arte, porém, exige muito tato, muita experiência e profunda observação.”
O Livro dos Espíritos, q. 917- comentário.


6.Influência do meio social
- A questão 645 do O Livro dos Espíritos diz:
Quando o homem  está, de alguma forma, mergulhado na atmosfera do vício, o mal não se torna para ele um arrastamento quase irresistível?
Arrastamento, sim; irresistível, não, porque no meio dessa atmosfera de vício, encontras, algumas vezes, grandes virtudes. Esses são espíritos que tiveram força para resistir e que tiveram, ao mesmo tempo, a missão de exercer uma boa influência sobre seus semelhantes.

- Adolescência: é a idade que o espírito está mais sujeito às influências, em razão das alterações hormonais no veículo somático e das mudanças no caráter. Nesse período (...), o espírito retoma a natureza que lhe é própria e se mostra qual era. (...) Conservam-se bons, se era fundamentalmente bons.
O Livro dos Espíritos, q.385



Fonte: Federação Espírita brasileira    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!