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quarta-feira, 11 de junho de 2014

Post.151: GRAUS DA OBSESSÃO

            A obsessão apresenta caracteres diversos que é necessário distinguir, e que resultam do grau de constrangimento e da natureza dos efeitos que produz. A palavra obsessão é de alguma sorte um termo genérico pelo qual se designa esse gênero de fenômeno, cujas principais variedades são a obsessão simples, a fascinação e a subjugação.


Obsessão simples:
Neste grau de obsessão, acontece ação inconveniente e desagradável, em que um espírito se agarra ao indivíduo com persistência, causando mal-estar generalizado. É um espírito ignorante, tentando perturbar o indivíduo, não se disfarçando, não tentando enganar.  Mas, o indivíduo obsediado tendo perseverança nos bons propósitos pode se libertar facilmente dessa influência nociva, pois o espírito obsessor se dá conta que perde o seu tempo, porque a pessoa não atende as suas sugestões e vai embora.  
No momento do sono, os encarnados sob obsessão simples pode se encontrar espiritualmente  com o obsessor e  receber  mais ampla carga de necessidade falsas.  Quando despertam, trazem a mente atormentada, lenta, sob incomodo cansaço físico e psíquico, encontrando dificuldade para fixar os compromissos e lições edificantes da vida.
Surgem, como efeito natural, as síndromes da inquietação: as desconfianças, os estados de insegurança pessoal, as enfermidades de pequeno valor, os insucessos em torno do obsidiado que soma as angustias dando campo a incertezas, a mais ampla perturbação interior.
Se pode incluir nesta categoria os casos de obsessão física, isto é, a que consiste nas manifestações ruidosas e obstinadas de alguns espíritos, que fazem escutar espontaneamente pancadas ou outros ruídos.


Fascinação:
É uma ilusão produzida diretamente na mente do obsidiado (idéias fixas, imagens hipnotizante, mágoas, fantasias, etc.) nessa situação, o obsessor é ardiloso e hipócrita, simulando falsa virtude.
O espírito produz uma ilusão na pessoa. É uma fixação ideológica. A pessoa se acha muito importante. Se é médium ostensivo, o obsidiado se acredita portador de uma missão especial, tendo como tarefa de receber comunicações de espíritos famosos, superiores. Se acredita infalível. Se alguém fala alguma coisa, que vai de encontro a ele, se alguém o chama a atenção para qualquer equívoco, ele se melindra, e se afasta de todo aquele que tenta corrigi-lo. Se isola, influenciado por esse espírito fascinador.
A entidade espiritual é ardilosa, utiliza de mecanismo muito inteligentes, se disfarça com máscaras para ser bem recebida. Pode ter uma postura hipócrita. Usa palavras como caridade, humildade, benevolência, sem o menor constrangimento. No entanto, um observador atento consegue detectar que esse espírito deixa os seus sinais de inferioridade. Portanto, não pode se tratar de uma entidade superior.


Subjugação:
Antes da Doutrina Espírita ser codificada era comum usar o termo possessão para este tipo de obsessão. No entanto, Allan Kardec preferiu não usar esse termo, porque um espírito não toma posse do outro. O que existe é uma influência perispiritual (perispírito do desencarnado ligado ao perispírito do encarnado).
A subjugação se caracteriza pela paralisia da vontade do obsidiado. Podendo levar a pessoa à atitudes estranhas socialmente.
As consequências da fascinação são muito graves, o espírito obsessor forma ilusão e conduz o obsidiado dominado como faria a um cego.
A subjugação pode ser moral ou corporal. Na subjugação moral, o subjugado é solicitado a tomar decisões frequentemente absurdas e espécies de ilusão, crê sensatas: é uma espécie de fascinação. Na subjugação corporal, o espírito age sobre os órgãos materiais e provoca movimentos involuntários. A subjugação corporal vai às vezes mais longe; pode impelir aos atos mais ridículos.  



Fontes : O Livro dos Médiuns
             Site: Associação Espírita de Caridade André Luiz
             Site: Espiritismo.net

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