Translate

quarta-feira, 18 de junho de 2014

SINTOMAS DA OBSESSÃO

Quando um obsessor passa a ocupar o campo mental de um indivíduo, esse indivíduo passa a vivenciar algumas alterações nos seus pensamentos, que irão alterar as suas atitudes e comportamentos. Isto se dando de uma maneira que o obsediado nem percebe na maioria das vezes. Comumente, essa influência passa a atingir algumas pessoas do seu ciclo de convívio, que são usadas pelo obsessor para desestabilizar o obsediado.

Através de observação de algumas situações, se pode perceber um caso de obsessão.

Os sintomas citados abaixo podem ser indicadores de obsessão já desenvolvida ou se desenvolvendo. Se permanecerem constantes em uma pessoa, pode-se suspeitar com grande margem de acerto que tal indivíduo esteja sofrendo de obsessão. São eles:

- Depressão, angústia e tristeza.
- Pesadelos constantes.
- Irritabilidade.
- Tendência ou práticas viciosas.
- Práticas mundanas e deixar-se dominar por paixões.
- Agressividade além do normal.
- Abandonar a vida familiar e/ou social.
- Ouvir ruídos estranhos e/ou vozes.
- Visão frequente e/ou ver vultos.
- Manias e tiques nervosos (cacoetes).
- idéias suicidas.
- Dizer mentiras.
- Demonstrar atos de ostentação.
- Gastar acima do que deve e pode.
- Sucessão de dificuldades financeiras.
- Tendência para dar risadas sem motivo ou a pretexto de coisas fúteis, como fazer gracinhas tolas.
- Chorar facilmente, sem razão, e por coisas sem valor.
- Comer exageradamente, ou não querer comer a ponto de cair doente (anorexia).
- Estar sempre com sono.
- Sentir prazer na ociosidade.
- Repetir idéias fixas e o mesmo dito.
- Afligir persistentemente o próximo.
- Usar palavrões.
- Demonstrar fanatismo.
- Gesticular e falar sozinho (no sentido de está escutando alguém, como se alguém estivesse falando ao ouvido).
- Ter manias de doenças.
- Descuidar-se das obrigações no lar e no trabalho.
- Viver num mundo distante, sonhadoramente.
- Provocar e alimentar discussões.
- Ataques de explosão emocional.
- Sentir calafrios, sem ter nenhuma causa física.
- Pensamentos recorrentes de fracasso.
- Afastar-se das pessoas que podem prestar algum auxilio e esclarecer a situação que está passando.

É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA RESSALTAR QUE: UMA PESSOA, VEZ POR OUTRA, PODE TER UM PESADELO, ENTRAR NUM ESTADO DE TRISTEZA OU SENTIR QUALQUER DOS SINTOMAS CITADOS ACIMA, SEM QUE ESTEJA SENDO VITIMA DE OBSESSÃO. O que caracteriza a obsessão é a insistência desses estados mórbidos em incomodar a pessoa desajustada. Ou seja, para ficar bem claro que, É A PERMANÊNCIA, A INSISTÊNCIA DESSES SINTOMAS QUE CARACTERIZA UMA OBSESSÃO.


Em relação aos sintomas, pode-se afirmar que nas simples influências espirituais, as entidades envolvidas normalmente são espíritos sofredores ou ignorantes, que podem ser afastados facilmente do campo psíquico do paciente através de preces, passes e evangelização. Nas obsessões provocadas por espíritos maus é diferente. Os sintomas apresentam-se com tendências agravantes e doentias.  Observa-se uma insistência da entidade em agredir o obsediado ou interferir na sua mente, afetando a normalidade.

Quando a pessoa está obsediada, tem a percepção de alguns fenômenos mediúnicos, motivados pela presença do obsessor. Isso não significa que a pessoa tem a mediunidade desenvolvida, mas indica que está havendo uma perturbação no campo espiritual da pessoa.

Os sintomas citados acima não são todos os sintomas possíveis que indicam um quadro de obsessão, podendo haver mais sintomas, entretanto, a presença de um ou mais dos que relacionamos aqui e que persistem, devem servir de alerta para que se procure ajuda espiritual em uma casa espírita kardecista bem orientada, para passar pelo atendimento fraterno e se preciso iniciar um tratamento de desobsessão espiritual.



Fontes: espírito.org.br
            Blog do Ylen
            Lar da caridade
            Rádio boa nova 

14 comentários:

  1. Bom dia.
    Todos nós falamos sozinhos quando estamos sozinhos. Platão dizia que a genialidade nasce da loucura.conversar consigo mesmo não caracteriza uma obsessão. Quando respondemos em voz alta como se alguém estivesse falando no seu ouvido ai sim seria uma possível obsessão. Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduardo!

      Agradecemos o seu comentário e colaboração para o texto acima, estou atualizado para ficar mais explicado e assim para melhor entendimentos dos Amigos Leitores.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir
    2. Sozinho ate pode ser Platão parte luz,com vigilância trevozas em beneficio sao trevas na carne e no espírito escravo disso escuridão.Distancia conforta depois,Plutão e doido e sabio parecendo com cristo...Minha opinião,boa noite.Tipo eu nao sou eu em instantes de pensamento falando paz.

      Excluir
  2. Tenho mania de repetir em voz alta sozinha, o tempo todo para analizar o que falei principalmente quando discuto com alguem.
    Isso me irrita ficar lembrando e repetindo reoentinamente o que falei. Quero esquecer o que de fato aconteceu. Mas só com o tempo.
    As vezes falo para mim mesma sera que estou ficando louca!?
    Ta amarrado! Kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amiga Leitora!

      Como está explicado na postagem acima, é que: Gesticular e falar sozinho (no sentido de está escutando alguém, como se alguém estivesse falando ao ouvido).

      E não caracteriza loucura, no seu caso o que parece é ser uma mania, assim como praticamente todos carregam as suas manias.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir
  3. Acontece comigo tenho esquizofrenia.

    ResponderExcluir
  4. Platão não é eu em instantes de pensamento...Blog muito bom gostei.

    ResponderExcluir
  5. Eu falo sozinha o tempo todo so que baixinho sussurando temho depreçāo e sou compulsiva com bebida e comida sofro de bruxismo eu preciso de ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amiga Leitora!

      Como está na postagem acima o sentido de falar sozinho é no sentido de está escutando alguém, como se alguém estivesse falando ao ouvido.

      Apenas você amiga leitora é capaz de responder esta pergunta se você precisa de ajuda, o que se pode fazer é lhe orientar para as possibilidades de ajuda com o atendimento fraterno em uma casa espírita, para você receber uma orientação mais pessoal e melhor, com você explicando realmente os seus problemas ao atendente do atendimento fraterno.

      Você não explicou se já faz tratamento em relação a compulsão por bebida e comida e sobre o bruxismo, caso não faça todos nós precisamos de orientação, de tratamento médico e de acompanhamento médico para os nossos problemas físicos.

      O que é necessário para todos nós é o despertamento para as nossas necessidades, quando começamos a perceber o que realmente precisamos e o que não nos faz bem e não queremos mais em nossa vida, aí já é o começo da nossa vitória interior em determinado assunto. O ato de pararmos e deixarmos de lado o orgulho para ver as nossas necessidades de forma verdadeira, é o inicio de tudo. Com trabalho e perseverança venceremos as nossas dificuldades.

      Espero que a resposta lhe tenha lhe ajudado de alguma forma para as suas reflexões.

      Seja sempre bem vinda ao Blog Jardim Espírita. Publicamos novas postagens toda semana.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir
  6. Falo sozinha mais sempre respondo o que eu gostaria de ouvir, vício por celular geralmente, anime,e um vício por mitologia Grega também

    ResponderExcluir
  7. Olá me chamo Andreza, meu esposo tem 3 irmãos com esse problema mas um da mas trabalho. Até onde eu sei todos eram normais,mas um deles da mas trabalho,ele fala sozinho o tempo todo como se alguém conversasse com ele,e muitas vezes ele fala alto brigando e discutindo e fala palavrões e fica agressivo, mexe com as pessoas na rua, joga pedra nas pessoas e ofende elas, por causa disso ele já apanhou várias vezes na rua já tentaram matar ele,a mãe dele frequenta a igreja já fez vários propósitos mas nada da jeito, já levou no médico e nada dele ficar bom ele há está nessa situação há anos. Tem tempo que ele some vai embora andando na rua e aparece depois de dias. Eu sou cunhada dele mas gostaria de ajudar ele de alguma forma, mas não sei nem por onde começar. Bom dia espero que me ajude por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andreza!

      A Doutrina Espírita nos orienta sempre a verificar as causas físicas, se não houver evidencias das causas físicas, aí se verifica as causas espirituais.

      O seu cunhado, já foi levado ao médico como você conta, mas foi dado a ele algum diagnostico de algum problema físico ou psicológico? Se houver para ele algum diagnostico médico, a Doutrina Espírita orienta a pessoa a se tratar de acordo com os tratamentos médicos convencionais. Mas caso ele foi no médico e todos os pareceres não indicam nenhum problema de saúde ou psicológico, aí os familiares podem procurar algum centro espírita para ter um atendimento fraterno em busca de ajuda para o seu cunhado, e lá seguir as orientações dada.

      Andreza, espero que possamos ter te ajudado de alguma forma, se houver mais alguma duvida que possamos esclarecer dentro das nossas possibilidades fique a vontade para perguntar novamente.

      Agradecemos a sua visita, volte sempre ao Blog Jardim Espírita.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir
  8. Minha filha teve uma fase agressiva e rebelde , com muita oração passou. Agora ela conversa sozinha como se tivesse com alguém. Perguntei quem era e ela falou que era 4 pessoas que ela via e relatou até os nomes. Disse que eles não são ruins porém isso deixa ela muito inquieta , as vezes ela roda em círculos no quintal falando sozinha. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  9. Olá, Amiga Leitora!

    Procure um atendimento fraterno em uma Casa Espírita na sua cidade, e lá no atendimento fraterno relate o que está acontecendo para que eles possam lhe orientar e auxiliar de acordo com as necessidades.

    Mas, se certifique de que seja um Centro Espírita que segue a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec.

    Espero que a resposta possa lhe auxiliar de alguma forma e que você encontre a ajuda necessária.

    Seja sempre bem vinda ao Blog Jardim Espírita.

    Deus conosco.
    Paz, Luz e Harmonia.
    Blog Jardim Espírita.

    ResponderExcluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!