Translate

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

EXOPLANETAS – MUNDOS POTENCIALMENTE HABITADOS SEGUNDO A CIÊNCIA

          Atualmente há descobertas  cientificas sobre vários mundos que são potencialmente habitados, que são chamados exoplanetas, que é um planeta que orbita uma estrela, e desta forma, pertence a um sistema planetário distinto do nosso.  Até 17 de outubro de 2012, havia 843 exoplanetas detectados. Alguns deles podem ser elevados a categoria de “super-Terras”, que são entre 2 e 10 vezes a massa da Terra. Alguns cientistas acreditam que esses “mundos” poderiam ser mais suscetíveis a desenvolver as condições para a vida, porque seus núcleos são quentes e seria favorável a sublevação geológica através do vulcanismo e placas tectônicas.  
Vejamos alguns destes novos planetas descobertos:

GJ 1214b
O GJ 1214b, foi estudado quando passava na frente da sua estrela hospedeira e a radiação estelar atravessava a atmosfera do planeta. os cientistas constataram que a atmosfera é composta essencialmente por água, ou sob a forma de vapor ou dominada por nuvens espessas ou nevoas. Apresenta um raio cerca de 2.6 vezes maior do que o raio da Terra e possui cerca de 6,5 vezes mais massa, o que o coloca claramente na classe de exoplanetas conhecidos como “super-Terras”. A sua estrela hospedeira encontra-se a cerca de 40 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Ofiúco ou Serpentário.




Kepler-78b
Apresenta temperatura que oscila entre 1.500 e 3.000 °C, por está em orbita muito perto do Sol, em torno do  qual faz uma volta completa em apenas oito horas e meia; mas para os astrônomos tem a característica particularmente interessante de possuir tamanho e composição muito parecidos com o planeta Terra.
Sua massa, PE entre 1,69 e 1,86 vez a da Terra, isso dá a ele uma densidade quase idêntica à da Terra, ou seja, 5,5 gramas por centímetro cúbico. Essa densidade indica que Kepler-78b, assim como o planeta Terra, provavelmente é formado por rochas de ferro.


Gliese 581 e seus exoplanetas
 Gliese 581 é uma estrela anã vermelha localizada na constelação de Libra, à 20,5 anos-luz de nós. Esta estrela tem uma massa igual a 1/3 da massa do nosso Sol. O sistema Gliese 581 tem uma idade estimada em 4,3 bilhões anos, quase equivalente à idade do nosso sistema solar.
Seis planetas foram detectados em torno da estrela vermelha, são eles: Gliese 581b, Gliese 581c, Gliese 581d, Gliese 581e, Gliese 581f, e Gliese 581g. Dois destes foram encontrados na zona habitável da estrela, que são os Gliese 581c e Gliese 581d.
Gliese 581g, tem uma massa três vezes superior à Terra e um período de translação (tempo que um planeta leva para dar uma volta completa em torno de sua estrela) inferior a 37 dias, e tendo a gravidade semelhante à da Terra. Gliese 581g está “preso” à estrela, o que significa que um lado do planeta recebe luz constante, enquanto o outro é de perpétua escuridão. A temperatura média varia entre -31 e -12 °C, mas as temperaturas reais podem ser muito maiores na região de frente para a estrela e infinitamente menores na região contrária.



’55 Cancri e’
Este é composto por grafite e diamante. O ’55 Cancri e’ tem o dobro do tamanho da Terra e uma massa oito vezes superior. É um dos cinco planetas que orbitam uma estrela similar ao Sol, e é localizada na Constelação de Caranguejo, a 40 anos-luz da Terra e visível a olho nu. A translação do planeta é tão rápida que um ano dura 18 dias. Além disso, é extremamente quente, chegando a alcançar os 2148 °C. Parece ser comporto principalmente por carbono (grafite e diamante), ferro, silício e talvez alguns silicatos. Os cientistas calculam que pelo  menos um terço da massa do planeta, equivalente a três vezes a massa da Terra, pode ser composta por diamante.  A superfície deste planeta pode estar coberta de grafite e diamante em vez de água e granito.



         O que ainda não foi descoberto nesses planetas foi a  existência de vidas, pelo fato que  nós humanos ainda não temos equipamentos com tecnologia suficiente para enxergar com clareza os habitantes de tais mundos, que podem ser mundo espirituais ou mundos físicos,  cada um com determinada vibração. Mas estes estudos nos vem dar mais certeza ainda, sobre a vida em outros mundos, cada um destinados a um tipo de vida, que nossa capacidade evolutiva ainda não pode suportar tais verdade sobre estes e outros mundos, pois ainda não estamos em um nível evolutivo de entender o que se passa no universo e em outros mundos, simplesmente pelo fato de que ainda não somos bons o suficiente de apenas contemplar o belo e respeitar os outros mundos e seus habitantes. Que a luz da razão e do respeito chegue ao planeta Terra, para que possamos contemplar a verdade e os outros mundos, sem querer destruir.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!