Translate

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Post.60: PROCESSO DESENCARNATÓRIO - A GRANDE TRANSIÇÃO

        O desencarne sempre traz, alguma perturbação para o espírito que está deixando a matéria, este estado de perturbação só é exceção em raríssimos casos.

        A alma se liga ao corpo físico pelo perispírito, por meio do cordão fluídico. O desencarne não termina no instante em que o indivíduo é dado como morto pela ciência, este processo só se completa algumas horas depois com o desligamento do cordão fluídico, ou seja, a morte só se dá quando o cordão fluídico se rompe, mas essa separação não acontece bruscamente.

        O perispírito vai se desprendendo aos poucos dos órgãos do corpo material, a separação só é completada quando não mais resta um átomo do perispirito ligado a uma molécula do corpo.

Desencarne: despedida para quem fica no plano físico, e reencontro no plano espiritual.

         A velocidade do desligamento varia segundo os indivíduos. Para os seres que viveu uma vida materialista e baseada na sensualidade, o desligamento é demorado, podendo durar algumas vezes dias, semanas, e até meses; sendo mais forte o desequilíbrio, pois as impressões da vida corporal transferem-se para o plano da consciência desencarnada; isto ocorre pela afinidade entre o corpo e o espírito, afinidade que está sempre em razão da importância que, durante a vida, o espírito deu à matéria; ou seja, quando mais o espírito se identifica com a matéria, mais ele sofre ao se separar dela. Esta ligação entre o espírito e o corpo, muitas vezes é dolorosa porque o espírito pode experimentar o horror da decomposição do corpo carnal, este é o caso de alguns tipos de morte, como o do suicídio.

         Já os indivíduos que possuía tendências boas na vida física com atividades intelectual e moral, elevação dos pensamentos, com princípios de renovação espiritual em base no Evangelho, sofrem menos perturbações; neste caso a libertação começa a se operar durante a vida do corpo físico mesmo e, quando chega a hora da morte, ela é quase instantânea.

        Não existem dois processos de desencarne rigorosamente iguais, pois não existem dois espíritos em total semelhança. A sensação de maior ou menor sofrimento enfrentado pelo espírito, está na soma de pontos de contato existente entre o corpo e o perispírito, e esta é a mesma razão da maior ou menor grau de dificuldade que apresenta o rompimento do cordão fluídico.

         A separação da alma e do corpo não é dolorosa; o corpo sofre mais durante a vida que no momento da morte. Os sofrimentos experimentados algumas vezes no momento da morte, é como um prazer para o espírito, pois sente chegar o fim do seu exílio. A alma sentindo então se desatarem os laços que ligam ao corpo; ela faz então todos os seus esforços para os rompimentos. Já em parte desligada da matéria, vê o futuro se desenrolar diante de si.

       Concluindo: a perturbação gerada pelo desencarne é maior quanto maior for a aderência corpo-perispírito, que é sempre determinado pelo grau de importância dada as questões materiais. E a perturbação das almas moralizadas, é quase nulo, pois não deu importância às questões materiais durante a vida terrena.

       Por fim, deixo uma frase que recebi por meio de um desdobramento que tive, com um espírito desencarnado e que teve uma vida materialista na Terra:    
“A morte é inexorável, mas o que se ver depois dela são coisas inenarráveis.”       

Ver as postagens 61 à 64 sobre o Processo Desencarnatório.

Para mais informações ler: 

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa! sugiro que seja informada a bibliografia utilizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ailen!

      As postagens mais novas já estado todas com a bibliografia ou assinadas como Jardim Espírita. Vamos começar a fazer o mesmo nas postagens mais velhas aos poucos, atualizando essa questão nelas.

      Agradecemos a sugestão, é importante para nós.

      Volte sempre ao Jardim Espírita. Publicamos novas postagens todas as semanas.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!