Translate

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Os Três Crivos de Sócrates

Vejamos a postura de Sócrates em relação a maledicência, a famosa fofoca:


Certa vez, um homem esbaforido achegou-se a Sócrates e sussurrou-lhe aos ouvidos: 

– Escuta, na condição de teu amigo, tenho alguma coisa muito grave para dizer-te, em particular…

- Espera! – ajuntou o sábio prudente – já passaste o que me vai dizer pelos três crivos?

- Três crivos? – perguntou o visitante, espantado.

- Sim, meu caro amigo, três crivos. Observamos se tua confidência passou por eles. O primeiro é o crivo da verdade. Guardas absoluta certeza quanto àquilo que pretendeis comunicar?

- Bem – ponderou o interlocutor – assegurar mesmo, não posso… mas ouvi dizer e… então…

- Exato. Decerto peneiraste o assunto pelo segundo crivo, o da bondade. Ainda que não seja real o que julga saber, será pelo menos bom o que me queres contar?

Hesitando, o homem replicou:
- Isso não, muito pelo contrário…

- Ah! – tornou o sábio – então recorramos ao terceiro crivo, o da utilidade, e notemos o proveito do que tanto te aflige.

- Útil?! – aduziu o visitante ainda agitado – Útil não é…

- Bem – arrematou o filósofo num sorriso – se o que tens a me confiar não é verdadeiro, nem bom e nem útil, esqueçamos o problema e não te preocupas com ele, já que nada valem casos sem edificação para nós!


Vamos refletir se o que vamos falar vai ser: VERDADEIRO, BOM e ÚTIL.
Pois, quanto mais se fala mal, e consequentemente se tem mais pensamentos ruins, mais a vibração baixa, e maus espíritos se aproveitam desta imperfeição moral, por se está no mesmo nível vibracional que eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!