Translate

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Post.41: REENCARNAÇÃO


Átomo, inicio de toda a vida.
          O trabalho evolutivo de um espírito começa no átomo. Este átomo evolui para um mineral. Em seguida segue para a forma vegetal, depois que consegue as percepções suficientes se eleva ao grau de animal. Esse animal conseguindo uma certa inteligência, segue para um mundo que está começando a evoluir, sendo de acordo com a sua evolução; neste mundo seu espírito encarnará em um corpo de um primata, para aprender a andar de pé e fazer uso das mãos. Completada a sua evolução em corpo primata, este vai para um mundo primitivo, em que os habitantes moram em cavernas, a partir daí evoluirá junto com o planeta. Depois de todo aprendizado neste mundo primitivo, é conquistado o direito de Ser Humano. Quando a evolução Humana é completada se passa a ser Arcanjo. Para se conseguir mudar de uma condição para outra, é necessário inúmeras reencarnações em uma condição seja ela na situação de átomo, de mineral, de vegetal, de primata, de um ser das cavernas, ou de Humano; muito trabalho e inumeráveis reencarnações é preciso até  a condição de arcanjo, que é o ultimo grau de desenvolvimento de um espírito. 




 
 

        Reencarnar é o maior presente que Deus pode nos dar, o único meio que se tem para poder evoluir e sendo cada encarnação uma mega oportunidade, pois só a reencarnação concede ao espírito concluir o seu objetivo, que é se depurar, ou seja, se livrar das suas imperfeições, se purificar, se aperfeiçoar a cada nova vida na matéria, começando do átomo até  ser um Arcanjo; não existe uma quantidade de reencarnações definida para que o espírito complete o seu trabalho de aperfeiçoamento, são dadas as oportunidades necessárias para que seja completado o seu aperfeiçoamento, no entanto as encarnações são sempre numerosas, e o progresso é quase infinito.“A cada nova existência, o Espírito dá um passo para diante na senda do progresso. Desde que se ache limpo de todas as impurezas, não tem mais necessidade das provas da vida corporal.”  (resposta da questão 168 do Livros dos Espíritos). Depois que o espírito chega a sua ultima encarnação, este chega a posição de um espírito bem aventurado, um espírito puro, um Arcanjo. 

        A posição social, o sexo, a situação financeira, a saúde com comprometimento ou restabelecida, dentre outros pontos que estabelece o ser, podem ser diferentes da ultima encarnação, tudo dependendo do que o espírito tem necessidade de aprender. Todos nós já encarnamos como homens e como mulheres, pois cada sexo, como cada posição social, dar deveres e provações referente a cada um, assim para ganhar experiências de todos os meios. Um exemplo: um espírito subordinado pode ser mais evoluído do que o seu comandante, eles estão nesses diferentes postos para adquirirem experiências que necessitam. As reencarnações são programas no lado espiritual, por meio de muitos estudos, vamos estudar esta questão na próxima postagem.   

      Encarnar no mesmo planeta que se vive indica que estamos acompanhando o ritmo de evolução que a humanidade está caminhando; quando se reencarna em um planeta mais evoluído indica que a nossa evolução superou a caminhada da humanidade em que se encontrava; e se for mandado para mundo inferiores é que não conseguiu acompanhar a marcha do progresso em que a humanidade que fazia parte entrou. No entanto, ninguém se perde, mas tem que ter boa vontade para trabalhar pela evolução, todavia os espíritos nunca regridem no seu adiantamento espiritual, se não conseguem progredir estacionam, neste caso a ocorrência é de mais compromissos com os espíritos que cometeu falta, e assim permanece até corrigir os seus erros e auxiliar os prejudicados, desta forma reencarnam sempre no mesmo meio, que é conveniente à sua natureza, por causa das existências mal empregadas. (Ver a post.29: http://jardim-espirita.blogspot.com.br/2013/04/post-29-lacos-de-amor-e-odio-lacos-que.html)    
 




Reencarnar: é o maior e mais verdadeiro reencontro que temos!
 

       A sabedoria Divina em sua infinita bondade, permite dar ao espírito ao renascer todos os meios para enfrentar as adversidades que encontrará na matéria, isto acontece no plano espiritual que lhe é dado as lições que são indispensáveis para voltar ao mundo material, e assim enfrentar os desafios, as dores, as angustias, as tristezas, as alegrias... que é para ele, resgate e reconstrução. Por isso, fugir da responsabilidade, ou não se importar com nada, ou tentar adiar o fato de pagar as dividas, porque vai ter outras oportunidades na matéria pode ser o pensamento do espírito quando se está na vida corporal, no entanto quando este se liberta da matéria começa a pensar diferente, perceberá a grande oportunidade que perdeu; isto por causa de descuido, por fraqueza emocional, por repetição de vícios...  Este fato responde tanta desigualdade entre os humanos, em que uns são mais adiantados e outros atrasados, pois alguns tem experiências que outros não possui, mas vão adquirindo pouco a pouco, mas tudo dependendo de si mesmo, o progresso ou se estacionar na escala evolutiva, e de acordo com o seu nível de consciência em que estagia. Mas Deus concedeu a todos de igual maneira dádivas antes da encarnação e forças necessárias para a superação no plano físico dos desafios com auxilio dos amigos de luz. Jesus: “O Pai não dá ao filho um fardo mais pesado do que as forças que possua para poder carregá-lo.” (Ver post.40: http://jardim-espirita.blogspot.com.br/2013/05/post-40-niveis-de-consciencia.html)         

 A reencarnação explica
       Quando se tem conhecimento da reencarnação, muitas perguntas são respondidas: deficiências físicas e mentais, pessoas boas e as que carregam maldade... Deus sendo Perfeito, Justo daria vida a espíritos com tantas desigualdades? Jamais, Ele criou todos iguais, porque a Sua Justiça é Perfeita. As deficiências é decorrência de erros de vidas pretéritas; a maldade, as inclinações para as más tendências no decorrer de vidas pretéritas, a bondade e as boas tendências, tudo é conseguido em vidas passadas por meio de muitas encarnações e/ou  em poucos, tudo dependendo da consciência de cada um, uns chegam ao ponto final da evolução mais facilmente do outros, o que somos é a soma de todas as experiências que tivemos no passado.

            As afinidades também tem respostas encontradas na reencarnação; sentimento de repulsa por certas pessoas, e por outras sensações agradáveis e de bem estar na companhia, a pergunta 204 do Livro dos Espíritos diz:              
Uma vez que temos tido muitas existências, a nossa parentela vai além da que a existência atual nos criou?
“Não pode ser de outra maneira. A sucessão das existências corporais estabelece entre os Espíritos ligações que remontam às vossas existências anteriores. Daí, muitas vezes, a simpatia que vem a existir entre vós e certos Espíritos que vos parecem estranhos.”
 
 
“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.” (Allan Kardec)
 
“A vida espiritual é a vida normal; a vida corpórea é uma fase temporária da vida do espírito.” (Allan Kardec)
 
Você vai gostar de ler as postagens 20 e 28, relacionadas ao tema, seguem os link’s:

As Postagens 41 à 45 são sobre Reencarnação, acompanhe as demas, você vai gostar! Abraço.

Fique a vontade para comentar!

Um comentário:

  1. Parabéns a você do Jardim espirita por mais esse grande ensinamento que é reencarnando que evoluímos a cada dia que passa. De seres microscópicos a seres unicelulares ate chegar em um organismo complexo e com um alto grau de conhecimento a teoria de Darwin explica isso no livro evolução das espécies, e na reencarnação podemos expiar nossos erros e melhorar-mos a cada dia ate chegar a um dia ao grau de arcanjo em sua mais completa forma de moral e evolução. Muito obrigado a você do Jardim, continuem sempre dessa forma nos ensinando mais e mais

    ResponderExcluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!