Translate

segunda-feira, 13 de maio de 2013

RETRATO DE MARIA DITADO POR CHICO XAVIER


    O Espírito Emmanuel ditou, por meio de Chico Xavier, um retrato falado de Maria de Nazaré ao fotógrafo Vicente Avela, de São Paulo.

    Esse trabalho artístico foi sendo realizado aos poucos, por volta da metade do ano de 1983, com retoques sucessivos realizados pela grande habilidade de Vicente, em mais de vinte contatos com Chico Xavier, na Capital paulista.

    Chico deixou claro que a fisionomia de Maria, assim retratada, revela tal qual Ela é conhecida quando de Suas visitas às esferas espirituais mais próximas e perturbadas da crosta terrestre; como, por exemplo, disse-nos ele, na Legião dos Servos de Maria, grande instituição de amparo aos suicidas descrita detalhadamente no livro Memórias de um Suicida, recebido mediunicamente por Yvonne A. Pereira.

    Vicente Avela destacou que, de fato, não houve pintura e sim um trabalho basicamente fotográfico, fruto de retoques sucessivos num retrato falado inicial, tudo sob a orientação mediúnica de Chico Xavier. Quando Vicente Avela concluiu a tarefa, com a arte final em pequena foto branco-e-preto, ele a ampliou bastante e coloriu-a com tinta a óleo (trabalho em que é perito, com experiência adquirida na época em que não havia filmes coloridos e as fotos em preto-e-branco eram coloridas a mão, dando origem à tela que foi divulgada).

    Maria de Nazaré em sua vida espiritual, continua amparando com imenso amor maternal a Humanidade inteira.

Fonte: Anuário Espírita 1986


    Abaixo um vídeo em que Chico Xavier fala sobre o trabalho ditado do Retrato de Maria. Vídeo inédito, créditos: Arquivo pessoal de Mário Lúcio Sobrosa (Goiânia)

Vídeo inédito Créditos: Arquivo pessoal de Mário Lúcio Sobrosa (Goiânia)


8 comentários:

  1. “A ESSENCIA DE DEUS “
    “ Por curiosidade tem o desejo de saber sobre a essência de DEUS?”
    “A ESSENCIA DE DEUS” é composta de todo o “ESPAÇO FISICO DO UNIVERSO” ocupado por uma “INTELIGENCIA” do mais alto grau de perfeição, para dar a origem no tempo e no espaço, todas as formas de “ENERGIAS”, que “movimentam”, desde o átomo, com suas estruturas infinitesimais dimensões, até todos os corpos celestes, que compõe o Cosmo em perfeita harmonia e equilíbrio em seus movimentos, e a pureza de seus sentimentos de “AMOR” constituído de “PIEDADE”, “JUSTIÇA” e “MISERICORDIA”, nos dá, a existência da vida.

    Qual é a sua "opinião" sobre este personagem, conhecido por todos, mas a sua composição é pouco comentada entre os leigos e religiosos?
    Aguardo uma resposta sua, se “realmente” acredita nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo leitor! Agradeço pela visita ao Jardim Espírita!
      Respondi a sua questão e a coloquei como postagem, pois a sua pergunta pode ser a de muitos outros. Segue o link da resposta:

      http://jardim-espirita.blogspot.com.br/2014/10/pergunta-de-um-leito-sobre-existencia.html

      Paz, amor e harmonia para todos nós!

      Excluir
  2. Nem sei que dizer sempre me lenbrei desse rosto, eu pensava que era outra pessoa mas a minha supresa ao ver que é Maria mãe de Jesus fiquei pasmo, eu sempre tive essa imagem desde que vim a esta terra não encontrava explicação agora queria encontar a reposta porque eu me lembro de Maria Mãe de jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luduvico.

      Como está na postagem acima, esta é a fisionomia que Maria se apresenta nas esferas espirituais daqui na Terra, informação passada por Chico Xavier.

      A Doutrina Espírita nos esclarece que, quando renascemos na matéria carregamos de forma inconsciente lembranças da nossa vida na esfera espiritual; como por exemplo, uma certa aptidão de um indivíduo a aprender, a aceitar, a compreender os ensinos da espiritualidade de uma forma fácil, sem esforço. Assim, há a POSSIBILIDADE dessa sua lembrança da fisionomia de Maria, ser uma lembrança inconsciente do período em que você estava vivendo no mundo espiritual, já que ela é conhecida assim nas esferas espirituais.

      Espero que a minha resposta lhe tenha ajudado de alguma forma. Volte sempre ao Jardim Espírita para ler as demais postagens e acompanhar as novas.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir
  3. Olá! Gostaria muito de comprar um quadro com essa imagem ou alguma loja que pudesse imprimir. Como faço para conseguir em alta resolução? Gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Laninha!

      Pesquisei em alguns sites, loja virtual de livros espíritas e não tem esse quadro para vender. Você pode procurar uma gráfica em sua cidade e falar para eles o tamanho que você quer da imagem para fazer o quadro, que o pessoal da gráfica podem te ajudar.

      Agradecemos a sua visita, e volte sempre ao Blog Jardim Espírita, publicamos novas postagens toda semana.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir
  4. Entendo que Psicografia é escrita por via mediúnica, já a pintura mediúnica é chamada de psicopictografia. Entretanto no caso de retrato falado, como é o caso acima, não se enquadra em nenhuma das duas.

    Abaixo um explicação sobre a pintura de Maria:
    Breve história sobre o retrato de Maria

    Algum tempo após tomarmos conhecimento de um novo quadro de Maria, a Mãe de Jesus, divulgado num programa da TV Record, de São Paulo, com a presença de Francisco Cândido Xavier, procuramos esse médium amigo para colher dele maiores esclarecimentos sobre a origem do mesmo.

    Contou-nos, então, Chico Xavier, no final da reunião pública do Grupo Espírita da Prece, em Uberaba, na noite de 1º de dezembro de 1984, que, com vistas às homenagens do Dia das Mães de 1984, o Espírito de Emmanuel ditou, por ele, um retrato falado de Maria de Nazaré ao fotógrafo Vicente Avela, de São Paulo. Esse trabalho artístico foi sendo realizado aos poucos, desde meados de 1983, com retoques sucessivos realizados pela grande habilidade de Vicente, em mais de vinte contatos com o médium mineiro, na Capital paulista.

    Em nossa rápida entrevista, Chico frisou que a fisionomia de Maria, assim retratada, revela tal qual Ela é conhecida quando de Suas visitas às esferas espirituais mais próximas e perturbadas da crosta terrestre; como, por exemplo, disse-nos ele, na Legião dos Servos de Maria, grande instituição de amparo aos suicidas descrita detalhadamente no livro Memórias de um Suicida, recebido mediunicamente por Yvonne A. Pereira.

    E, ao final do diálogo fraterno, atendendo nosso pedido, Chico forneceu-nos o endereço do fotógrafo-artista, para que pudéssemos entrevistá-lo oportunamente, podendo assim registrar mais algum detalhe do belo trabalho realizado.

    De fato, meses após essa entrevista, tivemos o prazer de conhecer o sr. Vicente Avela, em seu próprio ateliê, há 30 anos localizado na Rua Conselheiro Crispiniano, 343, 2º andar, na Capital paulista, onde nos recebeu atenciosamente.

    Confirmando as informações do médium de Uberaba ele apenas destacou que, de fato, não houve pintura e sim um trabalho basicamente fotográfico, fruto de retoques sucessivos num retrato falado inicial, tudo sob a orientação mediúnica de Chico Xavier.

    Quando o sr. Vicente concluiu a tarefa, com a arte final em pequena foto branco-e-preto, ele a ampliou bastante e coloriu-a com tinha a óleo (trabalho em que é perito, com experiência adquirida na época em que não havia filmes coloridos e as fotos em preto e branco eram coloridas a mão), dando origem à tela que foi divulgada.

    Nesse encontro fraterno, também conhecemos o lindo quadro original à vista em parede de seu escritório, e ao despedirmo-nos, reconhecidos pela atenção, o parabenizamos por esse árduo e excelente trabalho, representando mais uma notícia da vida espiritual de Maria de Nazaré, que continua amparando com imenso amor maternal a Humanidade inteira.

    Hércio M. C. Arantes
    Fonte: Anuário Espírita 1986

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amigo Leitor Ulisses!

      Agradecemos pela sua contribuição. E já fizemos a correção.

      Gratidão!

      Seja sempre bem vindo ao Blog Jardim Espírita!

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!