Translate

terça-feira, 21 de maio de 2013

Post. 40: OS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA

          A evolução espiritual é conseguida por meio de muitas encarnações, para que tenha o aprendizado essencial  e a libertação das tendências ruins, assim o espírito passa para cada nível de consciência, desta maneira se dar a elevação na escala evolutiva espiritual. A humanidade é um florescer, que tem os seus primórdios no homem selvagem, e assim vai avançando nos níveis de consciência até alcançar a perfeição. Mas até que a flor desabroche o ser humano se acha em diferentes níveis de consciência, pode alcançar ou transitar momentaneamente por alguns dos três últimos estados de consciência enquanto se encontra noutro; lembrando que a conquista dos níveis de consciência é alcançada passo a passo, com esforço, dedicação e amor.
        A classificação da consciência é: Sono sem sonhos;de sono com sonhos; de sono acordado; de transcendência do eu e de consciência cósmica.

 
Primeiro nível: Consciência Institintiva
Neste nível de consciência se apresenta o sono sem sonhos; o que predomina é o funcionamento orgânico automático, o individuo não tem nenhuma consciência de nada, não tem idéias e conceitos formados em nenhum grau; o único propósito que carregam é a sobrevivência, tendo por base comer, dormir e procriar. Vivem como se estivessem anestesiados, sem ter conhecimento algum sobre a própria existência, como o que é saber respirar, o que é reprodução,digestão... Este estágio de consciência que o individuo não tem nenhuma vontade, que não espera nada, que não tem nenhum desejo e que não tem medo, torna a sua transição muito lenta para atingir o próximo nível de consciência. Neste nível o que prevalece é o instinto, para sobreviver.


Segundo nível: Consciência Emocional
 
No segundo nível de consciência, que apresenta o sono com sonhos; as primeiras paixões se desenvolveram, assim apresenta uma psique mais elaborada, já apresenta medos, pavores, libido, preocupação com as relações sociais, com a sua imagem e o que os outros pensam dele. Além disso, carregam  sentimentos como o ciúme, inveja, raiva, orgulho e perversidade, prevalecendo além dos instintos necessários para a sua vivencia e para a reprodução da espécie. Apesar de possuírem esses sentimentos é considerado um progresso, quando se compara com o primeiro nível que reagem só pelo instinto, neste a emoção é apresentada.
 

Terceiro nível: Consciência Intelectual

Os indivíduos do terceiro nível, que apresentam sono acordado; são bem mais complexos, possuindo a determinação pessoal, a vontades, que os conduz as suas metas,  à descoberta da finalidade da sua existência , às aspirações do que lhe é essencial, ao auto-encontro, à realização total. A razão que desenvolveram os regem para calcular as vantagens e desvantagens, para o que é mais pratico e objetivo. A maioria se tornam calculistas e frios, para atingirem o seu interesse pessoal, vivendo apenas em função de ganhos, conquistas e realizações externas, sem dar importância alguma para a ética e a moral da consciência. No entanto, há pessoas que apresentam relativamente decência, por incluírem o dever e a responsabilidade, que soam mais alto na sua consciência, sobre os instintos, os desejos, impulsos e problemas meramente pessoais e momentâneos.
 

Quarto nível: Consciência Espiritual

Os Invidiuos do quarto nível, apresentam a transcendência do eu, são considerados a elite evolutiva do planeta. São indivíduos com uma inteligência suficientemente refinada, colocam a razão acima da emoção e do desejo. Com conduta altruísta, em que procura sempre fazer o bem para o próximo, nisto quando não se dedica a causas humanitárias ou a projeto religioso; sem guardar nenhum interesse pessoal. Este nível faz florescer a identificação consigo mesmo, com a liberação do Eu Profundo, assim realizando a harmonia íntima com os ideais superiores, que é o seu real objetivo psicológico existencial. A iluminação é conseguida quando é superado: os conflitos, as angustias, e os conteúdos que afligem a mente. O nível espiritual é a libertação dos sentimentos ruins, que causa a baixa vibração, é o deixar de pensar em si mesmo; é o conhecimento da espiritualidade, da caridade abnegada.


Quinto nível: Consciência Cósmica
 
Sobre o quinto estágio, que é a Consciência Cósmica, é um nível que requer treinamento, cuidados, sacrifício pessoal, abnegação extremada, critério de objetivo, morte na vida... Os grandes guias e mestres da humanidade chegaram a esse nível, por causa das suas conquistas nas vidas passadas conseguindo conscientemente esse nível de  libertação cósmica. São eles : Francisco de Assis, Teresa de Ávila, Swedenborg, Edgar Cayce, Gandhi. E sob outras condições de concentração: da Vinci, Miguel Ângelo, Pascal, Einsten, Hansen, ou Galileu, Newton, Copérnico, capazes de esquecerem de si mesmos durante suas pesquisas e observações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!