Translate

terça-feira, 21 de outubro de 2014

PERGUNTA DE UM LEITOR: Sobre a Existência de Deus

A questão foi a seguinte:

A ESSENCIA DE DEUS “ “ Por curiosidade tem o desejo de saber sobre a essência de DEUS?” “A ESSENCIA DE DEUS” é composta de todo o “ESPAÇO FISICO DO UNIVERSO” ocupado por uma “INTELIGENCIA” do mais alto grau de perfeição, para dar a origem no tempo e no espaço, todas as formas de “ENERGIAS”, que “movimentam”, desde o átomo, com suas estruturas infinitesimais dimensões, até todos os corpos celestes, que compõe o Cosmo em perfeita harmonia e equilíbrio em seus movimentos, e a pureza de seus sentimentos de “AMOR” constituído de “PIEDADE”, “JUSTIÇA” e “MISERICORDIA”, nos dá, a existência da vida. Qual é a sua "opinião" sobre este personagem, conhecido por todos, mas a sua composição é pouco comentada entre os leigos e religiosos? Aguardo uma resposta sua, se “realmente” acredita nele.


Resposta:

Amigo leitor, agradeço a sua visita ao Jardim Espírita, é com alegria que respondo a sua pergunta, pois já iria fazer uma postagem sobre Deus; e coloco está questão como postagem porque muitas outras pessoas podem ter a mesma duvida. E gostei da sua questão, misturando o que o Espiritismo é Ciência, Filosofia e Religião. Ciência no sentido de ter as provas muito bem raciocinada e sem mistificação; Filosofia no sentido do que é a vida e tudo o que ela abrange; e religião no sentido que temos a certeza da Existência de Deus, Deus que é o Arquiteto do Universo, mas que ao mesmo tempo é Pai como Jesus veio nos ensinar. 

Primeiramente o Espiritismo, também conhecido como Doutrina Espírita é uma Doutrina Cristã, sendo assim seguimos os ensinamentos de Jesus, que Veio nos apresentar um Deus Misericordioso, que é Pai, Criador de todo o Universo, desde as estruturas que compõe o átomo até a seres evoluídos, como também desde a mundos que vibram sem a matéria como a conhecemos de uma forma pesada até a mundos perfeitos. Ou seja, Deus está em tudo. Sendo assim posso garantir que este blog Jardim Espírita existe pelo fato que Deus existe, sem Deus não existiria sentido nenhum a existência desse blog que é para a divulgação da amada Doutrina Espírita, assim como sem Deus a vida não teria sentido nenhum. 

Estamos no inicio da nossa grande jornada evolutiva, embora o progresso que alcançamos até aqui nos dar uma condição de vida boa, confortável e que colhemos muitas informações, entendimentos... Não é nada comparado ao que vamos alcançar, que são coisas inimagináveis, inenarráveis,que a nossa atual estrutura intelectual, psicológica, biológica, religiosa não iria comportar pois vivemos em matéria muito “grosseira”; são entendimentos que vamos colher a medida em que vamos evoluído na senda do tempo e do espaço, de encarnação em encarnação a mundos menos evoluídos como é atualmente o nosso que é de Prova e Expiação até a mundos perfeitos, então há uma jornada de imensa magnitude nos esperando para que possamos compreender o que é Deus. Vamos ter que passar por vários níveis da matéria,(Assim nos remetemos a física quântica) para sabermos realmente o que é Deus, e conhecermos a Sua Essência.

No Livro dos Espírito, a primeira pergunta de Allan Kardec aos espíritos superiores foi esta: Que é Deus? (A forma como ele a formulou é de grande significado, tentando ser o mais objetivo possível e o mais abrangente possível). E os espíritos superiores responderam: “Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.” (A resposta também carrega grande significado, foi simples, objetiva, sutil, mas de uma grande complexidade, nos mostrando que Deus é a Causa Primaria de todas as coisas, ora se Deus é Causa Primeira de todas as coisas Ele está presente em tudo).

Temos que ler a segunda questão de Kardec aos espíritos superiores que foi:
Que se deve entender por infinito?
Resposta dos espíritos superiores: "O que não tem começo e nem fim; o desconhecido; tudo o que é desconhecido é infinito."

A terceira pergunta de Allan Kardec é de extrema importância, para que possamos compreender um pouco sobre Deus, a pergunta foi:
Pode-se-ia dizer que Deus é o infinito?
A resposta dos espíritos superiores foi: "Definição incompleta. Pobreza da linguagem dos homens, que é insuficiente para definir as coisas que estão acima de sua inteligência."
Em nota a esta questão Allan Kardec escreveu: Deus é infinito em suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo pela própria coisa, e definir uma coisa que não é conhecida, por uma coisa que também não o é.

O Fluido Universal Cósmico que está por todo o Universo não existindo um mínimo de espaço sem ser preenchido no Universo, a anti matéria que dar origem a tudo, são Criações de Deus, assim como as coisas mais simples e singelas que vemos nosso mundo físico em que muitas vezes não damos valor são todas criações de Deus, nós somos criações de Deus, existimos pelo Querer de Deus, mas será que estamos dando valor a vida? Pois, onde há vida há Uma Essência de Deus, mas que essa Essência ainda não possamos compreender devido a inferioridade da humanidade em que somos partes. Por isso que devemos dar valor a toda espécie de vida, porque o átomo um dia será um arcanjo, passando por toda a sua jornada evolutiva descobrindo a sua própria essência para depois ser digno de conhecer a Essência de Deus.

Na quarta questão  de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec vai em busca de provas da existência de Deus, vejamos:
Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?
Resposta dos espíritos superiores: "Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem, e vossa razão vos responderá."
Em nota Kardec fala: para crer em Deus basta lançar os olhos sobre as obras da criação. O Universo existe; ele tem, pois, uma causa. Duvidar da existência de Deus seria negar que todo efeito tem uma causa, e adiantar que o nada pode fazer alguma coisa.

Na quinta pergunta de O Livro dos Espíritos encontramos a questão sobre o sentimento intuitivo da existência de Deus, a pergunta é:
Que consequência se pode tirar do sentimento intuitivo que todos os homens carregam em si mesmos da existência de Deus?
Respostas dos espíritos superiores: "Que Deus existe; porque de onde lhe viria esse sentimento se Ele não repousasse sobre nada? É ainda uma consequência do principio de que não há efeito sem causa."

As perguntas 10, 11, 12  e 13 nos faz compreender melhor as nossas condições perante a Deus, vejamos as perguntas e as respostas:
10 - O homem pode compreender a natureza íntima de Deus?
Resposta dos espíritos superiores: "Não, é um sentido que lhe falta."
11 – Um dia será dado ao homem compreender o mistério da divindade?
Resposta dos espíritos superiores: "Quando seu espírito não estiver mais obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, estiver próximo Dele, então, ele O verá e O compreenderá."  
Kardec em nota à questão 11 diz: A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Na infância da humanidade, o homem o confunde, frequentemente, com a criatura, da qual lhe atribui as imperfeições. Mas, à medida que o senso moral se desenvolve nele, seu pensamento penetra melhor o fundo das coisas, e dele faz uma ideia mais justa e mais conforme a sã razão, embora sempre incompleta.
12 – Se não podemos compreender a natureza íntima de Deus, podemos ter uma ideia de algumas de suas perfeições?    
Resposta dos espíritos superiores: "Sim, de algumas. O homem as compreende melhor à medida que se eleva acima da matéria; ele as entrevê pelo pensamento."
13 – Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom, não temos uma ideia completa dos seus atributos?
Resposta dos espíritos superiores: "Do vosso ponto de vista, sim, porque credes tudo abraçar. Mas sabeis bem que há coisas acima da inteligência do homem mais inteligente, e para as quais vossa linguagem limitada às vossas ideias e às vossas sensações, não tem expressão adequada. A razão vos diz, com efeito, que Deus deve ter essas perfeições no supremo grau, porque se o tivesse uma só de menos ou não fosse de um grau infinito, ele não seria superior a tudo, e por conseguinte não seria Deus. Por estar acima de todas as coisas, Deus não deve suportar nenhuma vicissitude e não ter nenhuma das imperfeições que a imaginação pode conceber."

Então, para nós que seguimos a Doutrina Espírita de acordo com o nosso grau evolutivo e intelectual atual que se apresenta no mundo em que vivemos que está em grau de Provas e Expiações “ainda”, Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais. Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.

        Acreditar ou não em Deus cabe a cada um de nós, isto sendo o livre arbítrio, se Deus nos permite fazer as nossas próprias escolhas quem somos nós para tirar o livre arbítrio dos outros, ou os julgar perante as suas crenças? O parâmetro de crença em Deus é individualista, pois cada um ver Deus de sua forma, do seu nível de consciência atual. Vamos buscar a nossa essência, a nossa evolução rogando a Deus que nos conceda compreensão na vida para que possamos alcançar  o entendimento maior no futuro, que possamos levantar e depois retirar o véu da nossa inferioridade, para que assim possamos nos depurar e nos tornamos cada vez mais sutis no laborioso trabalho da nossa evolução.

Que Deus nos ampare sempre.
Jardim Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!