Translate

domingo, 26 de outubro de 2014

Post.179: MUNDOS TRANSITÓRIOS

Existem mundos que servem aos espíritos errantes como estações e locais de repouso, são mundos particularmente destinados aos seres errantes e nos quais podem habitar temporariamente; espécie de acampamentos, de campos para se repousar de uma erraticidade muito longa, estado sempre um pouco penoso. São posições intermediarias entre os outros mundos, graduados de acordo com a natureza dos espíritos que podem alcançá-los, e nele vivem um bem-estar maior ou menor.

Os espíritos que se acham nesses mundos transitórios podem deixá-los para irem aonde devem ir. Imaginemos como aves que, de passagem, pousam numa ilha para refazerem suas forças, a fim de alcançarem o seu destino.

Os espíritos progridem durante sua estada nos mundos transitórios, pois aqueles que se reúnem assim, o fazem com o objetivo de se instruírem e de poderem, mais facilmente, obter a permissão de alcançarem lugares melhores, e ascender à posição de espíritos mais evoluídos.

Os mundos transitórios não são perpetuamente destinados aos espíritos errantes, sua posição é apenas temporária, assim são estéreis transitoriamente. E não são habitados ao mesmo tempo por seres corporais, pois a sua superfície é estéril, ou seja,  é sutil; sendo que aqueles que os habitam não tem necessidade de nada. Em relação as belezas naturais desses mundos transitórios  se traduz pelas belezas da imensidade, que não são menos admiráveis das que chamamos de belezas naturais.

Como já sabemos o estado desses mundos é transitório, e a Terra já esteve um dia no mesmo estado, que foi durante a sua formação.

Nada é inútil na natureza: cada coisa tem o seu objetivo, a sua destinação; nada é vazio, tudo é habitado, a vida está em toda a parte. Assim, durante a longa série de séculos que se escoaram antes da aparição do homem sobre a Terra, durante esses lentos períodos de transição atestados pelas camadas geológicas, antes mesmo da formação dos primeiros seres orgânicos sobre esta massa informe, neste árido caos onde os elementos estavam confundidos, não havia ausência de vida. Os seres que não tinham as nossas necessidades, nem as nossas sensações físicas, aí procuravam refúgio. Deus quis que mesmo neste estado imperfeito ele servisse para alguma coisa. Quem então ousaria dizer que entre esses bilhões de mundos que circulam na imensidade, um só, um dos menores, perdido na multidão, tivesse o privilegio exclusivo de ser povoado?

Qual seria, então, a utilidade dos outros? Deus não os teria feito senão para recrear os nossos olhos? Suposição absurda, incompatível com a sabedoria que emana de todas as suas obras, e inadmissível quando se imagina tudo aquilo que não podemos perceber. Ninguém contestará que nesta ideia de mundos ainda impróprios à vida material e, portanto, povoado de seres viventes apropriados a este meio, há alguma coisa de grande e de sublime, onde se encontra, talvez, a solução de mais de um problema.



Fonte: O Livro dos Espíritos

2 comentários:

  1. Esse mundo poderia ser o mundo de quem esta em coma induzido em UTI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amigo Leitor!

      Não. Mundos transitórios são os mundos em que os espíritos desencarnados, que já deixaram a matéria vão. São Espíritos errantes os espíritos desencarnados que ainda precisam reencarnar para se aperfeiçoar. Aguardando no plano espiritual uma nova oportunidade de encarnação, encontrando-se assim na erraticidade. A erraticidade é o intervalo que se encontra o espírito de uma encarnação para outra.

      Segue o link sobre espíritos errantes: http://jardim-espirita.blogspot.com.br/2014/10/post178-espiritos-errantes-o-que-e.html

      Agradeço a sua visita ao Jardim Espírita, e sinta-se sempre bem vindo.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!