Translate

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Post.145: MÉTODOS CONTRACEPTIVOS NA VISÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA

Este é um assunto muito abrangente, em que é associado muitos fatores, como planejamento reencarnatório, planejamento familiar, e que envolve muitas áreas do conhecimento espírita e cientifico. No entanto, apenas vou abordar o tema métodos contraceptivos, da maneira mais fácil, simples e breve possível.  


A Associação Médico-Espírita do Brasil, considera na Carta de Princípios, que foi elaborada no II Encontro Internacional de Médicos Espíritas e IV Congresso Nacional da Associação Médico Espírita do Brasil em 21 de junho de 2003, que:
Nela fica que considerando os direitos do embrião desde o encontro dos gametas masculino e feminino, são favoráveis apenas a métodos anticoncepcionais capazes de impedir a fecundação. Além disso, somos contrários a qualquer método que interrompa ou dificulte o desenvolvimento do embrião.

Ou seja, sabemos que o espírito está ligado ao zigoto desde o encontro dos gametas (óvulo e espermatozóide) de seus pais, qualquer método que dificulte sua implantação no endométrio (parte interna do útero) está desperdiçando uma valiosa oportunidade que é a reencarnação, para a evolução do espírito.

São considerados abortivos, para a Doutrina Espírita a Pílula do Dia Seguinte e o DIU, pois pode já ter acontecido a fecundação, e esses métodos dificultam ou impedem a implantação do futuro bebê no útero. Caso seja indispensável à mulher o uso do DIU, devido a não adaptação a outros métodos contraceptivos, os médicos-espíritas indicam que no período fértil o casal associe algum método de barreira, como o preservativo – camisinha - evitando assim que o óvulo seja fecundado.

         Sendo assim, o melhor é o uso de métodos contraceptivos que evite que aconteça a fecundação, como as pílulas anticoncepcionais e as injeções que impedem a ovulação; ou o uso de método de barreira que impedem os espermatozóides de subirem através do colo do útero, impossibilitando a fecundação, o mais famoso e o mais viável método de barreira é o preservativo, conhecido também como camisinha.


Em relação à laqueadura de trompas e da vasectomia, que são métodos cirúrgicos que interrompem definitivamente a reprodução e na maioria das vezes são irreversíveis, Divaldo Pereira Franco diz: “Está incluída nos motivos que levam o indivíduo à sua realização. Quando se trata de motivação egoísta, tendo em vista o prazer sem responsabilidade em relação à parte, a intenção assinala o perispírito, podendo, face à conduta moral adotada, trazer consequências futuras em próxima reencarnação.”
Ou seja, quando a mulher ou o homem estão satisfeitos com a quantidade de filhos que possuem, fazer a laqueadura de trompas, ou o homem a vasectomia, é viável, pois já alcançaram a sua realização. Mas, se o homem ou a mulher não possuem filhos e realizam tais processos para evitar filho e sendo apenas pela busca de prazer, do sexo sem compromisso, neste caso vão sofrer as consequências de tal ato em uma próxima reencarnação, como possivelmente sofrendo de problemas reprodutivos, e/ou nos órgãos reprodutores.   

Os métodos contraceptivos que menos causam prejuízos ao organismo são os métodos comportamentais ou de abstinência periódica, esses identificam o período fértil, no qual se deve evitar a relação sexual, possuem grande índice de falha e necessitam de disciplina para serem usados, como a tabelinha, o controle do muco cervical, o controle da temperatura basal. E os métodos de barreira como o preservativo (e lembrando que apenas o preservativo protege contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis).

O Espiritismo não estabelece regras de moral ou de comportamento, cabe a cada um saber o que é melhor para si, os acertos ou os erros são nossa responsabilidade. Temos que cuidar e zelar pela saúde e o bem estar do nosso corpo físico, pois é um instrumento sagrado que Deus nos deu para usarmos da melhor maneira possível no processo evolutivo, não danificá-lo é nosso dever, e ainda temos o compromisso natural de gerar vidas. Que as vidas sejam geradas com compromisso, com responsabilidade, com consciência, e não pelo acaso, pelo meio da leviandade, que esses fatores geram mais ainda números de abortos, que é uma imensa tristeza. Uma base para a nossa vida é o seguinte ensinamento de Jesus: “Fazei aos outros o que gostaríamos que eles nos fizesse.”

Em resumo, aprendemos que desde a concepção, o espírito encontra-se em processo de reencarnação. Os métodos contraceptivos que auxiliam o planejamento familiar, são validos, desde que não permita que não aconteça a fecundação. Tornam-se abortivos se a fecundação já houver ocorrido.  



“A Lei Divina da preservação da espécie é um fenômeno tão sublime e digno de respeito como os demais fenômenos ou maravilhas do Universo. O seu aspecto deprimente em face do conceito humano é produto exclusivamente da mentalidade animalesca do próprio homem, que subverte a ordem natural de uma técnica criadora em atos condenáveis de lubricidade.” (Ramatis – espírito)


*OBS.: Postagem feita em resposta à pergunta da leitora Paula. 

3 comentários:

  1. Boa noite,
    Obrigada pelas explicações, foram de grande auxílio.
    Fico muito feliz em saber que minha dúvida impulsionou esta postagem, podendo esclarecer a outros leitores sobre a visão da Doutrina acerca dos métodos contraceptivos. A cada leitura fico mais fascinada e motivada em continuar o aprendizado da doutrina Espírita.
    Mais uma vez, obrigada!
    Abraços,
    Paula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, fico muito feliz em ter te ajudado. Qualquer duvida é só perguntar, posso demorar um pouco devido a tempo disponível, mas respondo. Espero que você sempre venha visitar o Jardim Espírita, todas as semanas estou publicando postagens. Te agradeço por está gostando do trabalho no blog e das postagens, há um imenso jardim de conhecimento a luz do espiritismo que você precisa conhecer, como eu também preciso.
      Abraço. Muita paz, harmonia e luz pra você.

      Excluir
  2. obrigado amigos do jardim por essa postagem tão gratificante e explicativa sobre métodos anticonceptivos continuem assim trabalhando em favor da luz da harmonia e de auxílios os que precisam muito obrigado.

    ResponderExcluir

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!