Translate

quinta-feira, 22 de maio de 2014

IDEIAS INATAS

Crianças com conversas e respostas corretas, acima da capacidade referente a sua idade cronológica. As suas “atitudes e falas precoces” causam constrangimento ao conhecimento dos pais e dos adultos que tem contato com elas. Este fato são as ideias inatas.


Ideias inatas é uma vaga lembrança que o espírito conserva quando está encarnado, algum traço das percepções que teve e dos conhecimentos que adquiriu nas suas existências anteriores. Os conhecimentos, adquiridos, em cada existência não se perdem. Durante a encarnação, o espírito pode esquecê-los em parte, mas a intuição que deles guarda ajuda o seu adiantamento. Se não fosse possível guardar tais ideias o espírito sempre teria que recomeçar do zero, mas como guarda os conhecimentos, as experiências de outras vidas, o espírito parte em cada nova existência, do ponto em que chegou da existência anterior.

As pessoas que sem estudo, parecem ter a intuição de certos conhecimentos, como para idiomas, para o cálculo, como para tantos outros assunto... Isso é lembrança do passado; é o progresso anterior da alma, mas do qual não tem consciência. Pois, o corpo muda, mas o espírito não muda, embora troque de corpo.

Na reencarnação pode perder-se certas faculdades intelectuais, deixando-se de ter, por exemplo, o gosto pelas artes, caso o espírito corrompeu essa inteligência ou fez um mau emprego dela. Mas também, uma faculdade pode permanecer adormecida durante uma existência, porque o espírito veio para exercitar, ou aprender uma outra, que com ela não tem relação; então, as faculdades do seu conhecimento fica em estado latente para ressurgir mais tarde.


Nem sempre há uma grande conexão entre duas existências seguidas como podemos imaginas, porque as posições frequentemente, são bem diferentes e, no intervalo de uma encarnação e outra, o espírito pode ter progredido. Pode acontecer do homem conservar, em suas novas existências, os traços do caráter moral de suas existências anteriores. Mas, quando o ser humano se melhora, ele muda. Sua posição social pode, também, não ser a mesma; de senhor passa a ser servo, seus gostos serão diferentes, e nisso há dificuldades de reconhecê-lo. Sendo o mesmo espírito em diferentes encarnações, suas vidas podem ter, de uma a outra, certas semelhanças em algumas particularidades, porém modificadas pelos costumes da sua nova posição, até que um aperfeiçoamento notável venha a mudar completamente seu caráter. De orgulhoso e mau, pode tornar-se humilde e humano, caso tenha o arrependimento.

É uma lembrança que o homem conserva mesmo no estado selvagem, o sentimento da existência de Deus e o pressentimento da vida futura, pois ele sabia como espírito antes de encarnar; mas o orgulho sufoca muitas vezes esse sentimento.

        Em relação as lembranças que se devem certas crenças relativas à Doutrina Espírita, e que se registram em todos os povos, os espíritos esclarece que: “Esta doutrina é tão antiga quanto o mundo; por isso, encontramo-la por toda a parte, sendo uma prova de que é verdadeira. O espírito encarnado, conservando a intuição de seu estado como espírito, tem consciência instintiva do mundo invisível, porém, muitas vezes, os preconceitos falseiam essa idéia e a ignorância a mistura com a superstição.” 


Nós adultos obviamente temos também as ideias inatas não são apenas as crianças, no entanto, as crianças cada vez mais estão vindo com as ideias inatas mais claras e mais fortes, devido já ao seu adiantamento que conseguiram em vidas anteriores, por isso a importância de saber “moldar” com carinho, amor e sabedoria esses humanos tão especiais que estão começando mais uma vida na matéria. As crianças merecem e precisam de todo nosso apoio.  Usemos nossas ideias inatas para o bem das crianças.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!