Translate

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Post.88: OS ESPÍRITOS NO DIA DE FINADOS

         No dia de finados o ambiente espiritual nos cemitérios fica tumultuado, tal como ocorre no plano físico. Pois, os espíritos estão presentes em suas sepulturas, sendo em maior número, porque existem mais pessoas que os chamam, pois eles atendem ao apelo do pensamento, nesse dia, como nos outros dias; mas cada um vem por causa dos seus familiares e amigos e não pela multidão dos indiferentes. E também muitos espíritos que estão vagando desocupados e curiosos vão aos cemitérios, atraídos pela movimentação das pessoas, alguns deles comparecem respeitosos enquanto outros se entregam à brincadeiras e à zombarias.  


         As flores, os enfeites, as velas, os mausoléus, não influenciam no estado espiritual do desencarnado, somente os espíritos ainda muito ligados às manifestações materiais poderiam se importar com o estado do seu túmulo, e mesmo estes em pouco tempo percebem a inutilidade, em termos espirituais, de tais arranjos. O carinho com que são cuidados os túmulos só tem algum valor para os encarnados, que devem ter cuidado para não criarem um estranho tipo de culto.

Os espíritos
         Quando o espírito alcança um certo grau de perfeição, não tem mais a vaidade terrena e compreende a futilidade de todas as homenagens prestadas aos seus despojos mortais. Mas há espíritos que nos primeiros momentos da sua morte sentem um grande prazer com as homenagem que lhes prestam, ou um desgosto com o abandono dos seus despojos, porque nos dois casos conservam, ainda, algumas idéias desse mundo físico. Já os espíritos esquecidos, cujos túmulos ninguém vai visitar, não se prendem senão pelo coração; se aí não há amor, não há nada que retenha o espírito. Para os espíritos sofredores e perturbados, a prece será de grande beneficio. Já para os espíritos que estão conscientes do seu desencarne, e aceitando a nova realidade, a prece também chegará como um bálsamo, pela lembrança e pelo carinho. Há espíritos que apenas são lembrados no dia de finados, por isso gostam da homenagem; outros que gostariam de serem lembrados no seu antigo lar; outros com maior entendimento, pedem que usem o dinheiro das flores, das velas... em alimentos aos pobres. 


         Os espíritos se sensibilizam com as lembranças de amor que se tem por eles, se são felizes essas lembranças aumenta-lhes a felicidade;se são infelizes, são para eles um alívio, isto independente de data especificada. Aos desencarnados bons pensamentos e prece, sempre.

2 comentários:

  1. estou frequentando a algum tempo e lendo meu pai se foi a quase 2 meses e tanta coisa eu queria entender porque eu estava junto na hora? porque ele foi tão jovem eu sempre sonhei ter ele até os 90 anos comigo sinto demais a falta
    eramos muito ligados eu , ele e minha mãe , agora tudo esta sem muito sentido, a casa esta grande demais para só nós e as coisas não estão andando ssm ele para orientar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cléo Antunes!

      Ainda é muito recente a ida do seu pai para o mundo espiritual, e nesse processo de perde sempre se quer alguma explicação, mas como é muito recente é como se a mente estivesse ainda tumultuada em um processo de luto, nisso não raciocinamos com tanta clareza.

      Nada em nossa vida acontece por acaso. E nossas expectativas e sonhos são apenas o nosso querer, mas que existe algo muito maior que trabalha de uma forma que não compreendermos devido ao nosso estagio evolutiva, que é a vida. Temos que compreender que cada um de nós temos as nossas próprias necessidades espirituais, as necessidades espirituais de seu pai não são as suas. Possivelmente ele necessitava regressar ao mundo espiritual ainda jovem como você falou, devido a alguma necessidade espiritual que ele carregava. O nosso egoísmo quer prender as pessoas que amamos ao nosso lado, no entanto, temos que deixar essas pessoas que amamos partir para o próprio bem delas, amar é libertar, e não prender, pois estamos aqui na Terra apenas de passagem, a vida aqui na Terra não é a verdadeira vida, a nossa verdadeira vida é a vida espiritual, a vida aqui no mundo material serve para aprendermos e depois voltarmos para casa, para a nossa verdadeira forma, que é no mundo espiritual. Temos que compreender que somos seres espirituais vivenciando a experiência no mundo material.

      Quando não nos conformamos com o regresso das pessoas que amamos para o mundo espiritual, estamos dificultando a vida do ente querido que partiu e a nossa aqui na Terra. Temos que compreender que a vida age de uma forma que desconhecemos, e que não é o nosso egoísmo que vai impossibilitar as curvas que a vida nos apresenta, cabe a nós trabalharmos o nosso desapego, apesar de extremamente difícil que seja, da falta que a presença do ser amado nos faz. A vida continua para o seu pai, pois a morte não existe, ele continua sendo o que sempre foi, com todos os sentimentos que ele tem por você e sua mãe. Por isso que não se deve ficar se lamentando e nem em um ciclo de sofrimento profundo, porque ele precisa se adaptar ao mundo espiritual, ser livre para seguir o caminho dele. E vocês aqui que ficaram continuar a viver a vida de vocês, cada vez mais volta para o amor. E vocês estão maduro o suficiente para seguir sem ele, existe força dentro de vocês, acreditem no potencial de vocês. Apesar de estar tudo fora do lugar na vida de vocês, mas Deus não desampara ninguém.

      Meu pai partiu para o mundo espiritual quando eu tinha 3 anos de idade, ele regressou ainda jovem para o mundo espiritual. Mas é com o tempo que compreendemos a necessidade que cada um temos no nosso caminho evolutivo, que apesar de sermos da mesma família aqui na Terra nossos caminhos evolutivos pertence apenas a nós mesmos. Para entender mais a vida procurem uma casa espírita kardecista, que são aquelas que seguem a codificação de Allan Kardec.

      Somos todos visitantes deste tempo, deste lugar. Estamos só de passagem. O nosso objetivo é observar, crescer, amar... E depois vamos para casa.
      (Provérbio aborígene)

      Desejo que minha resposta te proporcione reflexão e que te ajude de alguma forma. Que Jesus nos ampare sempre.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!