Translate

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Post.83: AS MÁS PAIXÕES

     A paixão está no excesso acrescentado à vontade, porque este princípio foi dado ao homem para o bem, e as paixões podem levá-lo a grandes coisas, sendo que o abuso que delas se faz é que causa o mal. As paixões são alavancas que tornam as forças do homem muito maior que o  normal, e assim o ajudam na realização dos objetivos da Providência. Mas se, em lugar de as dirigir, o homem se deixa dirigir por elas, cai nos excessos e a própria força que, em suas mãos, poderia fazer o bem, recai sobre ele e o faz sucumbir.
     
     Todas as paixões tem seu princípio num sentimento ou necessidade natural. O princípio das paixões, portanto, não é um mal, visto que repousa sobre uma das condições providenciais de nossa existência. A paixão se torna má, quando ela está no excesso e não na causa, e esse excesso torna-se um mal quando tem por consequência um resultado que trás um mal qualquer. Toda paixão que aproxima o homem da natureza animal, o distancia da natureza espiritual.

     Os males que afligem os homens na Terra, têm por causa o orgulho, o egoísmo e todas as más paixões. Pelo contato de seus vícios, os homens se tornam reciprocamente infelizes e se punem uns pelos outros. Que a caridade e a humildade substitua o egoísmo e o orgulho, então não procurarão mais se prejudicarem; respeitarão os direitos de cada um, e farão reinar, entre eles, a concórdia e a justiça.

     Mas como destruir o egoísmo e o orgulho que parecem inatos no coração do homem? O egoísmo e o orgulho estão no coração do homem, porque os homens são espíritos que seguiram, desde o princípio, o caminho do mal, e que foram exilados na Terra em punição desses mesmos vícios; aí está ainda seu pecado original, do qual muitos não se despojaram. Pelo Espiritismo, Deus vem fazer um último apelo à prática da lei ensinada pelo Cristo: a lei de amor e da caridade.

     Todo sentimento que eleva o homem acima da natureza animal, anuncia a predominância do espírito sobre a matéria e o aproxima da perfeição. O homem pode vencer as suas más tendências pelos seus esforços, e algumas vezes, por fracos esforços; mas o que lhe falta é a vontade.


     Quando o homem ora a Deus e ao seu Guia Espiritual com sinceridade, recebe a assistência dos bons espíritos, pois eles vêem em sua ajuda, porque é a sua missão. O meio mais eficaz de se combater a predominância da natureza corporal é praticar a abnegação de si mesmo.

"Todas as paixões são boas quando somos senhores delas, e todas são más quando se assenhoreiam de nós." (ROUSSEAU)



Fonte:  O que é o Espiritismo – Parte: O Espiritismo em sua mais simples Expressão. Itens: 31 e 32.                   
            O livro dos Espíritos – Questões 907 à 912

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!