Translate

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

DIA DE FINADOS NA VISÃO ESPÍRITA

     Com o Espiritismo aprendemos que nosso espírito é imortal, nisto a morte é apenas uma passagem para o plano espiritual, não existindo o nada, mas sim com toda a certeza a verdadeira vida. A morte existe para que possamos transitar da vida material para a vida espiritual, permitindo desta maneira que nossa moral e nosso intelecto sejam desenvolvidos.

     Embora carregamos tais entendimento sobre a vida futura, o nosso coração fala mais alto no desencarne de um ente querido, e a saudade bate forte. Mas carregamos a certeza de um novo reencontro no futuro; isso nos possibilita pensar mais adiante, refletindo sobre a vida espiritual, lançando o olhar para a nossa vida futura, pois sabemos que ele foi libertado primeiro que nós do mundo material, e voltou para a verdadeira morada.

     Nós espíritas homenageamos os desencarnados todos os dias, quando lembramos deles com pensamos de alegria, de paz e sentimentos edificantes; sabemos que estão vivos de uma outra forma, e mais que nunca junto de nós, assim cada pensamentos que emanamos a eles, a conexão entre nós se estabelece, unindo os dois planos. Não julgamos quem vá a cemitérios prestar as suas homenagens, é favorável, mas que as homenagens sejam realizadas com sinceridade e não apenas de forma convencional e porque é cultura.

     A visita ao túmulo é um modo de manifestar que se pensa no espírito ausente no plano físico. Para nós o lugar mais indicado para lembrá-los é em nossas casas, ao invés da frieza dos cemitérios. Pois nossos  familiares desencarnados preferem receber nossa mensagem de saudade e carinho envolvida nas vibrações do ambiente familiar, não importando a situação espiritual em que eles se encontrem, pois os nossos pensamentos sempre os alcança. Realizar  nossa prece, sem importar o lugar, sendo ela feita de coração. É a prece o maior auxílio/beneficio concedido aqueles que partiram, não havendo uma data especifica para ser realizada.

     E quando chorar que seja pela saudade, mas uma saudade equilibrada, sem nenhuma sombra de revolta e inconformismo. Pois, as lamentações exageradas causam sofrimento e perturbações, para quem partiu, causando assim desequilíbrio. Se somos conformados e realizamos preces para os desencarnados, eles tem mais uma ajuda a seguir na sua nova jornada, pois como para nós é difícil se acostumar sem a presença física deles, para eles também não é tão fácil se adaptar na sua nova vida, isto de acordo com a sua evolução.  Devemos nos esforçar, sempre para que quando lembramos deles, que nosso pensamento seja de saudade equilibrada, de desejo de paz e bem-estar, de apoio e afeto e jamais de desespero, de acusação, de culpa ou de remorso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!