Translate

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Post.86: AS SIMPATIAS E AS ANTIPATIAS A PRIMEIRA VISTA ENTRE AS PESSOAS

Todos nós já percebemos que algumas vezes quando encontramos uma pessoa, uma simpatia é logo aflorada por ambas as partes; já com outras pessoas surge um entrave, uma antipatia. Por que será que isso ocorre?

As simpatias e as antipatias entre as pessoas que se vêem pela primeira vez, são o mais frequentemente indivíduos que se conheceram, e algumas vezes se amaram, numa existência precedente, e que, se reencontrando, são atraídas uma para outra. E as antipatias instintivas também são frequentemente, de relações anteriores.

Esses dois sentimentos podem ainda ter uma outra causa, pois o perispírito irradia ao redor do corpo uma espécie de atmosfera impregnada das qualidades boas ou más do espírito encarnado. Duas pessoas que se encontram, pelo contato dos fluidos, experimentam a impressão; essa impressão é agradável ou desagradável e os fluidos tendem a se confundirem, ou a se repelirem, segundo sua natureza semelhante ou dessemelhante. É assim que se pode explicar o fenômeno da transmissão do pensamento. Pelo contato dos fluidos, duas almas se compreendem de alguma maneira uma à outra; elas se adivinham e se compreendem sem se falarem.

Os espíritos que não se simpatizam não são necessariamente maus. A antipatia pode nascer da diferença na maneira de pensar, mas, à medida que eles se elevam, as diferenças se apagam e a antipatia desaparece. Sendo que, a antipatia entre duas pessoas não nasce em primeiro lugar, naquele que tem o espírito pior, as causas e os efeitos são diferentes. Um espírito mau tem antipatia contra qualquer um que o possa julgar e desmascarar; vendo uma pessoa pela primeira vez, ele sabe que vai ser desaprovado. Seu afastamento se transforma em ódio, em ciúme, e lhe inspira o desejo de fazer o mal. O bom espírito tem repulsa pelo mau, porque sabe que não será compreendido e que não partilham os mesmos sentimentos; mas seguro de sua superioridade, não tem contra o outro nem ódio, nem ciúmes, contentando-se em evitá-lo e lastimá-lo. 

2 comentários:

  1. Texto muito esclarecedor!
    Já havia ouvido falar sobre as simpatias e antipatias, mas nunca senti de verdade uma antipatia por ninguém, tipo odiar alguém, falar mal daquela pessoa sem nem ao menos conhecê-la, como já vi algumas pessoas agirem assim logo que conhecem alguém... mas tem pessoas que simplesmente não me agradam, logo a primeira vista percebo nelas alguma coisa que não é confiável, mas não me faz ter maus sentimentos, apenas evito a pessoa. Mas se a pessoa quiser se aproximar de mim tb não me fecho, aí passo a observar seu comportamento e suas atitudes, afinal nem tudo o que parece é, tem pessoas que tem pensamentos negativistas ou estão passando por maus momentos e acabam transmitindo uma energia ruim...
    Abraços fraternos.
    Paz contigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thairys!!! Fico contente de ver você sempre aqui no Jardim Espírita. E ótimo que esta postagem sobre As Simpatias e Antipatias te fez compreender melhor o sentimento para com as pessoas.
      Abraços fraternos para você!
      Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!