Translate

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

A TERRA JÁ ERA POVOADA DEPOIS QUE CAIM MATOU ABEL?



          Caim (depois da morte de Abel) respondeu ao Senhor: Minha iniquidade é
muito grande para poder dele obter o perdão. – Vós me expulsais hoje de cima da Terra, e eu irei me esconder de diante de vossa face. Eu serei fugitivo e vagabundo sobre a Terra, portanto, quem quer que me encontre, me matará. – O Senhor lhe respondeu: Não, assim não será; porque quem matar Caim será punido muito severamente por isso. E o Senhor pôs um sinal sobre Caim, a fim de que aqueles que o encontrassem não o matassem.


         Tendo Caim se retirado de diante da face do Senhor, foi vagabundo sobre a Terra, e habitou a região oriental do Éden. – E tendo conhecido sua mulher, ela concebeu e pariu Henoch. Ele edificou uma cidade, a que chamou Henoch (Enochia) do nome de seu filho.

         Se se prender à letra da Gênese, eis a que consequências se chega: Adão e Eva estavam sozinhos no mundo depois de sua expulsão do paraíso terrestre; não foi senão posteriormente que tiveram por filhos Caim e Abel. Ora, tendo Caim matado o seu irmão e tendo se retirado para uma outra região, não reviu mais seu pai e sua mãe, que ficaram de novo sozinhos; não foi senão muito tempo depois, com a idade de cento e trinta anos, que adão teve um terceiro filho, chamado Seth. Depois do nascimento de Seth, ele viveu ainda, segundo a genealogia bíblica, oitocentos anos, e teve filhos e filhas.

          Quando Caim veio se estabelecer no oriente do Éden, não havia, pois, sobre a Terra senão três pessoas: seu pai, sua mãe e ele, sozinho de seu lado. Entretanto, ele teve uma mulher e um filho; qual poderia ser essa mulher, e onde pudera tomá-la? O texto hebreu diz: Ele estava edificando uma cidade, e não ele edificou, o que indica uma ação presente e não uma ulterior; mas uma cidade supõe habitantes, porque não se deve presumir que Caim a fez para ele, sua mulher e seu filho, nem que pôde construí-la sozinho.

         É necessário, pois, inferir desse relato mesmo que a região estava povoada; ora, não poderia sê-lo pelos descendentes de Adão,  que então não tinha outro descendente senão Caim.

         A presença de outros habitantes ressalta igualmente desta palavra de Caim: “Eu serei fugitivo e vagabundo, e quem quer que me encontre me matará,” e da resposta que Deus lhe deu. Por quem  poderia temer ser morto, e para que o sinal que Deus pôs sobre ele para preservá-lo, se não deveria encontrar ninguém? Se, pois, havia sobre a Terra outros homens fora da família de Adão, é porque aí estavam antes dele; de onde esta consequência, tirada do próprio texto da Gênese, que Adão não foi nem o primeiro e nem o único pai do gênero humano.

         Está ideia não é nova. La Peyrère, sábio teólogo do século dezessete, em seu livro aos Pré-adamitas, escrito em latim e publicado em 1655, tirou do próprio texto original da Bíblia, alterada pelas traduções, a prova evidente de que a Terra era povoada antes da vinda de Adão. Esta opinião é hoje a de muitos eclesiásticos esclarecidos. 


Fonte: A Gênese – Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. Allan Kardec. Cap. XII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!