Translate

domingo, 2 de novembro de 2014

Post.181: ESFERAS DE VIDA NO MUNDO ESPIRITUAL

No Evangelho de João, cap. XIV, v. 1,2,3, encontramos: “Que vosso coração não se turbe. Crede em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, eu já vos teria dito, porque eu me vou para vos preparar o lugar e depois que eu tenha ido e que vos tenha preparado o lugar, eu voltarei e vos retomarei para mim, a fim de que lá onde eu estiver aí estejais também.”  
Quando Jesus fala que, “Há muitas moradas na casa de meu Pai.” Nós espíritas temos  duas forma de interpretar esta informação, que é:
. diferentes moradas são os mundos que circulam no Universo;
. diferentes esferas em torno da Terra.

Os espíritos por meio da mediunidade, informa-nos algumas das infinitas esferas de vida no Mundo Espiritual, informações estas que são nos passadas na maioria das vezes por meio da literatura mediúnica espírita. Assim, é do nosso conhecimento as seguintes esferas espirituais:
- Abismo
- Trevas
- Esferas Terrestres
- Umbral
- Zona de Transição
- Esferas Superiores
- Esferas Resplandescentes
Vejamos as características destas esferas espirituais:

ABISMO
Esta região espiritual é de sofrimentos indescritíveis, sendo destinada para aqueles espíritos que cometeram os mais graves crimes contra as Leis Divinas. Os espíritos ligam-se à esta região por meio da sua consciência e reúnem-se em “vales” ou “áreas”, conforme os erros graves que tenham realizado na ultima reencarnação.
No livro Memórias de um Suicida, o espírito Camilo relata os seus sofrimentos por causa do suicídio que cometeu.
Já o espírito Euzébio nos relata no livro A Luiz que: “Aqui os avarentos, os homicidas, os cúpidos e os viciados de todos os matizes se agregam em deplorável situação.”

TREVAS
São regiões espirituais sem qualquer luminosidade, sendo morada de espíritos ainda envolvidos por variadas vibrações do mal e que tenham tido comportamento moral condenável em suas reencarnações.
A Luiz no livro Libertação nos relata sobre uma expedição a uma região espiritual sustentada por vibrações espirituais negativas: “Vizinha a região dos homens, começa um vasto império espiritual. Aí se agitam milhões de espíritos imperfeitos, que partilham com as criaturas terrenas, as condições de habitabilidade da crosta do mundo.”

ESFERAS TERRESTRES
O Planeta Terra ainda é um mundo de Provas e Expiações, onde domina o mal. Desta forma, espíritos viciosos das mais diferentes natureza sintonizam com as vibrações inferiores das pessoas,  magnetizado-as permanecendo a ela ligados.
O espírito Manoel Philomeno de Miranda, no livro Nas Fronteiras da Loucura, psicografia de Divaldo P. Franco; comenta à época do carnaval na cidade do Rio de Janeiro, para que as pessoas possam avaliar o seu estado vibracional e o envolvimento com pensamentos de baixo nível. Manoel Philomeno, diz: “As mentes em torpe comércio de interesses subalternos, haviam produzido uma psicosfera pestilenta na qual se nutriam vibrões psíquicos, formas-pensamentos de mistura com entidades perversas, viciadas, dependentes, em espetáculo pandemônico, deprimente.”

UMBRAL
Esta região espiritual começa na crosta terrestre; concentrando-se no umbral tudo o que não tem finalidade para a vida superior. É uma região para esgotamento de resíduos mentais; os espíritos aí confinados julgam-se injustiçados e sentem-se sem esperança, alguns por não terem encontrado na vida espiritual aquilo que suas crenças religiosas divulgavam.
No livro Nosso Lar, psicografia de Francisco Cândido Xavier, encontramos a seguinte informação: “Legiões compactas de almas irresolutas e ignorantes, que não são suficientemente perversas para serem enviadas à colônia de reparação, mais dolorosa, nem bastante nobres para serem conduzidas a planos de elevação. Então, é uma região semitrevosa habitada por espíritos que carregam culpa na consciência, em consequência de erros diversos contra as Leis Divinas.

ZONAS DE TRANSIÇÃO
São as colônias espirituais. Os espíritos que nelas se encontram a alcançaram por méritos da sua consciência, encontrando nas colônias amparo, e assistência, tendo toda as condições para se reajustar e até mesmo evoluir. São espíritos que conquistaram as condições de vibrações mais evoluídas.
Nosso Lar, Colônia Socorrista Moradia, Colônia Campo de Paz, Casa Transitória de Fabiano, Colônia da Música, Redenção, Alvorada Nova, são algumas das colônias aqui do Brasil.

ESFERAS SUPERIORES
          Estas regiões são de felicidade, onde encontram-se espíritos devotados de grande elevação moral, que são os bons espíritos e os espíritos superiores.

ESFERAS RESPLANDESCENTES
São regiões espirituais onde impera a bondade, a confiança e a felicidade verdadeira.
O espírito Emmanuel no livro Renúncia, psicografado por Francisco Cândido Xavier, descreve uma região espiritual deste nível de esfera como sendo paisagens que nossa pobre imaginação não consegue nem sonhar.

Prestemos atenção porque quando desencarnarmos nós vamos para algumas destas esferas, cabe a nós trabalharmos pelo sucesso ou insucesso da nossa consciência.  Em qual esfera seremos dignos de habitar? Então vamos prestar atenção nas atitudes e no rumo que nossa vida está tomando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!