Translate

domingo, 6 de abril de 2014

SIMPLIFICA

          Será que a vida é mais simples do que pensamos? E que somos nós que a complicamos e dificultamos? Será que nossas preocupações muitas vezes tomam proporções exageradas? Será que nos martirizamos além do que podemos suportar ou além da realidade? Será que não reclamamos demais das coisas? Será que não acumulamos muitas coisas matérias sem necessidade? Será que não acumulamos sentimentos perturbadores, como raivas, tristezas, pessimismo?...
         O Espírito Emmanuel nos apresenta nesta mensagem chamada Simplifica, como podemos tornar a nossa vida mais funcional, mais simplificada, mais objetiva, sem “entulhos” acumulados tanto em nossa mente, como na área sentimental, nas posses físicas exageradas.     




Simplifica

Se desejas a bênçãos da paz, simplifica a própria vida para que a tranquilidade te favoreça.

Muitos recorrem ao auxílio dos outros, esquecendo a necessidade do auxílio a si mesmo.

Encarceram-se no cipoal das preocupações sem proveito, adquirindo compromissos que lhes prejudicam a senda e acabam suplicando o socorro da caridade, quando, mais avisados, poderiam entesourar amplos recursos para a assistência generosa aos mais desfavorecidos do mundo, empregando o talento das horas nas mais ricas sementeiras da simpatia.

É que se extraviam nas ambições desregradas, buscando para si próprios os mais duros grilhões de angustia ou fixando aos ombros frágeis, cruzes e fardos difíceis de suportar.

Não se contentam em viver com segurança o dia que o Senhor lhes concede. Preferem sofrer por antecipação as tempestades morais do amanhã remoto que, talvez, jamais sobrevenham.

Não se conformam com o pão abençoado de hoje. Reclamam celeiro farto para longos anos, à frente da luta que lhes é própria, ignorando se a morte lhes espreita os passos na vizinhança.

Não se alegram com o agasalho valioso de agora. Exigem guarda-roupa repleto e variado de que provavelmente não mais se utilizarão, enquanto companheiros da marcha humana exibem a pele desnuda e fria.

Não se resignam a possuir dinheiro prestimoso que lhes soluciona os problemas da hora em curso. Suspiram pela caderneta de banco dominadora e invejável, que lhes marque o nome com a melhor expressão financeira, não  obstante a penúria que magoa, implacável, o lar alheio.

Aprenda a viver o minuto que Deus te empresta no corpo físico, amealhando a luz do conhecimento nobre e fazendo aos outros o bem que possas.

Auxilia, perdoa, trabalha, ama e serve, gastando sensatamente os recursos que o Céu te situou no caminho e nas mãos, como quem sabe que a Contabilidade Divina a todos nos procura no grave instante do acerto justo.

E, simplificando as próprias experiências, reconhecer-te-ás mais leve e mais feliz, habilitando-te,  por fim, à libertação espiritual que, infalivelmente, convocar-te-á hoje ou amanhã para o regresso à vida maior.


Psicografia de Chico Xavier, pelo espírito Emmanuel.
Mensagem do livro Mentores e Seareiros, editora IDEAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!