Translate

quinta-feira, 10 de abril de 2014

PÁSCOA NA VISÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA

Em hebraico a palavra Páscoa significa libertação. Que é a comemoração da libertação dos escravos hebreus do Egito, liderados por Moisés. A Páscoa no contexto Cristão (usado principalmente pelos católicos) surgiu pela crucificação e ressurreição de Jesus Cristo, em que tem o sentido do perdão aos pecados através da morte de Jesus, sendo Ele o Cordeiro de Deus, porque no tempo de Moisés era costume sacrificar um cordeiro para agradar à Deus, nisto a crença de que Deus sacrificou Jesus para libertar a humanidade dos pecados.

Para nós espíritas os “pecados”, são os erros cometidos, são as falhas morais, e cabe a nós nos melhorarmos e assumirmos os nossos erros, pois somos nós que cometemos as faltas, e assim a responsabilidade é toda nossa de pagarmos por eles. Jesus, é o nosso Guia de como devemos viver, e Ele não morreu para nos salvarmos e nem tirar os nossos “pecados”, se assim fosse estaríamos vivendo já em um mundo feliz, sem violência, descaso, sofrimentos, expiações... É a Lei do Universo, pagarmos pelo que fazemos, uma lei imutável. Jesus veio mostrar o caminho para a nossa evolução, libertação e não morrer pelos nossos erros.

Para o Espiritismo a comemoração da Páscoa é diária, assim como a comemoração do Natal; comemoramos não no sentido de comer ovo da páscoa e peixe neste período, nem de dar e receber presentes todos os dias, é no sentido de trabalharmos o nosso melhoramento, pois estas datas mudam de alguma forma o psiquismo humano em tais períodos de comemoração, que faz com que o ser humano pense mais na vida, e no próximo, por isso que não se deve ser vivenciado apenas nestes dois períodos do ano: a caridade, o amor, a reflexão em relação aos nossos erros e do melhoramento das atitudes, da moral... Devem serem exercitados, buscados e vivenciados diariamente. É a busca para libertação de certas atitudes que não sejam edificantes, de más tendências, de sentimentos inferiores. É a construção para vivencias mais harmoniosas, até para com nós mesmo, é a busca pelo equilíbrio...


Ainda a Páscoa é confundida (e o Natal também) com festas, presentes, comidas... No período da Páscoa se dar muita importância ao ovo da páscoa, ao peixe, ao coelhinho da páscoa, a não comer carne vermelha, mas isto acontece também pelo fato que as pessoas ainda necessitam de rituais, que estão apegadas aos fatos matérias, que ainda não se deram conta dos parâmetros mais além das coisas tangíveis, mais além das cosias matérias.

Devemos viver com dignidade; sem causar danos ao nosso corpo físico, como não fazer uso de bebidas alcoólicas, de cigarro, de drogas, de comidas em excesso e que faz mal a saúde, do sexo sem responsabilidade; sem enganarmos ao próximo e sem viver com mentiras e de mentiras; sem cometer abortos; sem desejar mau ao próximo; respeitando a natureza e os animais; perdoando... É a busca da melhoria do nosso padrão de comportamento, uma busca diária, sem desanimar, tendo perseverança.

A reflexão para o nosso melhoramento não se faz apenas na Páscoa e depois se esquece até a próxima páscoa, é uma atividade constante, que tem que ter disciplina, para alcançarmos a nossa libertação, inspirados pela vida e máximas de Jesus Cristo.  

Então desejo Páscoa (libertação) para você, para me, e para todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!