Como vimos
na postagem 114, a mediunidade é inerente ao homem não sendo um privilegio
exclusivo de alguns. A mediunidade não se revela da mesma maneira em todos,
geralmente os médiuns tem mais aptidão para um tipo de manifestação mediúnica
do que outro; ou possuir mais que um tipo de mediunidade. Vejamos alguns tipos
de mediunidade:
Médiuns de
efeitos físicos
As
manifestações físicas produz comunicações materiais, como ruídos, movimentação,
deslocamento objeto, levantamento e transporte de objetos. Essas manifestações
precisa de médiuns com faculdades
especiais, seja um médium voluntario ou involuntário.
As pancadas,
os movimentos e as suspensão de objetos, são fenômenos simples, que se operam
pela concentração e dilatação de certos fluidos. Já os transportes são
complexos, exigem circunstancias especiais, não podem se operar senão por um só
espírito e um só médium, e precisam, fora das necessidades da tangibilidade, de
uma combinação toda particular para isolar e tornar visível o objeto ou os
objetos que foram o motivo do transporte.
Para que
aconteça tais manifestações físicas, é preciso que o espírito combine uma parte
do seu fluido com o fluido do médium, próprio para esse efeito, é necessário a
união desses dois fluidos. Os espíritos que produzem os efeitos físicos, são
sempre espíritos inferiores, que não estão, ainda, inteiramente despojados de
toda a influencia material. Já os espíritos superiores não se ocupam de coisas
que estão abaixo deles, pois eles tem a força moral como os outros tem a força
física, quando necessitam dessa força, servem-se daqueles que a possuem, é como
se os espíritos inferiores fossem o meio dos espíritos superiores poderem agir
na matéria.
Médiuns
sensitivos ou impressionáveis
São pessoas
que tem a capacidade de sentirem a presença dos espíritos por uma vaga
impressão, como se fosse um atrito leve sobre todos os membros, uma sensação
que elas não podem ou não sabem explicar. Esta variedade de médium tem um
caráter bem definido; pois todos os médiuns são necessariamente sensitivos,
desta forma a mediunidade sensitiva é uma qualidade geral do que especial:
porque é a faculdade rudimentar indispensável ao desenvolvimento de todas as
outras. Neste ponto é importante fazer uma observação: essa sensibilidade,
impressionabilidade não tem nada haver com o sistema nervoso humano, por isso é
importante não confundir, porque tem pessoas que não tem nervos delicados e que
sentem mais ou menos a presença dos espíritos , enquanto que outras que tem o
sistema nervoso sensível não os sentem.
Esta
faculdade se desenvolve pelo hábito, e pode
adquirir tal sutileza que o médium reconhece pela impressão que sente a
natureza boa ou má do espírito que está ao seu lado e a sua individualidade;
tornando-se em relação aos espíritos um verdadeiro sensitivo. Um bom espírito
tem sempre uma impressão doce e agradável; e um mau espírito sempre deixa uma
impressão penosa, ansiosa e desagradável.
Médiuns
audientes
Estes ouvem
a voz dos espíritos. É como se escutassem uma voz interna, que se faz ouvir no
foro íntimo; ou uma voz exterior, clara e distinta como uma de uma pessoa viva.
Desta forma os médiuns audientes podem, ter conversação com os espíritos.
Quando tem o hábito de se comunicar com determinados espíritos, reconhecem
imediatamente pela natureza da voz. Podendo servir de interprete do espírito para
outras pessoas.
Esta
faculdade é agradável, quando o médium só ouve espíritos bons, ou apenas
aqueles que chama; mas quando um espírito mau lhe persiste em ficar junto e o
faz ouvir a cada instante as coisas mais desagradáveis e as mais
inconvenientes, resta ao médium procurar se libertar desses espíritos por meio
do trabalho de desobsessão.
Médiuns
psicofônicos ou falantes
Estes
médiuns com muita frequência, não ouvem nada; neles o espírito atua sobre
os
órgãos da fala; desta forma os espíritos se comunicam para transmitir a palavra
audível a todos que estão presentes.
Através
desta faculdade os espíritos podem narrar, quando é permitido e desejam os seus
problemas, recebendo dos orientadores encarnados esclarecidos, consolação e a
fraternidade Cristã. E os mentores espirituais, espíritos trabalhadores da
Seara de Deus, usam esta faculdade de intercambio para esclarecerem, orientarem
os encarnados, confirmando a continuidade do labor nas duas esferas da vida.
Os médiuns
falantes se expressão geralmente sem ter consciência do que diz, e,
frequentemente, diz coisas completamente fora do alcance da sua inteligência.
Embora esteja totalmente desperto e num estado normal, raramente conserva a
lembrança do que disse. Já os médiuns psicofônicos semiconscientes conservam o
estilo e a idéia do espírito que se comunica.
Médiuns
videntes
Os médiuns
videntes podem ver os espíritos; podendo vê-los quando estão acordados,
guardando a lembrança do que viram; outros apenas a possui no estado
sonambúlico ou próximo do sonambulismo. Sendo rara esta faculdade ser
permanente, pois quase sempre é passageira.
O médium
vidente julga ver com os olhos, mas na realidade, é a alma que ver, e é por
este fato que eles podem ver os espíritos tanto com os olhos abertos, como com os
olhos fechados. Assim, se conclui que um cego pode ver os espíritos, do mesmo
jeito que qualquer outro que tem a visão perfeita.
É preciso
distinguir as aparições acidentais e espontâneas da faculdade propriamente dita
de ver os espírito; a faculdade consiste na possibilidade, senão permanente,
pelo menos muito freqüente, de ver qualquer espírito que se apresente, mesmo
aqueles que nos são os mais estranhos. É esta característica que constitui os
médiuns videntes.
Entre esses
médiuns, alguns há que só vêem os espíritos evocados e cuja descrição podem
fazer com exatidão minuciosa. Descrevem-lhes, com as menores particularidades,
os gestos, a expressão da fisionomia, os traços do semblante, as vestes e, até,
os sentimentos que estão sentindo. Outros há em quem a faculdade da vidência é
ainda mais ampla: vêem toda a população espírita no ambiente, a se mover em
todos os sentidos, cuidado, pode-se dizer, de seus afazeres.
Médiuns
sonâmbulos
Nesta
faculdade há duas ordens de comunicação que se acham reunidas com frequência:
- Quando o
sonâmbulo age sob a influência do seu próprio espírito, é a sua alma que, nos
momentos de emancipação, vê, ouve e percebe fora dos limites dos sentidos do
corpo; o que ele externa tira-o de si mesmo, ou seja sendo idéias suas, que em
geral são mais justas do que no estado normal, seus conhecimentos mais
extensos, porque sua alma está livre naquele momento. Em resumo este exprime
seu próprio pensamento.
- Como
médium sonambúlico expressa o pensamento dos espíritos, é instrumento de outra
inteligência, é passivo e o que diz não vem de si. O médium sonambúlico em
estado de emancipação da alma pode facultar a comunicação. Muitos sonâmbulos
vêem perfeitamente os espíritos e os descrevem com tanta precisão como os
médiuns videntes; podem conversar com eles e nos transmitir seus pensamentos; o
que dizem fora do circulo dos seus conhecimentos pessoais lhe é frequentemente
sugerido por outros espíritos.
Médiuns
curadores
Esse gênero
mediúnico consiste principalmente no dom que certas pessoas tem de curar pelo
simples toque, pelo olhar, por um gesto, sem o socorro ou auxilio de nenhuma
medicação. Geralmente a faculdade é espontânea e, embora haja a utilização do
fluido magnético, alguns médiuns curadores jamais ouviram falar do magnetismo.
A intervenção de uma potencia oculta, que constitui a mediunidade, torna-se
evidente em certas circunstancias, sobretudo quando se considera que a maioria
das pessoas que se pode com razão qualificar de médiuns curadores, recorre à
prece, que é uma verdadeira evocação. Exemplo de médiuns curadores são as
benzedeiras, e o maior exemplo é Jesus Cristo.
Médiuns
pneumatógrafos
Estes
médiuns tem aptidão para obter a escrita direta, o que não é possível a todos
os médiuns escreventes. Sendo uma faculdade rara; se desenvolve pelo exercício,
pois as mensagens se produz de maneira espontânea. Segundo a maior ou menor
potencia do médium, obtêm-se simples traços, sinais, letras, palavras, frases,
e mesmo paginas inteiras. Para conseguir a comunicação por meio da pneumatógrafia
é colocada uma folha de papel dobrada e algum lugar, numa gaveta ou
simplesmente sobre um móvel e, se houver condições convenientes depois de um
tempo mais ou menos longo, encontra-se escrito no papel caracteres traçados; o
mais freqüente com uma substancia acinzentada, semelhante à aparência de
chumbo, de outras vezes com lápis vermelho, tinta comum e mesmo tinta de
imprensa.
Médiuns
escreventes ou psicógrafos
De todos os
meios de comunicação, a escrita manual é a mais simples, amais cômoda e a mais
completa. Permitindo estabelecer com os espíritos relações tão continuadas e
tão regulares com as que existem entre nós. E é por esse meio que os espírito
revelam melhor sua natureza e seu grau de perfeição, ou de sua inferioridade.
Esta faculdade se desenvolve pela pratica, exercitando. Os médiuns psicógrafos
se classificam em:
- Médiuns
mecânicos: neste o espírito atua diretamente sobre a mão do médium,
impulsionando-a. O que caracteriza este gênero é que o médium não tem a menor
consciência do que escreve; é esta inconsciência absoluta que constitui os
médiuns mecânicos. Esta faculdade é preciosa pelo fato de não poder deixar
nenhuma dúvida sobre a independência do pensamento daquele que escreve.
- Médiuns
intuitivos: o espírito não atua sobre a mão do médium para movê-la, mas, atua
sobre a alma do médium, identificando-se com ela e lhe transmitindo sua vontade
e suas idéias. A alma recebe o pensamento do espírito comunicante e o
transcreve. Nesta situação, o médium escreve voluntariamente e tem consciência
do que escreve, embora não grafe seus próprios pensamentos. Assim, o pensamento
vem antes da escrita, o médium atua como um intérprete. Este, para transmitir o
pensamento, deve compreendê-lo, para traduzi-lo fielmente e, portanto, esse
pensamento não é o seu: não faz mais que atravessar seu cérebro.
- Médiuns
semimecânicos: estes sentem que, à sua mão é dada uma impulsão, sem seu
consentimento, mas ao mesmo tempo, tem consciência do que escrevem, à medida
que as palavras se formam. O pensamento acompanha as palavras. Assim, sendo
também semi-intuitivos.
- Médiuns
inspirados: toda pessoa que recebe, seja no estado normal, seja no estado de
êxtase, pelo pensamento, comunicações estranhas às suas idéias
preconcebidas, pode ser incluído na categoria dos médiuns inspirados, sendo
difícil distinguir o pensamento próprio do que é sugerido. A espontaneidade é o
que caracteriza esta faculdade. As pessoas que não são dotadas de uma
inteligência excepcional, e sem saírem do estado normal, tem relâmpagos de
lucidez intelectual que lhe dá, momentaneamente, uma facilidade de concepção e
elocução, fora do costume. Os homens de gênio em todos os gêneros, artistas,
sábios, literatos, são, sem duvida, espíritos avançados, capazes por si mesmos
de compreender e de conceber grandes coisas; ora, é precisamente porque são
julgados capazes, que os espíritos, que querem o cumprimento de certos
trabalhos, lhes sugerem as idéias necessárias, e é assim que, o mais frequentemente, são médiuns
sem o saberem. Tem, no entanto, uma vaga intuição de uma assistência estranha,
porque quem apela à inspiração, não faz outra coisa senão uma evocação.
- Médiuns de
pressentimentos: o pressentimento é uma intuição vaga das coisas futuras.
Certas pessoas tem essa faculdade mais ou menos desenvolvida; podem devê-la a
uma espécie de segunda vista que lhes permitem entreverem as consequências das
coisas presentes e a filiação dos acontecimentos; mas, frequentemente, também
ela é fato de comunicação ocultas, e é nesse caso, sobretudo, que se pode dar,
aqueles que dela são dotados, o nome de médiuns de pressentimentos, que são uma
variedade dos médiuns inspirados.
Se quer saber mais sobre
mediunidade acesse as seguintes postagens:
Mediunidade
Olá! Aqui estou eu de novo,rs. Estou amando as postagens, tem muito conteúdo, que aos poucos pretendo ir lendo e refletindo...
ResponderExcluirMediunidade em especial é um assunto que me interessa muito, desde que eu era criança minha mãe foi informada que eu era médium, na adolescência a minha mediunidade começou a aflorar, mas depois os sintomas cessaram e eu não dei importância, não queria desenvolver, mas de uns tempos pra cá tô começando a sentir que é chegada a hora de desenvolver esse dom, acho que não foi por acaso o meu súbito interesse pela espiritualidade, pela doutrina espírita, acho que a espiritualidade tem me inspirado a isso e vem me preparando, então tenho pesquisado muito e venho lendo livros sobre o assunto.
Tenho uma pergunta, e se possível gostaria que me respondesse, é o seguinte: tenho notado e alguém até já me informou sobre isso, que tenho realizado desdobramentos espontâneos, isso me preocupou, pq ao que parece não tenho controle e há riscos, uma vez que meu espírito necessita de doutrinação. Mas hoje um desses desdobramentos me chamou a atenção, lembro de estar numa sala com pessoas, mas não consegui ver seus rostos, ou pelo menos não lembro, só lembro de suas mãos e suas roupas, estavam vestidos com roupas claras com alguns detalhes que pareciam ser de uma cor grená, roupas longas e confortáveis, um em especial ficava a minha frente me dando instruções e orientações, havia outros ao meu redor, mas esse me chamou mais a atenção, eu estava sentada e eles em pé, a sensação que me deu é que eu estava recebendo instruções de como controlar os pensamentos, lembro que me esforçava, e parecia que ele me relatava técnicas pra isso, ele pedia para visualizar uma luz, direcionar o pensamento para o bem e para Jesus, fazer preces, entre outras coisas que não lembro, parecia que eu estava numa aula prática, não sei se faz sentido, mas acho que alguém ia se acoplar a mim e falar através de mim, eu estava me preparando e aprendendo a fazer isso, foi a sensação que tive, mas logo acordei e não lembro de mais nada. O que poderia significar tudo isso? Onde eu poderia estar?
Obrigada.
Paz contigo.
Olá Thairys! Que bom que você está encontrando coisas legais no Jardim Espírita e de está gostando das postagens. Em relação a sua pergunta, você pode passar o seu endereço de e-mail para conversarmos melhor sobre esse assunto? Você manda como comentário, e não publicarei o seu endereço de email. No aguardo da resposta...
ExcluirLuz, Paz e Harmonia
Jardim Espírita.