Translate

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

TIPOS DE MEDIUNIDADE

Como vimos na postagem 114, a mediunidade é inerente ao homem não sendo um privilegio exclusivo de alguns. A mediunidade não se revela da mesma maneira em todos, geralmente os médiuns tem mais aptidão para um tipo de manifestação mediúnica do que outro; ou possuir mais que um tipo de mediunidade. Vejamos alguns tipos de mediunidade:

Médiuns de efeitos físicos
     As manifestações físicas produz comunicações materiais, como ruídos, movimentação, deslocamento objeto, levantamento e transporte de objetos. Essas manifestações precisa de médiuns com faculdades  especiais, seja um médium voluntario ou involuntário.
    As pancadas, os movimentos e as suspensão de objetos, são fenômenos simples, que se operam pela concentração e dilatação de certos fluidos. Já os transportes são complexos, exigem circunstancias especiais, não podem se operar senão por um só espírito e um só médium, e precisam, fora das necessidades da tangibilidade, de uma combinação toda particular para isolar e tornar visível o objeto ou os objetos que foram o motivo do transporte. 
    Para que aconteça tais manifestações físicas, é preciso que o espírito combine uma parte do seu fluido com o fluido do médium, próprio para esse efeito, é necessário a união desses dois fluidos. Os espíritos que produzem os efeitos físicos, são sempre espíritos inferiores, que não estão, ainda, inteiramente despojados de toda a influencia material. Já os espíritos superiores não se ocupam de coisas que estão abaixo deles, pois eles tem a força moral como os outros tem a força física, quando necessitam dessa força, servem-se daqueles que a possuem, é como se os espíritos inferiores fossem o meio dos espíritos superiores poderem agir na matéria.

Médiuns sensitivos ou impressionáveis  
    São pessoas que tem a capacidade de sentirem a presença dos espíritos por uma vaga impressão, como se fosse um atrito leve sobre todos os membros, uma sensação que elas não podem ou não sabem explicar. Esta variedade de médium tem um caráter bem definido; pois todos os médiuns são necessariamente sensitivos, desta forma a mediunidade sensitiva é uma qualidade geral do que especial: porque é a faculdade rudimentar indispensável ao desenvolvimento de todas as outras. Neste ponto é importante fazer uma observação: essa sensibilidade, impressionabilidade não tem nada haver com o sistema nervoso humano, por isso é importante não confundir, porque tem pessoas que não tem nervos delicados e que sentem mais ou menos a presença dos espíritos , enquanto que outras que tem o sistema nervoso sensível não os sentem.
    Esta faculdade se desenvolve pelo hábito, e pode  adquirir tal sutileza que o médium reconhece pela impressão que sente a natureza boa ou má do espírito que está ao seu lado e a sua individualidade; tornando-se em relação aos espíritos um verdadeiro sensitivo. Um bom espírito tem sempre uma impressão doce e agradável; e um mau espírito sempre deixa uma impressão penosa, ansiosa e desagradável.

Médiuns audientes
    Estes ouvem a voz dos espíritos. É como se escutassem uma voz interna, que se faz ouvir no foro íntimo; ou uma voz exterior, clara e distinta como uma de uma pessoa viva. Desta forma os médiuns audientes podem, ter conversação com os espíritos. Quando tem o hábito de se comunicar com determinados espíritos, reconhecem imediatamente pela natureza da voz. Podendo servir de interprete do espírito para outras pessoas. 
    Esta faculdade é agradável, quando o médium só ouve espíritos bons, ou apenas aqueles que chama; mas quando um espírito mau lhe persiste em ficar junto e o faz ouvir a cada instante as coisas mais desagradáveis e as mais inconvenientes, resta ao médium procurar se libertar desses espíritos por meio do trabalho de desobsessão.

Médiuns psicofônicos ou falantes   
     Estes médiuns com muita frequência, não ouvem nada; neles o espírito atua sobre
os órgãos da fala; desta forma os espíritos se comunicam para transmitir a palavra audível a todos que estão presentes.
     Através desta faculdade os espíritos podem narrar, quando é permitido e desejam os seus problemas, recebendo dos orientadores encarnados esclarecidos, consolação e a fraternidade Cristã. E os mentores espirituais, espíritos trabalhadores da Seara de Deus, usam esta faculdade de intercambio para esclarecerem, orientarem os encarnados, confirmando a continuidade do labor nas duas esferas da vida.
     Os médiuns falantes se expressão geralmente sem ter consciência do que diz, e, frequentemente, diz coisas completamente fora do alcance da sua inteligência. Embora esteja totalmente desperto e num estado normal, raramente conserva a lembrança do que disse. Já os médiuns psicofônicos semiconscientes conservam o estilo e a idéia do espírito que se comunica.

Médiuns videntes
     Os médiuns videntes podem ver os espíritos; podendo vê-los quando estão acordados, guardando a lembrança do que viram; outros apenas a possui no estado sonambúlico ou próximo do sonambulismo. Sendo rara esta faculdade ser
permanente, pois quase sempre é passageira.
     O médium vidente julga ver com os olhos, mas na realidade, é a alma que ver, e é por este fato que eles podem ver os espíritos tanto com os olhos abertos, como com os olhos fechados. Assim, se conclui que um cego pode ver os espíritos, do mesmo jeito que qualquer outro que tem a visão perfeita.
    É preciso distinguir as aparições acidentais e espontâneas da faculdade propriamente dita de ver os espírito; a faculdade consiste na possibilidade, senão permanente, pelo menos muito freqüente, de ver qualquer espírito que se apresente, mesmo aqueles que nos são os mais estranhos. É esta característica que constitui os médiuns videntes.
    Entre esses médiuns, alguns há que só vêem os espíritos evocados e cuja descrição podem fazer com exatidão minuciosa. Descrevem-lhes, com as menores particularidades, os gestos, a expressão da fisionomia, os traços do semblante, as vestes e, até, os sentimentos que estão sentindo. Outros há em quem a faculdade da vidência é ainda mais ampla: vêem toda a população espírita no ambiente, a se mover em todos os sentidos, cuidado, pode-se dizer, de seus afazeres.

Médiuns sonâmbulos
    Nesta faculdade há duas ordens de comunicação que se acham reunidas com frequência:
- Quando o sonâmbulo age sob a influência do seu próprio espírito, é a sua alma que, nos momentos de emancipação, vê, ouve e percebe fora dos limites dos sentidos do corpo; o que ele externa tira-o de si mesmo, ou seja sendo idéias suas, que em geral são mais justas do que no estado normal, seus conhecimentos mais extensos, porque sua alma está livre naquele momento. Em resumo este exprime seu próprio pensamento.
- Como médium sonambúlico expressa o pensamento dos espíritos, é instrumento de outra inteligência, é passivo e o que diz não vem de si. O médium sonambúlico em estado de emancipação da alma pode facultar a comunicação. Muitos sonâmbulos vêem perfeitamente os espíritos e os descrevem com tanta precisão como os médiuns videntes; podem conversar com eles e nos transmitir seus pensamentos; o que dizem fora do circulo dos seus conhecimentos pessoais lhe é frequentemente sugerido por outros espíritos.

Médiuns curadores
    Esse gênero mediúnico consiste principalmente no dom que certas pessoas tem de curar pelo simples toque, pelo olhar, por um gesto, sem o socorro ou auxilio de nenhuma medicação. Geralmente a faculdade é espontânea e, embora haja a utilização do fluido magnético, alguns médiuns curadores jamais ouviram falar do magnetismo. A intervenção de uma potencia oculta, que constitui a mediunidade, torna-se evidente em certas circunstancias, sobretudo quando se considera que a maioria das pessoas que se pode com razão qualificar de médiuns curadores, recorre à prece, que é uma verdadeira evocação. Exemplo de médiuns curadores são as benzedeiras, e o maior exemplo é Jesus Cristo.

Médiuns pneumatógrafos
    Estes médiuns tem aptidão para obter a escrita direta, o que não é possível a todos os médiuns escreventes. Sendo uma faculdade rara; se desenvolve pelo exercício, pois as mensagens se produz de maneira espontânea. Segundo a maior ou menor potencia do médium, obtêm-se simples traços, sinais, letras, palavras, frases, e mesmo paginas inteiras. Para conseguir a comunicação por meio da pneumatógrafia é colocada uma folha de papel dobrada e algum lugar, numa gaveta ou simplesmente sobre um móvel e, se houver condições convenientes depois de um tempo mais ou menos longo, encontra-se escrito no papel caracteres traçados; o mais freqüente com uma substancia acinzentada, semelhante à aparência de chumbo, de outras vezes com lápis vermelho, tinta comum e mesmo tinta de imprensa.

Médiuns escreventes ou psicógrafos
    De todos os meios de comunicação, a escrita manual é a mais simples, amais cômoda e a mais completa. Permitindo estabelecer com os espíritos relações tão continuadas e tão regulares com as que existem entre nós. E é por esse meio que os espírito revelam melhor sua natureza e seu grau de perfeição, ou de sua inferioridade. Esta faculdade se desenvolve pela pratica, exercitando. Os médiuns psicógrafos se classificam em:
- Médiuns mecânicos: neste o espírito atua diretamente sobre a mão do médium, impulsionando-a. O que caracteriza este gênero é que o médium não tem a menor consciência do que escreve; é esta inconsciência absoluta que constitui os médiuns mecânicos. Esta faculdade é preciosa pelo fato de não poder deixar nenhuma dúvida sobre a independência do pensamento daquele que escreve.
- Médiuns intuitivos: o espírito não atua sobre a mão do médium para movê-la, mas, atua sobre a alma do médium, identificando-se com ela e lhe transmitindo sua vontade e suas idéias. A alma recebe o pensamento do espírito comunicante e o transcreve. Nesta situação, o médium escreve voluntariamente e tem consciência do que escreve, embora não grafe seus próprios pensamentos. Assim, o pensamento vem antes da escrita, o médium atua como um intérprete. Este, para transmitir o pensamento, deve compreendê-lo, para traduzi-lo fielmente e, portanto, esse pensamento não é o seu: não faz mais que atravessar seu cérebro.
- Médiuns semimecânicos: estes sentem que, à sua mão é dada uma impulsão, sem seu consentimento, mas ao mesmo tempo, tem consciência do que escrevem, à medida que as palavras se formam. O pensamento acompanha as palavras. Assim, sendo também semi-intuitivos.
- Médiuns inspirados: toda pessoa que recebe, seja no estado normal, seja no estado de êxtase, pelo pensamento,   comunicações estranhas às suas idéias preconcebidas, pode ser incluído na categoria dos médiuns inspirados, sendo difícil distinguir o pensamento próprio do que é sugerido. A espontaneidade é o que caracteriza esta faculdade. As pessoas que não são dotadas de uma inteligência excepcional, e sem saírem do estado normal, tem relâmpagos de lucidez intelectual que lhe dá, momentaneamente, uma facilidade de concepção e elocução, fora do costume. Os homens de gênio em todos os gêneros, artistas, sábios, literatos, são, sem duvida, espíritos avançados, capazes por si mesmos de compreender e de conceber grandes coisas; ora, é precisamente porque são julgados capazes, que os espíritos, que querem o cumprimento de certos trabalhos, lhes sugerem as idéias necessárias, e é  assim que, o mais frequentemente, são médiuns sem o saberem. Tem, no entanto, uma vaga intuição de uma assistência estranha, porque quem apela à inspiração, não faz outra coisa senão uma evocação.
- Médiuns de pressentimentos: o pressentimento é uma intuição vaga das coisas futuras. Certas pessoas tem essa faculdade mais ou menos desenvolvida; podem devê-la a uma espécie de segunda vista que lhes permitem entreverem as consequências das coisas presentes e a filiação dos acontecimentos; mas, frequentemente, também ela é fato de comunicação ocultas, e é nesse caso, sobretudo, que se pode dar, aqueles que dela são dotados, o nome de médiuns de pressentimentos, que são uma variedade dos médiuns inspirados.  


Se quer saber mais sobre mediunidade acesse as seguintes postagens:
Mediunidade


 

2 comentários:

  1. Olá! Aqui estou eu de novo,rs. Estou amando as postagens, tem muito conteúdo, que aos poucos pretendo ir lendo e refletindo...

    Mediunidade em especial é um assunto que me interessa muito, desde que eu era criança minha mãe foi informada que eu era médium, na adolescência a minha mediunidade começou a aflorar, mas depois os sintomas cessaram e eu não dei importância, não queria desenvolver, mas de uns tempos pra cá tô começando a sentir que é chegada a hora de desenvolver esse dom, acho que não foi por acaso o meu súbito interesse pela espiritualidade, pela doutrina espírita, acho que a espiritualidade tem me inspirado a isso e vem me preparando, então tenho pesquisado muito e venho lendo livros sobre o assunto.

    Tenho uma pergunta, e se possível gostaria que me respondesse, é o seguinte: tenho notado e alguém até já me informou sobre isso, que tenho realizado desdobramentos espontâneos, isso me preocupou, pq ao que parece não tenho controle e há riscos, uma vez que meu espírito necessita de doutrinação. Mas hoje um desses desdobramentos me chamou a atenção, lembro de estar numa sala com pessoas, mas não consegui ver seus rostos, ou pelo menos não lembro, só lembro de suas mãos e suas roupas, estavam vestidos com roupas claras com alguns detalhes que pareciam ser de uma cor grená, roupas longas e confortáveis, um em especial ficava a minha frente me dando instruções e orientações, havia outros ao meu redor, mas esse me chamou mais a atenção, eu estava sentada e eles em pé, a sensação que me deu é que eu estava recebendo instruções de como controlar os pensamentos, lembro que me esforçava, e parecia que ele me relatava técnicas pra isso, ele pedia para visualizar uma luz, direcionar o pensamento para o bem e para Jesus, fazer preces, entre outras coisas que não lembro, parecia que eu estava numa aula prática, não sei se faz sentido, mas acho que alguém ia se acoplar a mim e falar através de mim, eu estava me preparando e aprendendo a fazer isso, foi a sensação que tive, mas logo acordei e não lembro de mais nada. O que poderia significar tudo isso? Onde eu poderia estar?
    Obrigada.

    Paz contigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thairys! Que bom que você está encontrando coisas legais no Jardim Espírita e de está gostando das postagens. Em relação a sua pergunta, você pode passar o seu endereço de e-mail para conversarmos melhor sobre esse assunto? Você manda como comentário, e não publicarei o seu endereço de email. No aguardo da resposta...
      Luz, Paz e Harmonia
      Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!