Translate

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Post. 115: OS MÉDIUNS

              Há pessoas que tem conhecimento da sua faculdade ou das suas faculdades, porque uma pessoa pode ter mais de uma. E há outras pessoas que desconhecem que são médiuns, mas mesmo assim servem de meio de comunicação para os espíritos. Vamos conhecer a classificação dos médiuns:
Médiuns Facultativos ou Voluntários:
                    Esses médiuns tem conhecimento da faculdade que possuem, não permitindo que aconteça comunicação espontâneas e em momentos impróprios. Sabem que possuem a faculdade e se predispõe ao intercâmbio com o mundo espiritual , em um momento destinado a comunicação, não que realizam as manifestações quando queiram, pois sem a vontade do espírito que irá se comunicar nada conseguirão. São os que tem consciência da sua mediunidade, e que produzem as manifestações espíritas da própria vontade.
Médiuns Inconscientes ou Involuntários:
                     São também chamados de médiuns naturais. Esses não tem consciência da faculdade que possuem, exercendo influência sem seu conhecimento.  Existem pessoas que nenhuma idéia fazem do Espiritismo, ou do espiritualismo, até mesmo entre as mais incrédulas e que servem de instrumento para os espíritos sem saber e sem querer.
               As manifestações espíritas de todos os gêneros podem operar-se por influencias destes últimos, que sempre existiram, em todas as épocas e em todos os povos. A ignorância e a credulidade lhe atribuíram um poder sobrenatural e, conforme os tempos e os lugares, fizeram deles santos, feiticeiros, loucos ou visionários. O Espiritismo mostra que com eles, apenas dá a manifestação espontânea de uma faculdade natural e inerente a todas as pessoas.


E em relação a categoria dos médiuns, Kardec os dividiu em duas grandes categorias que são:
Médiuns de Efeitos Físicos:
                   São aqueles que tem o poder de provocar efeitos materiais ou manifestações ostensivas.
Médiuns de Efeitos Intelectuais:
                  Os que são mais propensos a receberem e a transmitirem as comunicações inteligentes.
Todas as outras variedades se prendem mais ou menos diretamente a uma ou a outra dessas duas categorias. 


Se quer saber mais sobre mediunidade acesse as seguintes postagens:
Post.114 - Mediunidade: http://jardim-espirita.blogspot.com.br/2014/01/post-114-mediunidade.html
Post.116 - Tipos de Mediunidade: http://jardim-espirita.blogspot.com.br/2014/02/post116-tipos-de-mediunidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!