Translate

quinta-feira, 18 de julho de 2013

PERISPÍRITO

          O perispírito é o envoltório do espírito, sendo assim ele está presente nos encarnados e nos desencarnados. Nos encarnados, ele proporciona a união do espírito com o corpo físico; é o órgão sensitivo do espírito, por meio dele o espírito percebe as coisas espirituais que escapam aos sentidos do corpo, pois ele é o intermediário de todas as sensações que o espírito percebe. É o nosso corpo espiritual, a forma preexistente e sobrevivente do ser humano; e sendo o modelador e organizador biológico do corpo físico, ou seja, ele modela o corpo carnal que está sendo formado no ventre da mãe.


          O perispírito, também chamado de envoltório material fluídico é o agente pelo qual os espíritos errantes (desencarnados) se comunicam com os encarnados, atuando sobre a matéria inerte  e produzindo os diversos fenômenos mediúnicos. O perispírito é fluídico, etéreo, vaporoso, invisível para nós em seu estado normal, no entanto não deixa de ser matéria, sendo uma semi-matéria. Essa matéria é eminentemente sutil e se comporta como certas substâncias que podem passar, alternativamente, do estado sólido para o estado fluídico, e reciprocamente. O espírito livre do corpo, pode fazer o seu perispírito se expande ou se contrai, se transformar, pode lhe dar a aparência que deseja. É por conseqüência dessa propriedade de seu envoltório fluídico que o espírito, que quer se fazer reconhecer,  toma a exata aparência que tinha quando vivo na matéria, até mesmo simular alguma deficiência que possuía como sinal de reconhecimento; pois, na vida na matéria uma pessoa pode não possuir alguma parte do corpo, mas o seu perispírito é perfeito, possuindo todas as partes, porque o perispírito é indestrutível; por isso que o espírito para se fazer reconhecível em todos os detalhes pode simular a inexistência da parte do corpo que não possuía quando vivo na matéria.

         Seja durante sua união com o corpo, seja depois de sua separação, a alma jamais está separada do seu perispírito; embora não seja igual em todos os seres, a densidade do perispírito varia segundo o estado dos mundos; podendo variar também no mesmo mundo segundo o grau de evolução do espírito. A matéria se eteriza à medida que ele se purifica e se eleva na hierarquia; nos espíritos avançados moralmente, é mais sutil e se aproxima da dos espíritos elevados; nos espíritos inferiores, se aproxima da matéria.


Principais características do perispírito


Plasticidade: o perispírito, sendo o espelho da alma, extensão da mente, molda-se de acordo com seu comando plastizante, pois é formado também por fluidos que, ainda que não sejam totalmente eterizados, também são são totalmente materiais. 

Densidade: a variedade de densidade do perispírito varia também de indivíduo para indivíduo. Em espíritos mais adiantados é mais sutil; nos espíritos em grau de evolução ainda inferior, ao contrário, aproxima-se da matéria e é o que faz os espíritos de baixa condição conservarem por muito tempo as ilusões da vida terrestre.

Penetrabilidade: devido à sua natureza etérea, o perispírito pode, caso o espírito apresente as necessárias condições mentais, atravessar qualquer barreira física, pois matéria alguma lhe opõe obstáculo. 

Luminosidade: a  intensidade da luz está na razão da pureza do espírito, as menores imperfeições morais atenuam e enfraquecem a condição de luminosidade do perispírito.


O perispírito e o corpo carnal tem origem no mesmo elemento primitivo, sendo ambos matéria, ainda que em dois estados diferentes. 
O perispírito é para o espírito o que o corpo é para o homem.



6 comentários:

  1. O Perispírito pode mudar sua forma para a penúltima forma quando desencarnou ou apenas pode ficar com a última? Obrigado amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nosso amigo nos indagou: Se um espírito estando na erraticidade, ou seja, vivendo no lado astral, se ele pode tomar a aparência de uma outra vida que vive na terra, sem ser a ultima que teve.
      Resposta: A aparência que o espírito deseja tomar no perispírito vai de acordo com o desejo dele, levando em consideração a ligação que ele tem com uma determinada encarnação que viveu. Ou seja, o espírito um certo tempo já na erraticidade e que já tenha lembrado do seu passado, e sentindo que tem uma ligação maior com sua penúltima ou antepenúltima experiência na terra, pode sim tomar para si a aparência da sua penúltima ou antepenúltima encarnação, ou qualquer outra. E se ele precisar ser reconhecido por alguém, pode voltar a aparência de sua ultima encarnação. Vai de acordo com o desejo do espírito.

      Excluir
  2. Onde conseguiram a imagem?

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa noite!

    Gostaria, primeiramente, de agradecer a nobre tarefa que vocês, amigos, exercem com este blog! Sinto extrema gratidão por, generosamente, disponibilizarem tantas informações de forma clara, simples. Que esse trabalho seja eterno!

    Gostaria de fazer uma pergunta! O espírito recobra a aparência física da encarnação quando está desencarnado. Porém, e os conhecimentos adquiridos nas encarnações? Possuo conhecimento de que os valores e experiências da alma não se perdem neste trânsito entre o mundo material e espiritual, mas e o conhecimento propriamente dito, como as informações que aprendemos na escola sobre química, física, matemática, filosofia e até as linguagens? Se perdem ou são recobradas no desencarne? (Não apenas as informações da reencarnação mais recente, mas sim em relação a todas).

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo!
      Te agradeço muito por ter gostado do Jardim Espírita. As suas palavras nos traz imensa felicidade, mais vontade ainda de continuar com esse pequeno trabalho, por existir pessoas como você para podermos repartir o pouco que sabemos. E respondi a sua pergunta em uma postagem, pois a sua pergunta pode ser a pergunta de outros. Aqui segue o link da resposta a sua pergunta: http://jardim-espirita.blogspot.com.br/2014/07/pergunta-de-um-leitor-os-conhecimentos.html

      Que Deus te abençoe. E seja sempre bem vindo ao Jardim Espírita!

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!