Translate

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Post. 53: SONAMBULISMO: UMA INDEPENDÊNCIA DA ALMA

          Na medicina o sonambulismo é considerado uma parassonia, que são fenômenos físicos compreensíveis, que acompanham o sono e envolvem atividade muscular esquelética ou mudanças do sistema nervoso autônomo, ou ambas.

          Os sonâmbulos em situações leves podem se remexer ou sentar-se na cama, olhar em volta; no entanto as situações mais típicas são de levantar-se da cama, sair do quarto, andar pela casa, subir e descer escadas, usar o banheiro, falar, comer  e até mesmo sair de casa; esses episódios em sua maioria duram em media  alguns minutos a meia hora, ocorrendo em maior frequência entre os 4 e 12 anos de idade, e diminuindo a partir dos 15 anos, sendo mais raro no adulto.


          O Espiritismo nos esclarece que o sonambulismo é uma independência da alma, mais completa que no sonho, e nesse caso suas faculdades estão mais desenvolvidas, tendo percepções que não tem no sonho, que é um estado incompleto ou imperfeito  de sonambulismo. No sonambulismo, o espírito é inteiramente ele mesmo, ou seja está mais livre do que no sonho; e os órgãos materiais ficam, de alguma forma, em estado cataléptico, deixando de receber as impressões exteriores. O sonâmbulo age sob a influência da sua própria alma; é sua alma que, nos momentos de emancipação, vê, ouve e percebe, fora dos limites dos sentidos, e sendo ela que guia o corpo físico, ou seja é como se a alma fosse a frente do corpo puxando este, por isso que os sonâmbulos não batem em nenhum objeto e andam até mesmo encima de muros, porque a alma está a puxa-lo, a guia-lo.  No sonambulismo, portanto, o cérebro físico não é envolvido nas percepções do episódio. Quem percebe é o corpo espiritual, e é uma percepção bem mais ampliada do que no sonho, pois nos sonhos as percepções têm a participação do cérebro físico. Como não há registro cerebral das impressões, o indivíduo não se recorda de nada, ao acordar.

          Este estado sonambúlico se manifesta sobretudo durante o sono, em que o espírito deixa temporariamente o corpo físico para o repouso indispensável a matéria; há casos em que o sonambulismo é produzido, nesses casos a pessoa entra no estado sonambúlico através de ações magnéticas, sendo denominado sonambulismo magnético, é induzido por passes energéticos, sendo utilizado por alguns grupos mediúnicos, mormente aqueles que têm treinamento com a técnica da apometria (desdobramento magnético), para intensificar as percepções medianímicas dos médiuns.


          Nas situações de sonambulismo pode haver comunicação espiritual, um  espírito que se comunica com um médium também o pode fazer com um sonâmbulo. Muitos sonâmbulos vêem perfeitamente os espíritos e os descrevem com tanta precisão quanto os médiuns videntes. Podem confabular com eles e transmitir-nos seus pensamentos. Nesse caso, pode-se considerar o sonambulismo como uma variedade da faculdade mediúnica, mas não uma mediunidade inconsciente.

          Com o conhecimento espírita entendemos que nada ocorre por acaso e nenhum atributo da alma (nesse caso o sonambulismo) aparece para prejuízo de alguém. A ocorrência do processo em crianças é uma oportunidade de aprendizado do espírito, na fase infantil da encarnação (em que se encontra mais influenciável aos exemplos e ensinamentos), nos momentos de maior desprendimento espiritual do sonambulismo, em que pode receber instruções e diretrizes dos bons espíritos para uma melhor evolução. Já a ocorrência de traumatismos durante o sono ocorre geralmente em adultos. Nesses casos deve ser afastada a associação com a ingestão de álcool. Nos casos de crianças é importante recordar que elas são espíritos encarnados com um passado de realizações positivas e negativas. No momento do sonambulismo, caso esteja em consonância vibratória com as regiões espirituais inferiores, pode sofrer maior interferência de espíritos obsessores, através de técnicas hipnóticas, que influenciam o espírito do sonâmbulo no comando da atividade mecânica do seu corpo físico, conforme as suas orientações. Por isso, devemos recomendar às crianças sonâmbulas e aos seus pais a prática da oração antes do sono, solicitando a proteção dos bons espíritos, bem como uma boa vivência familiar diária, baseada em uma orientação cristã. O culto evangélico no lar, qualquer que seja a orientação religiosa da família, é um excelente instrumento de equilíbrio familiar, colaborando de forma positiva para um melhor ambiente para a vivencia do sonâmbulo.

          E não é sempre que os pais percebem as “caminhadas” da criança durante a noite e, portanto, alguns cuidados devem ser tomados Para evitar os riscos nesses episódios de sonambulismo,como: manter fechado recipientes com  água, evitar o uso de beliches e camas altas, trancar portas que possam levar as crianças para fora de casa, escondendo as chaves, fechar ou colocar grades em janelas, impedir o acesso para escadas e esconder objetos pontiagudos ou que possam machucar as crianças.


Para saber mais sobre sonhos, veja a postagem sobre desdobramento: http://jardim-espirita.blogspot.com.br/2013/03/post11-desdobramento.html

2 comentários:

  1. Interessante como se apresenta a pessoa dorme mas sua força matriz permanece trabalhando e o espirito pode ficar livre toando conta do corpo no lugar do cérebro, muito legal e bem fascinante imagina a pesquisa neural com um ser assim para saber se o cécebro realmente tem influência no corpo do indivíduo. Obrigado amigos do Jardim

    ResponderExcluir
  2. Por analogia, o cérebro humano pode ser comparado a um PC, onde downloads e uploads ligam o mundo físico e o parafísico. Assim como o vírus faz com que o computador realize tarefas contrárias à vontade do operador, a alma perturbada tem funções que somente prejuizo trazem ao indivíduo. O sonambulismo é uma perturbação que ocorre em um período específico do sono, o REM. Não poucas pessoas morrem neste estado morbido do sono, por pularem de edifício, ou serem confundidas com ladrões. Ele não deve ser entendido como algo de positivo, mas dever ser removido do indíviduo. No estado sonambúlico, o indivíduo tem sua vontade, seu agir, perturbado por um mente parasitária. Existe alguma relação positiva entre hospedeiro e parasita? Claro que não! O Espírito de Deus "formata" nossa mente. Dessa forma, o sonambulismo, assim com TUDO que causa dor e sofrimento ao ser humano é removido. Eu fiz uso de Anafranil, um pontente antidepressivo, por mais de vinte anos de minha vida, pois sem ele minha vida era impossível. Deus curou minha alma... vide Gálatas 5. Existem apenas dois planos, o da luz e o das trevas. O mundo, da forma que conhecemos, é apenas um ponto de intersecção que deixará de existir um dia. Restará, então, apenas o trigo para luz, e o joio para as trevas. Deus tem sua forma de nos chamar, mas o diabo também. Eu vivi por mais de vinte anos na ante sala do inferno. O que digo, digo com propriedade, e isso faz toda a diferença.

    ResponderExcluir

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!