Translate

terça-feira, 9 de julho de 2013

Post. 54: ALMA GÊMEA, NA VISÃO ESPÍRITA

          Muitos acreditam em alma gêmea, em que um é feito para o outro, tendo uma relação perfeita. Mas, o Espiritismo esclarece que cada espírito é único, assim não existe alma gêmea, porque não existem dois espíritos criados um exclusivamente para o outro, ou se um espírito fosse a metade de outro, separados, seriam incompleto, mas Deus nos criou como seres individuais. No entanto, de encarnação a encarnação se vai encontrando e reencontrando espíritos com os mesmos interesses e afinidades, que são os espíritos afins.


         Não é apenas entre casal que existe as almas afins, com afinidade um com o outro, pode ser um pai, ou uma mãe, ou um irmão(ã), ou um amigo(a), uma avó(ô) um tio(a)... podendo conviver ao lado de uma, ou duas ou varias almas afins, essas afinidades são construídas durante vidas anteriores, e com espíritos que se compartilha os mesmos pensamentos.

         Essa afinidade se dar pelo fato dos dois seres serem atraídos um para o outro, frequentemente essas ligações intimas fundadas sobre uma afeição sincera, não tem outra causa. Dois seres se aproximam, um do outro, por circunstancias aparentemente fortuitas, mas que é a atração de dois espíritos que se procuram na multidão.   

         Não existe união particular e fatal entre duas almas, a união existe entre todos os espíritos, mas referente a perfeição que adquiriram: quanto mais perfeitos, mais unidos. Da discordância nascem todos os males humanos; da concórdia resulta a felicidade completa. A simpatia que atrai um espírito para o outro é o resultado da perfeita concordância de suas inclinações, de seus instintos. Se um devesse completar o outro, perderia sua individualidade, por isso que, nas esferas inferiores, quando um espírito se eleva, não tem a mesma simpatia por aqueles que deixou para trás, a simpatia perfeita está na igualdade dos graus de elevação,ou seja o padrão vibracional, o nível de pensamento.

        Os espíritos que não possuem afinidades hoje, um dia serão espíritos afins, pois o espírito que está hoje numa esfera inferior, se aperfeiçoando alcançará a esfera onde reside o outro; o reencontro será mais rápido, se o espírito mais elevado, suportando mal as provas a que está submetido, permanecer no mesmo estado de aperfeiçoamento. E se dois espíritos são simpáticos poderão deixar de ser, se um for preguiçoso no seu processo evolutivo.

É preciso, portanto, rejeitar essa ideia de que dois espíritos são criados um para o outro. O que existe são as almas com afinidade.  



Ver postagem 29, para mais informação sobre afinidades:  http://jardim-espirita.blogspot.com.br/2013/04/post-29-lacos-de-amor-e-odio-lacos-que.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!