Translate

terça-feira, 2 de julho de 2013

Post.52: JESUS: "EU VENCI O MUNDO"

No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! 
Eu venci o mundo! (Jo16,33)


      Esse mundo em que Jesus fala é o mundo psicológico, a mente, que é onde existe as maiores divergências, os maiores entraves; a mente tem muito poder, poder até mesmo sobre o bem estar ou não do nosso corpo físico, a mente é o maestro de todo o nosso ser, por isso que ter uma mente saudável é essencial.

     Grande parte da população sofre de algum distúrbio psíquico, e sendo a depressão um dos problemas mais freqüentes, e dos mais problemáticos, pois a depressão é considerada o ultimo estagio da dor humana. Sabemos que vivemos em uma sociedade cada vez mais estressada, em que as pessoas pouco se interessam ou tem tempo para desenvolver uma mente saudável, e o emocional estável e maduro.

     A única área que podemos e devemos dominar é a nossa mente, no entanto ocorre o contrario, queremos dominar absolutamente tudo, queremos tudo sob controle, as relações pessoais, o trabalho, dentre muitos outros fatores, mas somos absolutamente falhos aonde deveríamos ter controle, na mente. Ter uma mente saudável é resultado de muito exercício interior, de saber até aonde se pode ir, até aonde a nossa preocupação é saudável, saber até aonde o que pensamos é real ou não, saber até aonde o nosso sofrimento pode nos tocar, saber até aonde podemos deixar de viver pela preocupação com o amanhã... Mas o amanhã a Deus pertence, o que tiver de ser será.

     Jesus teve aflições e preocupações obviamente como todos nós, quando perdeu o seu pai José, teve que trabalhar para manter a sua mãe Maria, e ainda manter o foco em todos os seu propósitos que o trouxe aqui a Terra, se manteve na posição de arrimo de família até quando foi possível, pois o momento de ir pra o mundo cumprir a sua missão tinha chegado, e neste momento mais uma dor veio ao seu coração, de deixar Maria, e ir construir um Mundo Novo.  Mas o ponto principal é na sua ultima noite, Ele sabia absolutamente tudo o que ia passar, em todos os detalhes, apesar da tristeza que sentia, não deixou de está com as pessoas que amava, mas de está mesmo com as pessoas, pois tem momentos em que apenas estamos presente, mas nosso pensamento e coração está em outro lugar, no entanto Jesus está de corpo e alma com os seus amigos neste ultimo jantar, comendo, bebendo vinho (como era costume dos judeus tomar vinho antes da páscoa), conversando, e passando os últimos ensinamentos; Jesus não deixou de viver por causa da aflição que o atingia na ultima noite, embora estando até mesmo com a alma profundamente triste como Ele mesmo falou.
Esse é mais um grande ensinamento de Jesus: viver, viver e viver, não importa o que vá acontecer amanhã ou dentro de poucas horas, não importa o que nos aguarda, Jesus mostrou pelos seus atos na ultima noite que não se deve sofrer por antecipação; ter uma mente saudável para agüentar as aflições do mundo é fundamental, pra isso é preciso ter coragem de querer mudar e transformar a mente em um jardim, no lugar de ser um deposito de lixo. Vamos tirar os lixos e plantar flores na nossa mente.     

Paz na terra, muito amor, que a nossa luz brilhe.
Jardim Espírita.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!