Translate

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

OS COMPLETISTAS

“Completista”, é o título que designa os raros irmãos que aproveitaram todas as possibilidades construtivas que o corpo terrestre lhes oferecia. Em geral, quase todos nós, regressando à esfera carnal, perdemos oportunidades muito importantes no desperdício das forças fisiológicas. Perambulamos pela matéria, fazendo alguma coisa de útil para nós e para outrem, mas, por vezes, desprezamos cinquenta, sessenta, setenta por cento e, frequentemente, até mais, de nossas possibilidades. Em muitas ocasiões, prevalece ainda, contra nós, a agravante de termos movimentado as energias sagradas da vida em atividades inferiores que degradam a inteligência e embrutecem o coração. Aqueles, porém, que mobilizam a máquina física, à maneira do operário fidelíssimo, conquistam direitos muito expressivos nos planos espirituais. O “completista”, na qualidade de trabalhador leal e produtivo, pode escolher, à vontade, o corpo futuro, quando lhe apraz o regresso à crosta em missões de amor e iluminação, ou recebe veiculo enobrecido para o prosseguimento de suas tarefas, a caminho de círculos mais elevados de trabalho.


(...) Nada mais legítimo que dotar o servidor fiel de recursos completos. Os desregramentos de toda a sorte a que se entregam as criaturas humanas, em todos os países, doutrinas e situações, complicando os caminhos evolutivos, criando laços escravizantes, enraizando-se no apego aos quadros transitórios da existência material, alimentando enganos e fantasias, destruindo o corpo e envenenando a alma.

Recordando o cativeiro dos espíritos encarnados no plano da sensação, consola-nos saber que há um prêmio aos raríssimos homens que vivem na sublime arte do equilíbrio espiritual, mesmo na carne. Por mais estranho que possa parecer, semelhantes exceções existem no mundo. Passam, frequentemente, para o plano espiritual, entre os anônimos da crosta, sem fichas de propaganda terrestres, mas com imenso lastro da espiritualidade superior.

O que se sabe dos “completistas” que regressam à crosta, embora os méritos de que se encontravam revestidos, escolheram formas irrepreensíveis, quanto às linhas exteriores. Solicitaram providências em favor da existência sadia, preocupando-se com a resistência, equilíbrio, durabilidade e fortaleza do instrumento que os deveria servir, mas pediram medidas tendentes a lhes atenuarem o magnetismo pessoal, em caráter provisório, evitando-se-lhes apresentação física muito primorosa, ocultando, assim, a beleza de suas almas para a eficiente garantia de suas tarefas. Assim procedem, porquanto, vivendo a maioria das criaturas no jogo das aparências, quando na crosta planetária, incumbir-se-iam elas próprias de esmagar os missionários do Bem, se lhes conhecessem a verdadeira condição, por meio das vibrações destruidoras da inveja, do despeito, da antipatia gratuita e das  disputas injustificáveis. Em vista disso, os trabalhadores conscientes, na maioria das vezes, organizam seus trabalhos em moldes exteriores menos graciosos, fugindo, por antecipação, ao influxo das paixões devastadoras das almas em desequilíbrio.

(...)

Os espíritos amadurecidos, mormente quando chegam à situação de “completistas”, abandonam toda experiência que os possa distrair do caminho de realização da Vontade Divina.

(...)

O corpo humano não deixa de ser a mais importante moradia para nós outros, quando compelidos à permanência na crosta. Não podemos esquecer que o próprio divino Mestre classificava-o como templo do Senhor.


Fonte: Livro Missionários da Luz. Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Chico Xavier.   



2 comentários:

  1. A rainha Elizabeth II seria um espírito completista?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá, Amigo(a) Leitor(a)!

      Não podemos afirma, pois não temos essa informação. Só Deus sabe qual a situação de cada um de nós. As informações acima contidas no livro Missionários da Luz, pelo Espírito André Luiz, psicografia de Chico Xavier, nos serve de forma didática para sabermos de tal situação que é uma Graça conseguir ser um completista.

      Agradecemos a sua pergunta. Volte sempre ao Blog Jardim Espírita, seja sempre bem-vindo(a)!

      Deus conosco.
      Paz, Luz e harmonia.
      Blog Jardim Espírita

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!