Translate

segunda-feira, 31 de julho de 2017

UM POUCO DA GALÁXIA DE ANDRÔMEDA

         Ver um pouco do vasto e magnífico Universo é contemplar a vida de múltiplas formas. E ter a certeza de que não estamos sozinhos no infinito espaço universal, lembrando das palavras de Jesus: “Há muitas moradas na casa de meu Pai.” É ter a certeza que muitos como nós estão na sua caminhada evolutiva, em diferentes estágios de evolução, de vibração, de energia, em diferentes mundos habitados, mas todos tendo o seu ponto de partida de um Único Criador, por todo Universo. Para refletirmos sobre a magnificência de um pedacinho do Universo, nesta postagem repasso para vocês um vídeo da galáxia de Andrômeda. 

         A NASA e a Agencia Espacial Europeia (ESA) divulgaram em janeiro de 2015 a maior imagem já captada pelo telescópio espacial Hubble, e a imagem é da belíssima galáxia de Andrômeda, ou M31. Para se ter uma ideia da resolução do registro, seriam necessárias 600 Tvs de alta resolução para exibir a imagem de 1,5 bilhões de pixels, tendo o arquivo 4,3GB. O único jeito de poder observar os detalhes de uma foto tão grande assim, é através de uma ferramenta de zoom, que pode ser encontrada no site do telescópio. Foi retratado mais de 100 milhões de estrelas localizadas à direita do centro galáctico, que se estendem por um disco que mede cerca de 40 mil anos luz.  Abaixo está o magnífico vídeo captado pelo telescópio Hubble:




         A galáxia de Andrômeda (Messier31, M31), é uma galáxia espiral. Localizada a cerca de 2,54 milhões de anos-luz de distancia da Terra, na direção da constelação de Andrômeda. É a galáxia espiral mais próxima da Via Láctea e seu nome é derivado da constelação onde está situada, que, por sua vez, tem seu nome derivado da princesa mitológica Andrômeda. É a mais larga galáxia do Grupo Local, que também contém nossa galáxia, a Via Láctea, a galáxia do Triângulo e aproximadamente 30 outras menores. Embora seja mais larga, não é a mais maciça: sua massa de aproximadamente 7.1x1011 é menor do que a da Via Láctea, que contém mais matéria escura. Contudo, contém aproximadamente meio trilhão de estrelas. Possuindo entre 180 e 220 mil anos-luz de diâmetro.

        As primeiras fotografias que mostram a estrutura espiral da galáxia de Andrômeda foram tiradas por Isaac Roberts, em 1887.

        Vesto Slipher, do observatório Lowell, concluiu que Andrômeda tinha a maior velocidade radial entre todas as nebulosas conhecidas, aproximando-se radialmente da Terra a uma velocidade de 300km/s (266km/s, segundo Robert burnham  jr.; ou 298km/s, segundo R. Brent Tully). Este valor alto já apontava para a natureza extragaláctica do objeto.

        Estudiosos e cientistas conseguiram prever, através de uma série de cálculos, que a nossa Via Láctea e Andrômeda estão se aproximando e colidirão. Mas, calma. Teoricamente, o encontro aconteceria em cerca de 4 bilhões de anos, que é o período aproximado do fim do nosso Sol: nesta época, provavelmente, a vida na Terra nem exista mais da forma como a conhecemos.
   
        Os danos que tal colisão causaria são mínimos, e isso se deve ao fato dos espaços entre os astros serem muito grandes, reduzindo drasticamente a chance de colisões, o que também explica o fato de o sistema solar raramente entrar em contato com algum outro corpo celeste ao passar pelas nuvens mais densas da Via Láctea.
  



Um comentário:

  1. Como ê grande a sabedoria de Deus. Efetivamente só poderemos fazer contato com outros mundo quando tivermos maturidade espiritual. Enquanto isso, ficamos imaginando como é a vida em outros mundos.

    ResponderExcluir

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!