Translate

quarta-feira, 11 de março de 2015

Post.195: LIVRE-ARBÍTRIO

É no pensamento que o homem possui uma liberdade sem limites, porque não conhece entraves. E sendo a consciência um pensamento íntimo que pertence ao homem, como todos os outros pensamentos.

O ser humano seria uma máquina sem livre-arbítrio. Visto que temos a liberdade de pensar, e de agir. Há liberdade de agir desde que haja liberdade de fazer. Nos primeiros tempos da vida na matéria a liberdade é quase nula; ela se desenvolve e muda de objetivo conforme o crescimento do indivíduo. A criança, tendo pensamentos relacionados com as necessidades de sua idade, aplica seu livre-arbítrio às coisas que lhe são necessárias.

As predisposições instintivas que o homem traz ao nascer são as do espírito antes de sua encarnação. Conforme for ele mais ou menos avançado, elas podem solicitá-lo para atos repreensíveis, e ele será auxiliado nisso pelos espíritos que simpatizam com essas disposições, mas não há arrebatamento irresistível, quando se tem a vontade de resistir.  Devemos lembrar de que querer é poder. 


O espírito é influenciado pelo corpo físico que o pode entravar em suas manifestações. Eis por que, nos mundos onde os corpos são menos materiais comparado a Terra, as faculdades se desdobram com mais liberdade, mas o instrumento não dá a faculdade. De resto, é preciso diferenciar aqui as faculdades morais das faculdades intelectuais; se um homem tem o instinto de homicida, é seguramente seu espírito que o possui e que lhe transmite, mas não seus órgãos. Aquele que anula seu pensamento para não se ocupar senão com a matéria, torna-se semelhante ao bruto, e pior ainda, ele nem sonha mais em se precaver contra o mal, e é nisto que é culpado, visto que age assim por sua vontade. Pois, o corpo físico não é senão um envoltório do espírito, como a roupa é o envoltório do corpo. Unindo-se ao corpo, o espírito conserva os atributos de sua natureza espiritual.

Já a perturbação das faculdades intelectuais por embriaguez não é desculpa para os atos censuráveis, porque o bêbado está voluntariamente privado de sua razão para satisfazer paixões brutais: em lugar de uma falta, ele comete duas.

No homem em estado selvagem, a faculdade dominante é o instinto, o que não o impede de agir com uma liberdade para certas coisas. Mas, como a criança, aplica essa liberdade às suas necessidades, e ela se desenvolve com a inteligência. Por conseguinte, os adultos que é mais esclarecido que um selvagem, é também mais responsável que ele pelo que faz; ou seja, quanto mais consciência mais responsabilidade sob o atos.

A questão 850 de O Livro dos Espíritos nos esclarece o livre-arbítrio em relação a posição social:
850 – A posição social, algumas vezes, não é um obstáculo à interia liberdade dos atos?
Resposta: “O mundo tem, sem dúvida, suas exigências. Deus é justo e leva tudo em conta, mas deixa-nos a responsabilidade do pouco esforço que fazemos para superar os obstáculos.”



Fonte: O Livro dos Espíritos – cap. X

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!