Translate

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A COMPREENSÃO ESPÍRITA DO BATISMO

Na Doutrina Espírita não existe Batismo, porque o Espiritismo não adota nenhum ritual.


Encontramos no Evangelho de Mateus(3:11)  a seguinte passagem de João Batista: “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de lava as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.”
Desta forma João Batista afirmou que ele batizava pela água os adultos, porque eles já possuíam a capacidade de se arrependerem de seus atos, e podiam diferenciar o certo e o errado para renovarem-se moralmente. E que Jesus iria batizar pelo Espírito Santo e pelo Fogo, sendo assim, algo mais complexo, de entendimento elevado, e que ele João Batista não era capaz de realizar. Então, fica evidenciado um tipo de batismo diferente a ser praticado a partir de Jesus. Nisto, no entendimento espírita, o batismo não é realizado com cerimônia externa, mas sim realizando-se no interior do indivíduo, na consciência de cada um de nós ao tomar conhecimento da palavra do Cristo. Então, o batismo para o espírita é pelo Espírito Santo e pelo fogo. Mas, o que significa, e como é esse Batismo pelo Espírito Santo e pelo Fogo?

Batismo com o Fogo:
É o símbolo do aprimoramento íntimo, do esforço para corrigir nosso espírito para o Evangelho do Cristo, na vivência diária. O arrependimento com sinceridade de erros e transgressões de vidas passadas é a fase preparatória para o Batismo de Fogo, o qual acontece quando o indivíduo renovar-se, reparando os males cometidos em outras vidas. Dando  demonstração de seu propósito de reformar-se interiormente. Batismo de fogo é o esforço de vencermos nossos instintos e hábitos inferiores, procurando a pratica do bem. Este esforço é uma luta dentro de nós e em meio a tudo e a todos.

Batismo com o Espírito Santo:
É o despertar da nossa consciência, para a verdadeira vida: a espiritual.
É praticar o bem com constância e com sinceridade, e assim a moral vai evoluindo, e com esse valor moral é alcançado o reconhecimento do Plano Espiritual Superior. Ou seja, é quando a pessoa consegue sintonia com o mundo Espiritual Maior. Mas, isto só é alcançado, por meio de um difícil e espinhoso Batismo de Fogo, quando o indivíduo luta sem desanimo, vencendo a si mesmo, aprendendo e aprimorando o espírito, para entrar em sintonia com os benfeitores do plano espiritual.


É desta forma a compreensão do batismo para nós espíritas, estando inclusive em harmonia com a Bíblia, pois o objetivo básico dos ensinamentos do Cristo Jesus é conquistarmos nosso aprimoramento, com a reforma interior. Assim, perseverança para alcançar o Batismo de Fogo deixando erros para trás por meio das correções necessárias para nos libertarmos, e assim posteriormente sermos dignos de nos batizarmos com o Espírito Santo, entrando em sintonia com a espiritualidade amiga. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!