Translate

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Post.188: OS TIPOS DE CARIDADE

A Doutrina Espírita nos esclarece no O Livro dos Espíritos, questão 893, que a mais meritória das virtudes é aquela que está fundada sobre a mais desinteressada caridade. Mas, será que é fácil compreender o que é o verdadeiro ato de caridade? Caridade não é só o ato de dar algo material, seja dinheiro, ou comida, ou roupas... Há a caridade moral que é tão importante e benéfica como a caridade material, e que muitas e muitas vezes as pessoas mais necessitam de um estimulo moral por meio de uma conversa para seguir em frente do que de coisas materiais.
Vamos refletir um pouco sobre os tipos de caridade:

Caridade material
Este tipo de caridade deve ser realizada com amor, desapego, generosidade, não humilhando quem está recebendo. Sendo referente as coisas do mundo físico, como a doação de roupas, de comida, de quantia de dinheiro, dentre outras doações materiais.
                A verdadeira caridade material, realizada com amor, não tolera ostentação e má vontade, ou seja, não é caridade dar algo apenas para se livrar de quem está pedindo ou para tentar aliviar a consciência; a caridade material tem que ser exercida com desejo sincero de auxiliar o próximo, sem esperar reconhecimento, ou algum tipo de retorno, ou gratidão, é praticar a caridade de forma desinteressada. Não importa a quantia, ou a quantidade quando se é dado com amor e sinceridade.

Caridade moral
A caridade moral também é de boa vontade para com todos, tolerância para com as imperfeições do próximo, e perdão as ofensas. Não sendo nada material a ofertar, pelo fato que a caridade moral é exercida pelos seguintes meios:
- Verbal: que são as palavras que consolam, esclarecem, edificam, silenciando ou suavizando o falar, realizando prece para estabelece aproximação com Deus.
- Mental: sendo as ondas mentais sob a forma de perdão, de prece, de amor, de paz, de harmonia; emitidas em favor de encarnados e desencarnados.
- Gestual: através de carinho fraternal, abraço, aperto de mão, sorriso... Aos necessitados de consolo.
- Passiva: esta caridade moral consiste em silenciar diante de uma ofensa; dar atenção perante um desabafo.
- Mediúnica: é o amparo a encarnados e a desencarnados, por meio da mediunidade.
      Para bom procedimento e realizar a caridade moral dentro dos nossos deveres, podemos exercitar nossa consciência através das três perguntas seguintes:
- Ao pensar, julgando ou avaliando o próximo, como devo proceder? Com tolerância.
- Como deve ser a minha ação para com o meu próximo? Com boa vontade, benevolência.
- Como devo receber a ação do próximo? Com perdão.
           Joanna de Ângelis, diz no livro Vigilância, psicografia Divaldo Franco: “A caridade moral é desafio para toda hora no lar, na rua, no trabalho.”

Deste modo todos nós podemos exercitar a caridade.  Assim, há sempre condições e oportunidades para a pratica da caridade, basta encontrar os meios de exercê-la com amor, se não temos condições materiais para auxiliar o próximo, temos a capacidade de dar palavras de consolo, de esperança, podemos emanar pensamentos positivos ao necessitados, fazer preces, dar um abraço fraternal; coisas que não custam nada materialmente, mas que engrandece o espírito de quem está doando e acolhe, consola o necessitado .  A medida em que vamos compreendendo a caridade em sua forma verdadeira, vamos nos esforçando cada vez mais para exercê-la por seus diversos meios, e assim vamos eliminando o egoísmo, o orgulho, a soberba, a ostentação... Pois, os possuímos de uma maneira ou de outra, uns mais outros menos. Lembramo-nos a pratica da caridade nos eleva cada vez mais para juntos de Deus, pelo fato que a caridade proporciona a nossa evolução.  Quando pedimos amor para Deus, Ele Envia-nos pessoas para que possamos auxiliar.

“A Caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade para que a Terra se realize na condição do esperado Reino de Deus”  (Chico Xavier)


4 comentários:

  1. Que texto lindo! Me ajudou muito. Obrigada, Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Isso é muito bom para quem quiser aprender sobre e interessante. 👏👏👏👏👏👏👏👏😊

    ResponderExcluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!