Translate

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Post.186: CONVERTIDO DE DAMASCO

A história de Paulo de Tarso é uma inspiração para todos nós. Mostrando-nos que é possível uma edificação moral em meio ao que somos, aos erros que carregamos e que cometemos. No caso de Paulo de Tarso, de perseguidor dos Cristãos se tornou um dos maiores apóstolos do Cristo. Isso nos mostra que quando se quer e quando nos entregamos verdadeiramente aos Ensinamentos do Mestre Jesus é possível uma mudança de enorme magnitude em nossas vidas.
 É com grande alegria que publico está postagem.  Para quem não conhece e para quem conhece, convido-os para se inspirar nesta linda história de superação, de resignação, de entrega, de trabalho, de amor, de fé, de perseverança...



Antes de tudo, em Corinto vivia uma família de judeus composta por Jeziel (Estevão) Abigail e seu pai. Viviam tranquilos quando certo dia romanos tomaram tudo em nome de César, com raiva o pai de Jeziel acabou procurando uma forma de se vingar e ateou fogo em sua casa e em todas as coisas que foram tomadas, nisso os 3 foram presos e sofreram muitas injustiças, Jeziel sempre sereno confiou a Deus a vida dos 3 e resou por ajuda, nisso seu pai fora morto com açoites e Jeziel levado para cesareia como escravo e sua irmã conseguiu a liberdade com muita dificuldade. Jeziel no caminho para cesareia conheceu um pro cônsul no qual fora colocado para cuidar dele; o pro cônsul sofria com chagas, feridas, e Jaziel cuidou dele e orou pelo pro cônsul, nisso com muita bondade o pro cônsul o libertou e disse que ele mudasse de nome para não ser mais perseguido, chegando em Jerusalém fora conhecido como Estevão.

Ainda no ano 34 Jaziel chamado agora de Estevão conheceu Simão Pedro, João e Tiago, discípulos de Jesus. Passando a conhecer o Cristo em sua essência, pediu para ficar e ajudar com a igreja nova que conhecera.

Em certo dia pregou a boa nova diante de uma multidão em Jerusalém e foi aclamado. Muitos foram os seus feitos em nome de Jesus, curou pessoas, consolou gente humilde e desesperançada, mas isso atiçou  a ira do sinédrio que viu a nova doutrina como um perigo constante.

No auge de sua virtude,  Saulo de Tarso em Jerusalém era um promissor rabino discípulo de Gamaliel, cujo o tratava como um filho, e sendo um perseguidor do Cristo Jesus e de seus discípulos. Assim,  teve ira e ódio de Estevão e o vira como um inimigo a ser abatido, caçou e encarcerou ele em uma prisão, mas ninguém sabia que a irmã de Estevão era noiva de Saulo de Tarso em cidade próxima a Jerusalém; Saulo em seus descansos sempre cobria a noiva de afagos e carinho, a mesma pedido para que ele ajudasse a encontrar com o irmão desaparecido, prometendo ele cumprir o juramento. No entanto,  Saulo de Tarso capturou Estevão  sem saber que ele era irmão da sua noiva e o  levou para ser julgado pelo sinédrio junto com Simão Pedro e João, sendo depois os 2 libertos e ficado Estevão para sofrer as consequências dos atos por apenas pregar a Boa Nova em nome de Jesus.

Estevão fora condenado e  lapidado pela população, que isto era costume da época. Nas primeiras pedradas a noiva de Saulo fora convidada para assistir a campanha proferida por

Paulo de Tarso, em determinado momento Abgail irmã de Estevão o reconhece e corre para seus braços já semi morto, nisso Saulo de Tarso fica enlouquecido, mas Estevão o perdoa dos atos, pois disse que ele não sabia o que estava fazendo e pede para que ele esqueça o que ocorreu, e cuide de sua irmã.

Mas, tempo depois ele desiste de se casar com Abigail e promete caçar e julgar os discípulos de Jesus em todos os lugares. E quando rumava para Damasco em busca de um homem de nome  Ananias para julgar e torturar pelos crimes de apenas ajudar os necessitados, pregando pelo Cristo Jesus; no entanto, em pleno meio dia no deserto de Damasco foi que Saulo teve sua revelação viu uma luz muito forte que acabou o cegando, e ouviu as seguintes palavras: “Saulo, porque me persegues tanto?”, fora Jesus que ele tinha visto e ouvido, mas ficou cego com a revelação e pediu ajuda a dois companheiros de luta que o ajudassem a chegar na cidade mais próxima.


Na pequena cidade pediu para ficar em uma estalagem e deu ordem aos companheiros para voltarem para casa. Mas,  o homem que ele perseguia fora enviado por Jesus para que o ajudasse, nisso Ananias chega na estalagem e pede para falar com o promissor rabino, chegado ele no quarto deparou com um homem triste e acabado, e informou a Saulo de Tarso quem era e o porque estava lá, Ananias em sua benevolência cura Saulo de sua cegueira em nome de Jesus Cristo,. Assim, Saulo teve sua revelação e jurou proteger e dar graças a Jesus pela sua cura e revelação, agradeceu a aquele homem simples e seguiu com ele até a casa de seu amigo pessoal Gamaiel, e teve a boa surpresa de ver o amigo já velho dizendo que bebera da virtude de Jesus, e que ele fizesse o mesmo deixando tudo de lado e seguisse o bom Pastor.

Foi no deserto em que Saulo de Tarso voltou a ser tecelão coisa que aprendeu quando era menino, fez tapeçaria para vender e poder se sustentar e buscando mais conhecimento da Boa Nova e pregar os ensinamentos de Jesus. Foi neste período  conheceu um casal que teve que fugir para o deserto para não sofrer as represálias de Saulo de Tarso que tinha mando caçar e matar o pai. Com muita gentileza o devido casal aceitou Saulo para que ele pudesse viver no deserto e poder fazer as peças de tecelagem e aprender o evangelho e pregar a boa nova, em determinado momento ele revela ao casal quem ele é, e pediu o perdão deles, e como bons seguidores do Cristo o casal dar o seu perdão.

No ano de 36 ele e o casal voltam para Jerusalém e nisso Saulo de Tarso já convertido, vai a igreja de Simão Pedro para falar com ele, mas não foi recebido pelo mesmo,  devido a preocupação e medo de ser pego em algum emboscada preparada por Saulo de Tarso , depois de muito conversar com Tiago e João, é que eles pedem para Timóteo um dos discípulos de João, para que vá falar com ele, de imediato Timóteo ver em Saulo de Tarso uma brandura e uma calma jamais vista, ficaram amigos logo que se viram, e juntos foram para a igreja de Simão Pedro, e lá pediu perdão e começou a trabalhar em nome de Jesus Cristo.

Com o decorrer dos dias Saulo de Tarso já começava a pregar a boa nova em Jerusalém sendo mal visto pelo sinédrio que o ver como traidor da causa, em muita assembleia o sinédrio começa a ver em Saulo um perigoso inimigo a ser abatido, foi acusado de blasfêmia e como podia ajudar curando as pessoas de enfermidades e desamparo, foi acusado de feitiçaria pelo conselho , e foi preso,  humilhado e açoitado. Mas como possuía títulos de um nobre com o tempo foi solto, e voltou a pregar o Evangelho, mas o sinédrio continuou  fazendo ameaças a ele.

Saulo foi com Timóteo pregar os ensinamentos de Jesus na cidade de cesareia, enfrentaram fome frio e um assalto durante a noite, os ladrões levaram pergaminhos escritos por Saulo de Tarso para fazer a pregação de Jesus, nisso os bandidos ficaram interessados em saber mais sobre Jesus. A viagem prosseguiu, Saulo e Timóteo foram para cesaria para pregar, chegando lá sentiram frio e  fome, mas como ele conhecia a tecelagem foi arrumar trabalho em estalagem próxima e Timóteo foi trabalhar na estalagem, com o tempo e as pregações conquistaram novos adeptos para a fé Cristã e fundaram a sua primeira igreja. E depois, seguiram viagem para cidade de Jacó lá também enfrentaram dificuldades, mas no fim venceram mais uma etapa, ajudaram, curaram e fizeram uma nova igreja na cidade. Quando estava em caminho para Antioquia,  Saulo conheceu Lucas um médico que ajudava as pessoas, e  acabaram fazendo grande amizade. E juntos Saulo, Timóteo e Lucas foram pregar e novamente foram presos, mas como possuía títulos romanos sempre conseguia sair com a ajuda de Jesus, voltou para Jerusalém onde conversou com os discípulos de Jesus e falaram da Boa Nova, em conversa feliz com Simão Pedro falou de suas expectativa de falar do Cristo em Atenas, mas como as igrejas que tinha fundado haviam pedido que ele voltasse, adiou essas lutas, conheceu novamente  cárcere e o abandono de seus amigos e parentes.

Foi levado para o sinédrio para um novo julgamento, mas como Saulo conhecia a maldade do sinédrio pediu para ser julgado por César, e assim foi levado para Roma, mas ainda teve tempo  de pregar, conversar com Maria, Mãe de Jesus. Era um desejo de Saulo ter  feito uma biografia de Jesus na época, para que todos conhecessem esse grande homem.

Na partida para Roma muitos de seus filhos de coração, idosos e pessoas que ele ajudava ficaram na margem da praia vendo a embarcação sair, levando Saulo de Tarso, junto com Lucas e outros companheiros de luta. No caminho para Roma, ouve uma tempestade e um furacão, sendo a embarcação de Saulo de Tarso afundada,conseguindo chegar em uma ilha próxima onde ele teve um momento de paz e tranquilidade pregando os ensinamentos de Jesus e conquistando mais Cristãos.

Agora chamado de Paulo de Tarso depois do batismo, no ano de 45 já em Roma enfrentou muitas dificuldades, mas conseguiu ser atendido pelo César, o qual teve muita simpatia por Paulo de Tarso,  e assim foi liberto por César, e conseguiu fundar ali uma igreja em nome de Jesus, todos os conheciam, mas com o tempo pessoas que eram contra os ensinamentos de Jesus e seguiam o culto aos deuses, o perseguiram e novamente Paulo de Tarso foi preso,  ficou em uma cela escura e úmida e ele  sereno e tranquilo em suas meditações. Com o tempo fora solto e recomeçou a sua pregação nas catacumbas e cemitérios em Roma, sendo local tranquilo e pouco visitado.

           No ano de 60, Roma tem seu grande incêndio, devido a Nero que põe fogo em locais para construir uma nova Roma em sua grandiosidade, mas ocorreu o contrário o fogo se espalhou pela cidade inteira por cerca de 5 dias, Nero sai da cidade com o intuito de não ser culpado pelo que ocorreu, muitas pessoas perderam tudo, parentes perderam familiares com a terrível tragédia; no sexto dia Nero retorna a cidade que estava em ruínas, pensou em quem colocar a culpa do ocorrido e em seguida conversou com o prefeito da época no qual tiveram a ideia de culpar os cristãos pelo crime de colocar fogo em Roma. Assim, novamente Paulo de Tarso e seus companheiros de luta foram perseguidos e presos, somente em agosto do ano de 69, estado 9 anos preso,  

           Paulo de Tarso é encaminhado para fora da cidade por um grupo de soldados romanos com ordem de matar o discípulo de Jesus, Paulo de Tarso sereno como sempre resou pelos seus assassinos pedindo paz no momento de sua morte. Paulo foi decapitado, não sentiu nada apenas uma leve brisa vindo diante dele e um ar sereno e tranquilo, isto porque  os amigos das lutas vieram busca-lo para a vida eterna, viu o amigo Estevão a quem sorria muito para ele e sua irmã Abigail, sentiu o abraço fraterno de ambos e em seguida o toque no ombro vindo de Jesus no qual o abraçou com muito carinho.



PALAVRAS DE SAULO DE TARSO A SIMÃO PEDRO.

Nasci para uma luta sem tréguas, que deverá prevalecer até ao fim dos meus dias.
Antes de encontrar as luzes do Evangelho, errei criminosamente, embora com o sincer o desejo de servir a Deus.
Fracassei, muito cedo, na esperança de um lar.
Tornei-me odiado de todos, até que o Senhor se compadecesse de minha situação miserável, chamando-me às portas de Damasco.
Então, estabeleceu -se um abismo entre minha alma e o passado. Abandonado pelos amigos da infância, tive de procurar o deserto e recomeçar a vida.
 Da tribuna do Sinédrio, regressei ao tear pesado e rústico.
Quando voltei a Jerusalém, o judaísmo considerou-me doente e mentiroso.
Em Tarso experimentei o abandono dos parentes mais caros. Em seguida, recomecei em Antioquia a tarefa que me conduzia ao serviço de Deus. Desde então, trabalhei sem descanso, porque muitos séculos de serviço não dariam para pagar quanto devo ao Cristianismo.
E sai às pregações. Peregrinei por diversas cidades, visitei centenas de aldeias, mas de nenhum lugar me retirei sem luta áspera. Sempre saí pela porta do cárcere, pelo apedrejamento, pelo golpe dos açoites.
Nas viagens por mar, já experimentei o naufrágio mais de uma vez; nem mesmo no bojo estreito de uma embarcação, tenho podido evitar a luta. Mas Jesus me tem ensinado a sabedoria da paz interior, em perfeita comunhão de seu amor.



Fonte: Livro Paulo e Estêvão, do espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier  

2 comentários:

  1. Gratidão pela disponibilidade e amor dessa equipe de luz . Que a abundancia da luz divina esteja com vocês .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gicelia!

      Gratidão pela sua visita!
      Sinta-se sempre bem vinda ao Jardim Espírita. Todas as semanas publicamos novas postagens.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!