Translate

domingo, 9 de fevereiro de 2020

O LIVRO DOS ESPÍRITOS: CRIAÇÃO – FORMAÇÃO DOS MUNDOS


*As respostas são dos Espíritos Superiores.

LIVRO PRIMEIRO/ AS CAUSAS PRIMEIRAS
CAPÍTULO III – CRIAÇÃO


FORMAÇÃO DOS MUNDOS

O Universo compreende a infinidade dos mundos que vemos e aqueles que não vemos, todos os seres animados e inanimados, todos os astros que se movem no espaço, assim como os fluidos que o enchem.


37 – O Universo foi criado ou existe de toda a eternidade como Deus?
- Sem duvidas que ele não pode fazer-se por si mesmo, e se fosse de toda a eternidade, como Deus, não poderia ser obra de Deus.

NOTA DE KARDEC: A razão nos diz que o Universo não pode se ter feito a si mesmo e que, não podendo ser obra do acaso, deve ser obra de Deus.

38 – Como Deus criou o Universo?
- Por sua vontade. Nada traduz melhor essa vontade todo-poderosa que estas belas palavras do Gênese: “Deus disse: que a luz seja: e a luz foi”.

39 – Poderemos conhecer  o modo da formação dos mundos?
- Tudo o que se pode dizer, e podeis compreender, é que os mundos se formam pela condensação da matéria disseminada pelo espaço.

40 – Os cometas seriam, como se pensa atualmente, um começo de condensação da matéria e de mundos em via de formação?
- Isso é exato; mas o que é absurdo é crer-se em sua influência. Quero dizer, a influência que vulgarmente se lhe atribui; porque todos os corpos celestes tem sua parte de influência em certos fenômenos físicos.

41 - Um mundo completamente formado pode desaparecer e a matéria que o compõe disseminar-se de novo no espaço?  
- Sim. Deus renova os mundos como renova os seres vivos.

42 – Poderemos conhecer a duração da formação dos mundos: da Terra, por exemplo?
- Nada te posso dizer a respeito,porque só o Criador o sabe, e bem louco seria quem pretendesse saber ou conhecer o número de séculos dessa formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!