Translate

segunda-feira, 21 de maio de 2018

OS CINCO SEGREDOS DA FELICIDADE DO HOMEM MAIS FELIZ DO MUNDO


          O monge Matthieu Ricard é a pessoa mais feliz do mundo. É o que afirmam os cientistas após estudarem seu cérebro.

         Ricard fala que: “Felicidade não é a busca infinita por uma série de experiências prazerosas.

         Aos 70 anos, Ricard dá cinco dicas para alcançar a felicidade:

1 -  Defina o que é felicidade.
Felicidade é um jeito de ser. É um estado mental ótimo, excepcionalmente saudável que dá a você os recursos para lidar com os altos e baixos da vida.

2 - Seja paciente.
Não seja como uma criança que faz pirraça... “Eu quero ser feliz agora”. Isso não funciona. A fruta amadurece com paciência e vira uma fruta e uma geleia deliciosas. Você não pode fazer isso com uma fruta verde. Leva tempo cultivar todas aquelas qualidades humanas fundamentais que criam bem-estar.

3 - Saiba que pode treinar a mente.
O que você fizer vai mudar seu cérebro. Se você aprender malabarismo, a mergulhar ou a esquiar, seu cérebro vai mudar. Da mesma forma, se você treinar sua concentração, se você treinar para ter mais compaixão, se você treinar para ser mais altruísta seu cérebro vai mudar, você será uma pessoa diferente. Todas essas habilidades podem ser aprendidas, assim como tocar piano ou jogar xadrez.

4 - Pratique pouco e sempre.
É como quando você rega as plantas no seu apartamento. Você precisa regar um pouco todos os dias. Se você derramar um balde uma vez por mês a planta vai morrer. É melhor fazer sessões curtas de meditação com frequência, do que uma muito longa de tempos em tempos, porque o processo de neuroplasticidade não será ativado ou mantido.

5 - Não deixe o tédio desencorajá-lo.
Devemos perseverar, porque, às vezes, quando está chato é que uma mudança de verdade ocorre. A regularidade é uma das grandes dicas de meditação e treinamento mental, para se tornar uma pessoa melhor, mais feliz e mais altruísta.


Assista abaixo o vídeo da BBC do monge Matthieu Ricard.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!