Translate

segunda-feira, 24 de março de 2014

QUEM É MINHA MÃE E QUEM SÃO OS MEUS IRMÃOS?

             E tendo chegado à casa, nela se reuniu uma tão grande multidão de povo, que não podiam mesmo tomar seu alimento. Seus parentes, tendo sabido disso, vieram para se apoderarem dele, porque diziam que ele havia perdido o espírito.
Entretanto, sua mãe e seus irmãos tendo vindo, e ficando do lado de fora, mandaram chamá-lo. Ora, o povo estava sentado ao seu redor, e lhe disse: “Vossa mãe e vossos irmãos estão lá fora vos chamando”. Mas ele lhes respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E olhando aqueles que estavam sentados ao seu redor: Eis, disse, minha mãe e meus irmãos; porque todo aquele que faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe.
(São Marcos, cap.III, v. 20, 21 e 31 a 35; São Mateus, cap. XII, v. de 46 a 50)


6. Certas palavras parecem estranhas na boca de Jesus e contrastam com a sua bondade e sua inalterável benevolência para com todos. (...)  Tendo os Seus ensinamentos a lei do amor e da caridade; não podia, pois, destruir de um lado o que estabelecia de outro; de onde é preciso tirar esta consequência rigorosa de que, se certas máximas estão em contradição com o princípio, é que as palavras que se lhe atribuem foram mal expressadas, mal compreendidas ou não são dele. 

7. Admira-se, e com razão, ver, nessa circunstância, Jesus mostrar tanta indiferença para com os seus parentes e, de alguma sorte, renegar sua mãe. (...)
 Supor-lhe ter renegado sua mãe seria desconhece-lhe o caráter: um tal pensamento não poderia animar aquele que disse: “Honrai a vosso pai e a vossa mãe”. É preciso, pois, procurar um outro sentido para as suas palavras, quase sempre veladas sob a forma alegórica.
Jesus não negligenciou nenhuma ocasião de dar um ensinamento; tomou, pois, a que lhe oferecia a chegada da sua família para estabelecer a diferença que existe entre o parentesco corporal e o parentesco espiritual.


O PARENTESCO CORPORAL E O PARENTESCO ESPIRITUAL
8. (...)  Há, pois, duas espécies de famílias: as famílias pelos laços espirituais, e as famílias pelos laços corporais; as primeiras, duráveis, se fortalecem pela depuração. E se perpetuam no mundo dos espíritos, através de diversas migrações da alma; as segundas, frágeis como a matéria, se extinguem com o tempo e, frequentemente, se dissolvem moralmente, desde a vida atual. Foi isso que Jesus quis fazer compreender em dizendo aos seus discípulos: Eis minha mãe e meus irmãos, quer dizer, minha família pelos laços do espírito, porque quem quer que faça a vontade do meu Pai que está nos céus é meu irmão, minha irmã e minha mãe. (...)
            Assim falando aos seus discípulos, do ponto de vista espiritual: “Eis meus verdadeiros irmão”; sua mãe se encontrava com eles e generaliza o ensinamento, o que não implica de nenhum modo que tenha pretendido que sua mãe segundo o corpo não lhe era nada como espíritos, e que não tivesse por ela senão indiferença; sua conduta, em outras circunstâncias, provou suficientemente o contrário.


Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo; cap. 14. 


Para saber mais sobre famílias espirituais e carnais acesse o link da postagem 133: http://jardim-espirita.blogspot.com.br/2014/03/post133-familias-espirituais-e-carnais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!