A Prece de Cáritas é muito conhecida e querida no meio espírita e contritamente orada por varias gerações de espíritas, mas qual a origem desta prece? Quem foi Cáritas?
Em 25 de dezembro de 1873, data mais significativa da cristandade, no Natal, apresentou-se no circulo espírita de Bordeaux, na França, um Nobre Espírito com o nome de Cáritas, e por meio da mediunidade de uma das grandes médiuns dessa época Madame De Watteville Krell a lindíssima Prece de Cáritas foi transmitida. Todas as mensagens que Mme. W. Krell recebia eram psicografadas em transe.
A prece de Cáritas foi publicada na obra francesa “Rayonnements de la Vie Spirituelle”, que contém mensagens de diversos espíritos, obtidas por Madame De Watteville Krell (Mme. W. Krell). Livro publicado em Bordéus, França, em 1876, com reedições posteriores.
No livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capítulo XIII, os itens 13 e 14, mensagens do ano de 1861, Cáritas assina as mensagens como martirizada em Roma. Mensagens estas falando sobre a caridade.
Na Revista Espírita, de fevereiro de 1862, Allan Kardec escreveu o seguinte sobre o espírito de Cáritas: Um Espírito que se fez conhecer sob o nome característico e gracioso de Cárita, e cuja missão parece ser a de chamar a beneficência em socorro do infeliz (...) Todas as comunicações de Cáritas estão cheias da mesma marca de bondade e simplicidade. Evocada na Sociedade de Paris, diz ter sido Santa Irene, Imperatriz.
Em vista disso, especula-se que tenha sido Irene, uma mártir que desencarnou em Roma no ano 304, na última, maior e mais sangrenta perseguição feita por Diocleciano (303-3011), antes do Imperador Constantino tornar o Cristianismo religião oficial do Estado, em 13 de junho de 313, acabando com a perseguição e fortificando-o. Assim, Irene foi condena a morrer na fogueira, por possuir “livros proibidos”, enquanto suas duas irmãs eram degoladas na sua frente. Canonizada pela religião católica, ficou conhecida como Santa Irene.
A palavra Cáritas é uma palavra do latim, que significa Caridade.
Abaixo segue a linda Prece de Cáritas:
Deus, nosso Pai, que Sois Todo Poder e Bondade,
dai força aquele que passa pela provação,
dai luz aquele que procura a verdade,
ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
DEUS! Dai ao viajor a estrela guia,
ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai! Dai ao culpado o arrependimento,
ao Espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai.
Senhor! Que a Vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.
Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem,
esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita aos Espíritos consoladores,
derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.
DEUS! Um raio, uma faísca do Vosso amor, pode abrasar a Terra;
deixai-nos beber nas fontes da Vossa bondade fecunda e infinita,
e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós,
como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos de braços abertos,
Oh! Bondade, Oh! Beleza, Oh! Perfeição,
e queremos de alguma sorte alcançar a Vossa misericórdia.
DEUS! Dai-nos força de ajudar o progresso, a fim de subirmos até Vós,
dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão;
dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Divina Imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!