- Como se apresenta a vida social dos Espíritos desencarnados?
- No plano espiritual
imediato à experiência física, as sociedades humanas desencarnadas, em quase
dois terços, permanecem naturalmente jungidas, de alguma sorte, aos interesses
terrenos.
Egressas do próprio mundo
em que se lhes tramam os elos da retaguarda, quando não se desvairam nas faixas
infernais, igualmente imanizadas ao planeta de que se originam, trabalham com
ardor não só pelo próprio adiantamento, como também no auxílio aos que ficaram.
Naturalmente as lamas
que constituem a percentagem a que nos referimos, distanciadas ainda do
aprimoramento ideal, procuram aperfeiçoar em si mesmas as qualidades nobres
menos desenvolvidas, buscando clima adequado que lhes favoreça o trabalho.
Convictas de que tornarão
à Terra para a solução dos problemas que lhes enevoam ou afligem o campo
íntimo, situam-se em tarefas obscuras junto aos semelhantes, encarnados ou
desencarnados, quando se reconhecem vitimadas pela vaidade ou pelo orgulho que
ainda lhes medram no seio, e localizam-se em aprendizados valiosos da inteligência,
vendo-se inábeis para os serviços especializados do pensamento, não obstante os
talentos sentimentais que já entesourem consigo.
Quase todas, no entanto,
obedecem aos ditames do amor ou do ideal que lhes inspiram a consciência.
Aglutinam-se em
verdadeiras cidades e vilarejos, com estilos variados, como acontece aos burgos
terrestres, característicos da metrópole ou do campo, edificando largos
empreendimentos de educação e progresso em favor de si mesmas e em benefícios dos
outros.
As regiões purgativas ou
simplesmente infernais são por elas amparadas, quanto possível, organizando-se
aí, sob o seu patrocínio, extensa obra assistencial.
No plano físico, a
equipe doméstica atende à consanguinidade em que o vínculo é obrigatório, mas,
no plano extrafísico, o grupo familiar obedece à afinidade em que o liame é espontâneo.
Por isso mesmo, na
esfera seguinte à condição humana, temos o espaço das nações, com as suas
comunidades, idiomas, experiências e inclinações, inclusive organizações
religiosas típicas, junto das quais funcionam missionários de libertação mental,
operando com caridade e discrição para que as ideias renovadoras se expandam
sem dilaceração e sem choque.
Com esses dois terços de
criaturas ainda ligadas, desse ou daquele modo, aos núcleos terrenos,
encontramos um terço de Espíritos relativamente enobrecidos que se transformam
em condutores da marcha ascensional dos companheiros, pelos méritos com que se
fazem segura instrumentação das esferas superiores.
Fonte: Livro – Evolução em Dois
Mundos. Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Chico Xavier e Waldo Vieira. Segunda
Parte. Capítulo 7.
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