Translate

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

CAMPANHA JANEIRO BRANCO


                      Poucos sabem da existência da campanha Janeiro Branco, que é uma campanha totalmente dedicada à conscientização e prevenção da Saúde Mental, sendo uma campanha concebida por psicólogos e realizada por psicólogos e estudantes em parceria com todos os demais profissionais de saúde. Tendo sido criada por um grupo de psicólogos de Minas Gerais – Brasil, desde 2014.

                   Em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade tem crescido de forma exponencial em todo o mundo - segundo dados dos Ministérios da Saúde de todos os países e da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Campanha Janeiro Branco justifica-se como uma importante ação prestativa em relação a essas graves questões e, fundamentalmente, como uma necessária campanha voltada á promoção de mais saúde mental nas vidas das pessoas e à democratização, em meio à humanidade, dos conhecimentos relacionados a esse objetivo.



                Assim como há toda a mobilização com o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o Janeiro Branco necessita também de mobilização e destaque em prol da saúde mental, pois sabemos que a mente controla todo o corpo, todo o organismo, e por meio da mente podemos viver no céu ou no inferno, termos saúde ou desenvolver enfermidades. Daí a importância do Janeiro Branco de chamar a atenção das pessoas para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas dos indivíduos, para levar a necessidade da Saúde Mental e do combate ao adoecimento das pessoas.

                O Janeiro Branco coloca os termos da saúde mental e da saúde emocional em evidencia na sociedade, estimulando as pessoas refletirem sobre a importância de uma mente e de um emocional saudáveis, e conscientizar em buscar ajuda ou ajudar aqueles que necessitam, contribuindo assim para o combate ao adoecimento emocional das pessoas. Porque, quando detemos o conhecimento temos a possibilidade de mudar a nossa realidade e a realidade dos outros que precisam.
          
                O Janeiro Branco ajuda a mostrar ao mundo inteiro que cuidar da mente é cuidar da vida e que, aonde há saúde mental, há paz, autoconhecimento e muita harmonia nos relacionamentos entre as pessoas.

                O mês de janeiro foi escolhido para a campanha, porque o primeiro motivo é que em janeiro, as pessoas tem a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental. Além disso, muitas pessoas passam pela melancolia de fim de ano, e janeiro é um momento em que muitas pessoas estão fragilizadas por isso, sendo esse o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente.


                 Já a cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova historia da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.

                Infelizmente, a saúde mental é cercada de muito tabu.  A maioria das pessoas acha que ir ao psicólogo é “coisa de louco”. Isso é herança de uma cultura antiga e ultrapassada, de higienização, onde se tirava tudo aquilo que incomodava na sociedade e isolava em manicômios. Hoje a realidade é diferente, o tratamento da chamada “loucura” avançou muitíssimo e é humanizado. Há ações no sentido de inserção na sociedade e não mais o contrário, que era retirar da sociedade.

                 Os cuidados preventivos do corpo é propagado de forma aberta. Mas, porque a mente só recebe cuidados quando a coisa já está “no fundo do poço?” Parece mais do que justo que cuidemos da mente que controla todo o nosso corpo, pois se a cabeça vai mal, tudo vai mal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!