Translate

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

TRABALHAR

       
  Trabalho é a maior concessão de Deus no tempo, o grande renovador de tudo.

          Não há névoa que resista à luz, nem chaga que lhe escape ao consolo. Com ele olvidamos nossos pesares, encontramos os pesares alheios que nos solicitam concurso fraterno.

         É por ele que adquirimos o verdadeiro senso das proporções, de vez que nos ensina a sanar as dores maiores do que as nossas.

         Pelo trabalho a experiência terrestre se transforma em cântico de alegria.

         A ele devemos o berço que nos recolhe, o coração materno que nos afaga, a escola que nos instrui, o lar que nos acalenta e o caminho em que se nos desdobra a compreensão.

        Serviço é riqueza e cultura, educação e aprimoramento. Se entre os homens trabalhar é a honra da criatura, na Vida do Espírito trabalhar significa elevação e
progresso. 
 
Temos, além da morte, a luta de mil faces diferentes, desafiando-nos a capacidade de auxiliar.

Entre a Terra e o Céu, há precipícios de angústia e vales de escuridão, nos quais a vaidade humana expia e chora... Dores incontáveis surgem, depois do túmulo, onde a colheita do remorso encontra espinheiros de sombra e fel.

Só o trabalho é bastante forte para penetrar nos antros do sofrimento, iniciando a obra da redenção para os companheiros que desejam renovação.

Por isso mesmo, a ele nos cabe empenhar o coração com ardoroso fervor, a fim de aprendermos que servir aos outros é servir a nós próprios.

Trabalhemos, na certeza de que os sentimentos e as ideias, as atitudes e os atos, as palavras e as mãos no trabalho do bem constituem as bases do santuário espiritual em que nos compete converter a própria vida, para que Jesus por nós se manifeste, na edificação do reino de Deus.

Pelo Espírito Aparecida. 
Psicografia de Chico Xavier. 


Fonte: Livro Temas da Vida. Psicografia Chico Xavier. Espíritos Diversos.


quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

MAU OLHADO, NO ENTENDIMENTO DO ESPIRITISMO

          No Espiritismo o mau olhado é examinado por meio dos fenômenos anímicos, que é uma atividade do espírito encarnado. Sendo entendido como resultado de uma emissão magnética intensa de vibração mental, de alguém que se deixa dominar ou é dominado por sentimentos de vibração inferior como a inveja, a competitividade, o rancor, o ódio, o ciúme... Dentre outros sentimentos sem nobreza. E ao descarregar esta onda de sentimentos/pensamentos negativos e de vibrações perversas, muitas vezes atinge aquele contra ao qual é dirigido esses pensamentos negativos, perturbador. E atinge-o porque o outro se encontra em uma faixa vibratória equivalente, e através do fenômeno da sintonia capta aquela descara perturbadora. Sendo que a sensibilidade em sofrer esta ação magnética varia de pessoa para pessoa.

         O pensamento é uma energia eletromagnética e a mais poderosa no Universo, que parte de um emissor e alcança a um ou vários receptores, impulsionada pela vontade. Essa energia tem densidade, cor, cumprimento de onda e outros atributos. Recebemos e emitimos pensamentos, ininterruptamente; dependendo de como é emitido pode construir ou destruir, e somado a vontade consciente ou inconsciente, acarretam distúrbios consideráveis afetando pessoas, animais e plantas.

        Como o amor tem a sua resposta e transmite uma reação positiva que volta para o que ama, o mal também transmite as energias maléficas que tanto leva ao seu alvo podendo ser devolvida ao emissor a resposta correspondente. 


                    

        Assim, o mau olhado é ocorrência no campo das vibrações. Quando diz que uma pessoa tem o olho mau, e produz a morte de plantas, de pequenos animais e adoecem pessoas, é verdade. Mas, não é o olhar, é a mente. A mente que dispara pensamentos venenosos, normalmente são pessoas egoístas, portadoras ainda de muitas imperfeições, como a maioria de nós, porém algo piores, com a inveja, o ressentimento... Então, disparam essa onda mental que atingem a outra pessoa em que é direcionado o pensamento, e podendo atingir também as plantas, os animais de pequeno porte. Mas, as vezes as pessoas não tem esse conhecimento, e fazem-no sem se dar conta, já alguns são conscientes do chamado poder negativo, de que são portadores, é uma questão portanto emocional e mental, porque na hora que pessoa mudar de atitude mental terá um poder curativo, poderá ajudar através de vibrações, poderá contribuir por meio dos fluidos benéficos para o paciente.

         Então, o mau olhado nada mais é do que a emanação de fluídos nocivos de um indivíduos em direção a outras pessoas ou à alguém em particular. Essas ondas carregadas de formas podem ser captadas caso exista uma sintonia mental entre emissor e receptor, caso contrário essas mesmas ondas voltam a quem direcionou, seguindo os princípios da Lei de Ação e Reação.

         Os instintos agressivos irradiados no ambiente são capazes de criar desarmonias físicas entre os semelhantes, até mesmo no reino animal, com diferença que estes ainda não conquistaram a consciência dos seus atos. Diferentes dos seres humanos responsáveis pelo conteúdo e direção dos seus pensamentos.

        No caso dos bebês, eles contam com o carinho e amor da mãe, para não serem afetados pelo mau olhado, as defesas dos sentimentos maternos os protegem. Ou seja, o amor materno e o amor do lar cria uma barreira protetora contra as más energias que podem trazer o mau olhado para o bebê.

        Em relação as benzedeiras, são, geralmente, senhoras maduras com desprendimento, e sem sentimentos negativos para com o próximo. Elas aplicam um passe sem saber. São pessoas portadoras de um bom magnetismo que colocam a

serviço do bem, Deus utiliza o seu sentimento bom, o seu desejo de ajudar, e os bons espíritos ajudam, e os resultados podem serem eficazes, principalmente se não forem pagos. No livro, O Consolador, o Espírito Emmanuel respondendo à pergunta: “A chamada benzedura, nos meios populares, será uma modalidade de passe?”, afirma categórico: “As chamadas ‘benzeduras’, tão comuns no ambiente popular, sempre que empregadas na caridade, são expressões humildes do passe regenerador, vulgarizando nas instituições espiritistas de socorro e assistência.” (Psicografia de Chico Xavier, O Consolador, p.68)

        O mau olhado ainda existe por causa que estamos em um mundo ainda atrasado moralmente, sendo decorrente do meio. A psicosfera do planeta Terra é muito densa, escura, sendo um dos mais atrasados. O Espírito Ramatis, nos esclarece que: "Tanto quanto mais delicado é o ser, mais ele também é afetado pelas hostilidades próprias do meio onde vive."

         O melhor recurso para nos defender dessas energias negativas é fazer prece sempre. Em qualquer circunstancia fazer prece. É o “Orai e Vigiai” que Jesus nos aconselhou. E a pratica de ações na esfera do bem, exercer a caridade, o amor ao próximo; a renovação do psiquismo, por pensamentos saudáveis; a busca da vivencia e a pratica dos ensinamentos morais de Jesus; e pra quem frequenta instituições espíritas, o passe, a água fluidificada, junto da evangelização; são eficazes para o reequilíbrio de nosso campo psíquico/espiritual, pois cria em torno de nós um campo vibratório benéfico e protetor, estabelecendo barreiras que nos protegerão destas vibrações maléficas.



terça-feira, 15 de janeiro de 2019

PENSAMENTOS

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai.” 
Paulo (Filipenses, 4:8) 


     Todas as obras humanas constituem a resultante do pensamento das criaturas. O mal e o bem, o feio e o belo viveram, antes de tudo, na fonte mental quê os produziu, nos movimentos incessantes da vida.

     O Evangelho consubstancia o roteiro generoso para que a mente do homem se renove nos caminhos da espiritualidade superior, proclamando a necessidade de semelhante transformação, rumo aos planos mais altos. Não será tão somente com os primores intelectuais da Filosofia que o discípulo iniciará seus esforços em realização desse teor. Renovar pensamentos não é tão fácil como parece à primeira vista. Demanda muita capacidade de renúncia e profunda dominação de si mesmo, qualidades que o homem não consegue alcançar sem trabalho e sacrifício do coração.



     É por isso que muitos servidores modificam expressões verbais, julgando que refundiram pensamentos. Todavia, no instante de recapitular, pela repetição das circunstâncias, as experiências redentoras, encontram, de novo, análogas perturbações, porque os obstáculos e as sombras permanecem na mente, quais fantasmas ocultos.

     Pensar é criar. A realidade dessa criação pode não exteriorizar-se, de súbito, no campo dos efeitos transitórios, mas o objeto formado pelo poder mental vive no mundo íntimo, exigindo cuidados especiais para o esforço de continuidade ou extinção.

    O conselho de Paulo aos Filipenses apresenta sublime conteúdo.

    Os discípulos que puderem compreender-lhe a essência profunda, buscando ver o lado verdadeiro, honesto, justo, puro e amável de todas as coisas, cultivando-o, em cada dia, terão encontrado a divina equação.

Pelo Espírito Emmanuel.
Psicografia de Chico Xavier.


Fonte: Livro Pão Nosso. Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Chico Xavier.



terça-feira, 8 de janeiro de 2019

CAMPANHA JANEIRO BRANCO


                      Poucos sabem da existência da campanha Janeiro Branco, que é uma campanha totalmente dedicada à conscientização e prevenção da Saúde Mental, sendo uma campanha concebida por psicólogos e realizada por psicólogos e estudantes em parceria com todos os demais profissionais de saúde. Tendo sido criada por um grupo de psicólogos de Minas Gerais – Brasil, desde 2014.

                   Em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade tem crescido de forma exponencial em todo o mundo - segundo dados dos Ministérios da Saúde de todos os países e da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Campanha Janeiro Branco justifica-se como uma importante ação prestativa em relação a essas graves questões e, fundamentalmente, como uma necessária campanha voltada á promoção de mais saúde mental nas vidas das pessoas e à democratização, em meio à humanidade, dos conhecimentos relacionados a esse objetivo.



                Assim como há toda a mobilização com o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o Janeiro Branco necessita também de mobilização e destaque em prol da saúde mental, pois sabemos que a mente controla todo o corpo, todo o organismo, e por meio da mente podemos viver no céu ou no inferno, termos saúde ou desenvolver enfermidades. Daí a importância do Janeiro Branco de chamar a atenção das pessoas para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas dos indivíduos, para levar a necessidade da Saúde Mental e do combate ao adoecimento das pessoas.

                O Janeiro Branco coloca os termos da saúde mental e da saúde emocional em evidencia na sociedade, estimulando as pessoas refletirem sobre a importância de uma mente e de um emocional saudáveis, e conscientizar em buscar ajuda ou ajudar aqueles que necessitam, contribuindo assim para o combate ao adoecimento emocional das pessoas. Porque, quando detemos o conhecimento temos a possibilidade de mudar a nossa realidade e a realidade dos outros que precisam.
          
                O Janeiro Branco ajuda a mostrar ao mundo inteiro que cuidar da mente é cuidar da vida e que, aonde há saúde mental, há paz, autoconhecimento e muita harmonia nos relacionamentos entre as pessoas.

                O mês de janeiro foi escolhido para a campanha, porque o primeiro motivo é que em janeiro, as pessoas tem a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental. Além disso, muitas pessoas passam pela melancolia de fim de ano, e janeiro é um momento em que muitas pessoas estão fragilizadas por isso, sendo esse o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente.


                 Já a cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova historia da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.

                Infelizmente, a saúde mental é cercada de muito tabu.  A maioria das pessoas acha que ir ao psicólogo é “coisa de louco”. Isso é herança de uma cultura antiga e ultrapassada, de higienização, onde se tirava tudo aquilo que incomodava na sociedade e isolava em manicômios. Hoje a realidade é diferente, o tratamento da chamada “loucura” avançou muitíssimo e é humanizado. Há ações no sentido de inserção na sociedade e não mais o contrário, que era retirar da sociedade.

                 Os cuidados preventivos do corpo é propagado de forma aberta. Mas, porque a mente só recebe cuidados quando a coisa já está “no fundo do poço?” Parece mais do que justo que cuidemos da mente que controla todo o nosso corpo, pois se a cabeça vai mal, tudo vai mal.





terça-feira, 1 de janeiro de 2019

BEM VINDO 2019!



Que este novo ciclo de tempo que inicia-se no Planeta Terra, seja abençoado pelo Nosso Criador...

Que o ciclo de 2019 seja de bênçãos para a humanidade encarnada e desencarnada!

Que possamos ter saúde para trabalhar e desenvolver nossas atividades;

que possamos sorrir muito;

que possamos desenvolver mais o amor e a caridade;

que possamos descobrir e vivenciar cada vez mais os ensinamentos de Jesus;

que possamos respeitar e dar mais valor a natureza;

que possamos ir em busca de mais aprendizados e para compartilha-los com todos que quiserem;

que possamos ter mais compreensão e tolerância para com o próximo;

que as dificuldades que possam aparecer, que sirvam para o nosso desenvolvimento espiritual;

que as pessoas que praticam a violência permitam-se serem tocadas pelo amor de Jesus e deem mais respeito a vida;

que as famílias em desunião encontre a paz e o equilíbrio;

que os doentes e seus cuidadores tenham força e perseverança  provação a passar;

que possamos trabalhar cada vez mais para o bem, sermos fonte de amor, de luz, de caridade;

que possamos ter perseverança em nossos compromissos e trabalhos assumidos;

que possamos construir a paz interior para sermos pontos de luz no planeta Terra...

Que possamos seguir nossas inspirações, realizar nossos objetivos, ser fiel a nossa consciência; que possamos fazer brilhar nosso caminho em 2019, plantar cada vez mais o amor e o bem...

Que possamos praticar de acordo com nosso desenvolvimento e nível espiritual os ensinamentos de Mestre Jesus, cada vez mais!

        Desejo um saudável e feliz 2019! Agradeço por estarmos juntos, e que a humanidade possa ter um ano de paz e tranquilidade!

        Que 2019 seja iniciado e que permaneça sob a Luz do nosso Divino Mestre Jesus, com as bênçãos de Deus e a presença dos bons espíritos.

       BEM VINDO 2019 !!!!!!

Amor à todos!
Luz e boas vibrações!

Escrito pelo Jardim Espírita.