Translate

terça-feira, 27 de junho de 2017

CHICO XAVIER JÁ FOI INDICADO AO NOBEL DA PAZ

          Francisco Cândido Xavier, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 1981.

        Em 1980, foi realizado um movimento para propor a candidatura de Chico para a premiação. Por iniciativa do escritor, diretor de TV uberabense Augusto César Vannucci, que era amigo de Chico, e outros amigos se associaram e o movimento adquiriu extensão. Esse movimento de abaixo assinado, fez listas percorrerem o Brasil, acumulando cerca de 2 milhões de assinaturas pedindo a candidatura de Chico Xavier ao Nobel da Paz de 1981. E sua candidatura foi aceita.

        Chico afirmou que recebeu a notícia da indicação “Com muita surpresa, porquanto nunca pensei numa indicação dessa.” E contou que aceitou a indicação “Num caso de generosidade espontânea qual o de Augusto César Vannucci, e conquanto me reconheça sem qualquer merecimento para a concessão proposta, recusar-me à apresentação dele seria de minha parte uma descortesia das mais grossas, mesmo porque, em se tratando de Vannucci, que considero amigo particular, desde muito tempo, creio que ele terá tido o propósito de homenagear a Doutrina Espírita ligada ao Evangelho de Jesus, e não a mim.”

         Chico não ganhou o prêmio Nobel da Paz, que foi concedido naquele ano de 1981, ao Alto Comissariado das Nações para os Refugiados (ACNUR), Instituição da ONU, por seu papel no auxílio de refugiados de guerra. Chico Xavier recebeu a notícia da seguinte forma: “Nós estamos muito felizes em saber que um prêmio dessa ordem coube a uma Organização que já atendeu a mais de 18 milhões de refugiados em todo o mundo. A Organização detentora do prêmio é mais do que merecedora dessa homenagem do mundo, através do Prêmio Nobel da Paz. Nós todos deveríamos instituir recursos para uma organização como essa, onde mais de 18 milhões de criaturas encontraram apoio, amparo a bênçãos. Nós estamos muito contentes e, sem falsa modéstia, nós nos regozijamos com os resultados dessa comissão que foi tão feliz nessa escolha, porque, graças a Deus, estamos muito bem. Para fazer um pouco de alegria nos corações, vamos dizer que não tivemos, na Doutrina Espírita, o Prêmio da Paz, mas estamos com a PAZ DO PRÊMIO.”


2 comentários:

  1. Muito obrigada!
    Eu estava procurando um texto como esse para a Mostra Pedagógica da Escola Espírita m que trabalho.
    Já estava desistindo quando acessei esse site.
    Fiquei muito feliz.
    Muita Paz!
    Geni de Fátima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Geni de Fátima!

      Alegria em poder ser útil na sua pesquisa.

      Volte sempre ao Jardim Espírita, toda semana publicamos novas postagens.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!